Lições do Livro: A única Coisa

Para os amantes de uma boa leitura, o livro ‘A Única Coisa’ é de praxe para quem deseja aprender novas lições que farão toda a diferença tanto na sua vida profissional quanto pessoal. 

“Uma única coisa é o melhor caminho para você conseguir o que quer", essa é uma das frases que regem toda a ideia do livro e partem da tese central dos escritores dessa obra, Gary Keller e Jay Papasan.

Eles defendem que, para se obter sucesso, seja na sua empresa de câmara frigorífica, por exemplo, ou até mesmo no seu relacionamento, é preciso ir ao núcleo dessas coisas e aderir à simplicidade, se preocupando apenas com o que é prioridade.

Os autores utilizam a metáfora do dominó para explicar isso, quando uma única peça do jogo pode movimentar muitas outras, isso significa que para obtermos sucesso, nem sempre precisamos mudar diversas coisas em nossa vida, às vezes, precisamos de apenas uma mudança, mas que fará toda a diferença. 

Quando uma única coisa, a coisa correta, é posta em movimento, ela pode tombar muitas outras. Conseguir resultados extraordinários e obter sucesso se resume a criar um efeito dominó em todas as áreas da vida.

O sucesso é construído sequencialmente, ou seja, é preciso ter paciência para dar um passo de cada vez. Por isso, o mais importante na vida é descobrir qual a única coisa a que você vai se dedicar com mais intensidade.

Isso porque, ao abrir uma empresa de isolamento térmico industrial, por exemplo, é normal que você gaste grande parte do seu tempo e esforço nesse negócio, precisando abrir mão de outras coisas. 

Para os autores, toda grande história de sucesso extraordinário possui três fatores principais como motor e que também aparece em torno das grandes habilidades e paixões pessoais, que é a intenção, a prioridade e a produtividade. 

Por isso, neste texto você irá conhecer um pouco das grandes lições que compõem este livro e um breve resumo sobre o que abrange, com certeza será algo que mudará a sua perspectiva em relação a sua vida profissional e pessoal. 

Banner Remarketing 22

6 lições do livro ‘A Única Coisa’

Você já deve ter ouvido em algum momento que conhecimento é poder, não é mesmo, e isso não está errado, o conhecimento é o que fica independente do que aconteça, é o que te acompanhará para sempre. 

E sabemos bem que tanto para trabalhar com o conserto de ventiladores industriais quanto para cuidar da nossa vida pessoal, todo conhecimento é válido para obtermos sucesso em todas as áreas. 

E o livro traz diversas lições que nos ajudam a absorver novos conhecimentos e aplicá-los a nossa vida, independente de qual seja a área. Confira abaixo as principais lições do livro: 

  1. Defina suas prioridades

Ao falarmos sobre prioridades, a igualdade entre elas é grande uma mentira. O sucesso não se trata de um jogo vencido por quem realiza mais coisas em menos tempo. O sucesso acontece quando nos preocupamos com o que é mais importante.

Segundo os autores, embora as agendas e listas de tarefas da sua fábrica de equipamentos de proteção individual, por exemplo, sejam importantes, elas podem acabar nos tornando verdadeiros tiranos, pois não incorporam o propósito do sucesso. 

No lugar de uma enorme lista de tarefas, é proposto que tenhamos uma lista de sucesso, criada em volta de grandes resultados. Trata-se de uma lista mais curta que aponta para uma direção específica. 

O que você deve fazer é apenas identificar algumas das ações que conduzem ao sucesso e depois encontrar “o que há de vital dentro do que é vital”, ou seja, desmembrar suas tarefas e analisar quais são mais importantes. Dessa maneira, você reduz elas até chegar à única atividade principal. 

  1. Não tente ser multitarefas

Para os autores do livro, “os multi tarefeiros são medíocres em tudo”. Eles acabam cometendo mais erros, se estressam mais e ainda possuem uma noção distorcida quanto ao tempo necessário para cada tarefa que precisa fazer.

Não existe simultaneidade, é de extrema importância agir com o mínimo de distrações e fazer uma coisa de cada vez para se ter concentração e foco naquilo que faz nesse exato momento. 

Quando o dono de uma marca de insumos químicos para indústria cosmética, por exemplo, tenta cuidar de todas as áreas da sua empresa ao mesmo tempo, ele provavelmente irá se sentir mal e desenvolver problemas sérios por conta disso. 

Dentro deste cenário, não é bom romantizar a hiper produtividade, saiba seus limites e o momento de designar algumas demandas, pedir ajuda e tirar pausas para descansar a mente e o corpo.

