Mandamentos dos criativos

A criatividade é o ato de transformar ideias novas e inovadoras em realidade. Linguagem, arte, teorias científicas e avanços na tecnologia são resultados do pensamento dos criativos, ou seja, de pessoas com criatividade.  

Pessoas criativas estão sempre fazendo perguntas e encontrando novas maneiras de ver as coisas. É mais provável que experimentem ideias diferentes no local de trabalho, o que pode levar a novos processos que beneficiam a todos.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os 10 mandamentos da criatividade para os profissionais e quais os benefícios dela para a carreira.

Banner Remarketing 01

1. A realidade é maleável

Houve um tempo em que você não sabia andar, mas caindo e se levantando repetidamente, você aprendeu a andar. Naquele momento, você teve uma nova realidade. Com isso, surgiram novas possibilidades.

Quando você decora sua casa ou projeta deliberadamente seu ambiente, está moldando a realidade. Você sempre tem o poder de moldar alguma parte da sua realidade. Com a realização de cursos online SP, por exemplo, você modifica sua realidade.

Cada vez que você aprende algo que não sabia antes ou desenvolve um novo hábito, você distorce a realidade. Você molda o mundo ao seu redor de acordo com sua preferência.

Quando você aceita a preferência de outra pessoa pela sua realidade, acaba fazendo a vida por padrão, em vez de algo inusitado.

2. Seus recursos são limitados, mas sua imaginação e criatividade não são

Quando seus recursos são limitados, você é forçado a usar sua imaginação. Você aprende algo muito mais valioso do que ter recursos. Você se torna engenhoso. Sempre há um limite máximo para seus recursos. Mas, não há limites para a criatividade.

Vivemos em um dos melhores momentos da história para os criativos. Temos acesso  gratuito em algumas ferramentas, recursos e canais de distribuição. Você pode fazer um curso aeromoça escola de modo híbrido, sendo um pouco de casa e o restante na escola.

Por meio de livros, podcasts e aulas gratuitas em universidades, você pode dar a si mesmo uma educação que modifica o que você aprendeu na escola. Você pode descobrir o que deveria ter aprendido na escola, mas nunca o fez.

Para completar, as ferramentas estão ficando mais fáceis de usar. A internet nos dá acesso a uma fonte de conhecimento que amplifica a criatividade.​

3. Suas circunstâncias temporárias não precisam se tornar sua realidade permanente

Talvez suas circunstâncias atuais sejam menos do que ideais. Estar sem dinheiro é uma circunstância temporária. Tornar-se pobre é uma identidade permanente. Isso pode afetar a sua empresa de divisórias navais, por exemplo.

Mas a escolha entre os dois é com você. Essa escolha determinará quando você será informado ou definido por suas circunstâncias. Isso determinará se será um herói ou uma vítima.

Todo mundo tem problemas. Mesmo que tenhamos todo o dinheiro do mundo, sua vida não estará livre de problemas. Seus problemas não vão mudar de uma hora para a outra, o que muda é a sua capacidade de lidar com eles.

4. O status quo deve ser desafiado

Ninguém nunca mudou nada fazendo algo porque é assim que sempre foi feito. Quando questionamos e desafiamos a autoridade, a inovação e a criatividade florescem. Consenso e comitê são onde as ideias notáveis ​​morrem.

Mas ao desafiar o status quo, você encontrará resistência. As pessoas vão questionar sua sanidade e descartá-lo como um desajustado. Então, seja firme em suas convicções, afinal, elas poderão mudar o mundo.

5. A adversidade leva ao crescimento

Ninguém passa por esta vida sem levar alguns golpes. É o preço que você paga por ser um espectador em vez de um participante de sua vida. Presentes do universo geralmente vêm disfarçados de socos no rosto.

Aprendemos muito mais com nossos fracassos do que com o sucesso. O sucesso pode nos induzir a esquecer o papel que o esforço desempenhou em nossas realizações. Por exemplo, uma fabrica de porta de aço automatica de sucesso não se constrói sozinha.

6. Só é melhor que o melhor

A epidemia de mimetismo está viva e funcionando. O mundo está cheio de pessoas que querem se tornar a próxima Oprah, Beyoncé ou Steve Jobs. Mas o que as pessoas não veem é que o mimetismo é uma receita para a obscuridade. 

Ele transforma a sua arte em uma mercadoria e seu trabalho em uma obrigação de sugar almas em vez de um privilégio de alimentador de almas. Se a sua empresa de tratamento de efluentes não inovar no marketing ou nos serviços, ela irá ser esquecida.