  1. Tenha uma vida disciplinada

O senso comum diz que uma pessoa bem-sucedida é aquela que é disciplinada. Só que na verdade, é preciso disciplina apenas durante o tempo suficiente para escolher e estabelecer bons hábitos.

Além disso, também é preciso construir um hábito por vez, fazendo com que eles façam parte da sua rotina pouco a pouco. O sucesso é sequencial e com o tempo, os hábitos se tornam cada vez mais fáceis de se manter.

Por isso, não espere por motivação ou um sinal divino para começar a fazer o que você sabe que precisa fazer para o bem da sua empresa ou até mesmo pelo seu próprio bem, como:

  • Começar a treinar;
  • Ter uma boa alimentação;
  • Usar menos o celular;
  • Tomar mais água;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Organizar suas demandas;
  • Contratar novas pessoas;
  • Estruturar campanhas, entre outros.

A disciplina será um ponto crucial para a sua empresa, seja ela especialista em assistência técnica Bosch Rexroth ou uma rede de academia. 

Business Woman With Laptop In Hand Is Happy With Success Portrait Of Woman In Glasses And Striped Blouse Enthusiastically Screaming And Making Winning Gesture

  1. Não conte com a força de vontade

Querer construir o sucesso, seja na vida profissional ou pessoal, dependendo apenas da força de vontade ou motivação pode levar a grandes frustrações porque esses fatores nem sempre estão à disposição.

A força de vontade é como um músculo que possui recursos limitados, ele fica cansado e precisa de repouso sempre que é exposto a um esforço maior do que estava acostumado.

Existem níveis de força de vontade da mesma forma que níveis de fraqueza de vontade. Por isso, saber reservar a sua força de vontade e motivação é extremamente importante, isso para que você consiga dar prioridade ao que é mais importante quando a sua força de vontade estiver no máximo.

Como mencionamos no tópico da lição anterior, nem sempre a força de vontade estará ao seu dispor para que você realize todas as tarefas da sua empresa.

Seja ela uma rede de empresas de manutenção de grupo gerador ou até mesmo um pequeno comércio, quando a força de vontade aparecer, agarre-a com todo o entusiasmo. 

  1. A vida equilibrada é um mito 

Uma vida equilibrada como a que costumamos ver nas redes sociais é um grande mito e, acredite,  pouco prático e fora da realidade. O tempo que se gasta com apenas uma atividade é o tempo que se nega a outra coisa importante, o que torna esse equilíbrio impossível.

Na verdade, o que ajuda a construir uma vida de sucesso são o propósito e o sentido que você possui para ela, e não o equilíbrio. Afinal de contas, o que adianta equilibrar seu tempo se você nem sabe aonde deseja chegar o motivo pelo qual se esforça tanto?

É preciso escolher quais as prioridades da sua vida e focar nelas, isso porque sempre haverá coisas a mais por fazer, esse é o preço a se pagar para ter sucesso, mas focar em tudo e tentar fazer mil e uma coisas não vai te ajudar.

Para conquistar um resultado extraordinário é necessário escolher o que mais importa para você neste momento da sua vida e se dedicar por completo e pelo tempo necessário para o que mais importa, ficando fora de equilíbrio por algum tempo.

  1. Não tenha medo do grande

Quando se teme o grande sucesso que se pode alcançar, você acaba evitando-o ou se auto sabotando, pensando que não merece ele. Quando tememos o grande, consciente ou inconscientemente, também trabalhamos contra ele.

Minimizar a nossa trajetória, independente de qual seja, traz uma sensação de segurança. Ficar onde estamos traz sensação de prudência, é confortável e previsível. Mas ninguém conhece os próprios limites.

Pensar ou sonhar grande, seja para a sua vida pessoal ou para a sua empresa de usinagem de precisão, tem a ver com quem você pode se tornar com o passar do tempo e não apenas com quem você é agora.

As únicas ações que se tornam uma espécie de trampolins para o sucesso são aquelas suscitadas pelo ato de pensar grande desde o início. As outras paralisam você e te prendem ao estágio confortável, sem tentar algo novo.

Por isso é preciso fazer perguntas importantes a si mesmo e ter grandes objetivos. Quem persegue uma vida grandiosa, também persegue a melhor vida que poderá viver, realizando os seus sonhos mais potenciais.

Banner Remarketing 08

Considerações finais

Essas foram apenas algumas das lições do livro ‘A única coisa’, que traz insights que mudam por completo a perspectiva que temos sobre sucesso, tanto profissional quanto pessoal. 

Com o livro em mão, você com certeza conseguirá absorver ainda mais conhecimento e aplicar os conceitos que os autores trazem para a sua vida, se esforçando para fazer o que precisa ser feito e, pouco a pouco, construindo uma história de grande sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.