A única coisa que você aprende seguindo o rebanho é que a visão nunca muda. Você nunca aprende como expressar sua verdade ou beleza e nunca descobre o poder disso, o que dificulta saber do que é capaz.

Quando ninguém faz o que você faz da maneira que você faz, sua competição se torna irrelevante. Você não é o melhor, você é o único. É assim que você se torna inconfundível.

7. O que você cria para um público único tem muito mais probabilidade de atingir um público de milhões

Cada expressão de sua criatividade deve ser uma expressão de seus valores. Certifique-se de ter orgulho de colocar sua assinatura em tudo o que criar. Quando você dilui seu trabalho para atender a um crítico ou atingir o maior público possível, você suga a ressonância dele.

Você pode gastar sua energia tentando apaziguar seus críticos. Ou você pode gastá-lo criando mais arte para seu pequeno exército de fanáticos. O caminho da menor resistência é ser um crítico anônimo. 

Supondo que você tenha uma empresa de gestão de condomínios que recebe algumas críticas de quem contrata, mas tem mais comentários positivos que negativos, não deve se abalar e valorizar quem te valoriza, por exemplo. 

Businesswoman Leader In Modern Office With Businesspeople Workin

Benefícios da criatividade no ambiente de trabalho

Seguir os mandamentos dos criativos pode te ajudar a adquirir uma série de benefícios como:

  • Alívio do estresse;
  • Aumento da inovação e produtividade;
  • Maior facilidade na resolução de problemas;
  • Melhor trabalho em equipe;
  • Ajuda a encontrar o sucesso no fracasso.

Confira abaixo maiores detalhes sobre esses múltiplos benefícios.

Criatividade alivia o estresse

Cada vez mais pessoas estão tentando incorporar a criatividade em suas vidas por causa de seu efeito calmante. Essa descoberta introduziu novas formas de aconselhamento, como a Art ou a Dança Terapia, que se mostraram muito eficazes. 

Quando a carga de trabalho fica pesada no escritório, pode ser difícil reservar um tempo para uma tomada criativa relaxante, mas ter um estoque de livros, jogos de tabuleiro ou artesanato onde os funcionários almoçam vai ajudá-los a se desligar do estresse.

A criatividade apoia a inovação e melhora a produtividade 

A indústria e as empresas reconhecem o valor da inovação, que é facilitada ao permitir que as pessoas joguem e improvisem. Trabalhar com diferentes membros da equipe e realizar atividades muito diferentes ajuda a fomentar a criatividade, que é a mãe da inovação. 

A rotina pode realmente prejudicar a produtividade; misturar os hábitos diários ao trazer a criatividade para o escritório pode realmente despertar 'entusiasmo' no cérebro. 

Assim que o cérebro é feito para funcionar de maneira diferente, mais padrões de pensamento são introduzidos, melhorando assim a produtividade. Você pode ter novas ideias de divulgação para o seu curso tecnico de piloto privado, por exemplo.

A criatividade incentiva a resolução de problemas

O lado esquerdo do cérebro controla tudo relacionado à lógica, enquanto o lado direito controla a criatividade. Se um indivíduo nunca é exposto à criatividade, isso significa que metade do cérebro não está sendo utilizado de maneira adequada. 

Isso, por sua vez, sugere que eles estão perdendo os processos de pensamento criativo, como a intuição, que é muito benéfica para a resolução de problemas. Funciona como uma empresa de instalação de antena coletiva estimulando todos a pensarem.

Melhor trabalho em equipe e vínculo

Muitos escritórios oferecem aos seus funcionários uma atividade criativa de construção de equipes porque essa parece ser a maneira mais benéfica de ajudar os membros de suas equipes a trabalharem juntos. 

A maioria das formas de criatividade não é competitiva, o que diminui a ideia de rivalidade no local de trabalho e incentiva a equipe a trabalhar em conjunto.

A criatividade ajuda a encontrar o sucesso no fracasso

Todos nós sabemos que nos negócios nem tudo sai conforme o planejado. Mas não devemos considerar isso apenas um fracasso, quando esses são os momentos em que realmente começamos a aprender o que funciona em nossa empresa. 

Siga esses mandamentos e amplie suas perspectivas a respeito de suas ações diárias. Cada vez que você praticar algum dos mandamentos, verá sua mente expandir e ter maiores ideias.

Banner Remarketing 17

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.