Messenger marketing e e-mail marketing: Como eles funcionam juntos??
Messenger marketing e email marketing formam uma dupla perfeita para qualquer tipo de empreendimento. Mesmo assim, ainda são poucos os gestores que fazem o uso simultâneo dessas ferramentas. O email marketing, sozinho, continua a ser o favorito deles para impulsionar os negócios. Os motivos são claros. É uma tática já explorada e testada com enorme sucesso.
Vários estudos e pesquisas apontam o email marketing como uma das formas mais efetivas para se apresentar ofertas de produtos ou serviços.
É importante destacar que a comunicação digital evoluiu bastante. O público, além do email, utiliza inúmeros aplicativos de mensagens para trocar informações. Por isso, hoje, se faz tão necessário investir em sistemas de CRM e aplicativos como Instagram e WhatsApp Business.
Essa demanda vem sobretudo dos mais jovens. Eles preferem conversar com um chatbot, a tecnologia que permite uma inteligência artificial executar um diálogo, do que ligar para um call center. Afinal, quem já ligou para essas centrais sabe quanto o atendimento pode ser demorado.
Outra barreira para o email marketing é a sua característica intrusa. Mesmo quando autorizado, muitos usuários perdem a paciência com tantas mensagens na caixa de entrada. Para quem a companhia envia o e-mail, é apenas mais uma comunicação. Para quem recebe, talvez seja a primeira entre dezenas ao longo do dia.
Às vezes, os leads até mostram interesse na solução da empresa. Eles apenas gostariam de resolver aquilo em outra hora. Nessas ocasiões, o messenger marketing se mostra mais conveniente e de acordo com as expectativas dos consumidores.
Ainda sobre esse tema, é imprudente anunciar qual estratégia é melhor que a outra. Imprescindível, mesmo, é criar conversas atraentes. Somente assim será possível construir uma boa reputação, e, claro, gerar mais vendas.
O que é messenger marketing?
Em uma estratégia de messenger marketing, os clientes são atraídos por meios de serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, entre outros aplicativos.
A premissa é bem simples. Ao elaborar um espaço para uma conversa, quando e onde o lead estiver mais à vontade, as empresas ganham novas oportunidades para ofertar produtos e serviços sob medida para o público-alvo.
Essa interação pode envolver diversos recursos, como a apresentação de um bom conteúdo, assistência ao consumidor e até mesmo uma ajuda para o cliente seguir em sua jornada de compra.
O messenger marketing tanto pode ser executado por pessoas como por bots. Em alguns casos, humanos e máquinas trabalham em parceria. Para agilizar um pedido, por exemplo, uma pizzaria pode programar mensagens automáticas de boas-vindas, e ainda mostrar as opções de sabores. Assim que o cliente responder, um profissional pode seguir com o atendimento.
O benefício vai para ambas as partes. O consumidor se livra da sensação de espera, e o estabelecimento pode atender um número maior de pessoas.
O que é e-mail marketing?
É um engano pensar que o e-mail marketing é apenas um texto para atrair pessoas e, em seguida, vender para elas algum produto ou serviço. O e-mail marketing diz muito mais sobre o relacionamento que uma companhia quer ter com o cliente do que apenas oferecer uma solução.
Para essa estratégia, a segmentação é um fator decisivo. Se fosse fácil, era só disparar e-mails para contatos aleatórios e ver o faturamento crescer. Os especialistas no tema sabem que isso, além de ineficaz, é um erro.
O e-mail marketing também permite uma empresa personalizar sua mensagem. Escrever “Bom Dia, Cláudia” é muito mais eficaz do que apenas falar “Bom Dia”, como se o conteúdo fosse idêntico para todas as pessoas.
Outra vantagem conhecida do e-mail marketing é a automatização de disparos. No cenário atual, existem inúmeras soluções que, além de executarem essa ação, permitem o envio para a parte do público que se mostrou mais interessada sobre determinado tópico.
Com isso, se uma parcela dos clientes de um e-commerce se interessou sobre camisas de futebol, é possível enviar um e-mail marketing com esse tipo de produto, por exemplo.
Após tantos anos, é possível afirmar com segurança: o e-mail marketing funciona. Quando planejado de forma correta, oferece índices de retorno acima de outras ações, como o investimento em SEO.
Como o messenger marketing e o e-mail marketing funcionam juntos?
Messenger marketing e email marketing são formas distintas de se comunicar para uma audiência. Quando as empresas criam seus planejamentos estratégicos a partir delas, os resultados são positivos na maioria das oportunidades.
1 – Messenger Marketing e email marketing pedem conteúdos diferentes.
Unir o messenger marketing e email marketing na mesma estratégia é possível. O ponto crítico é a preparação do conteúdo. Mesmo que o público-alvo seja idêntico, o aconselhável é produzir mensagens distintas.
Como o e-mail marketing aceita textos mais longos e uma linguagem formal, as empresas podem usá-los para noticiar uma campanha exclusiva apenas com descontos, por exemplo. Já por meio do messenger marketing, em que um vocabulário informal e mais simples é permitido, essas mesmas companhias podem lembrar a esses clientes que faltam poucos dias para a promoção terminar.
Diferente do passado, o consumidor do século XXI tem acesso a múltiplos canais. Por isso, é tão importante planejar cada fase da comunicação.
2 – O e-mail marketing fala. O messenger marketing conversa.
Ao enviar um e-mail marketing para o cliente, uma companhia é única parte ativa da conversa. O conteúdo da mensagem pode ser uma notícia, o lançamento de um novo produto ou um aviso de confirmação de compra, por exemplo.
No messenger marketing, ocorre o inverso. Tanto a empresa como os consumidores estão em um diálogo aberto, em que ambas as partes fazem perguntas, expõem suas opiniões e tentam, em parceria, encontrar a melhor solução para certo problema.
Por isso, é imprescindível depositar as melhores estratégias em cada um desses estágios. Utilizar técnicas de copywriting, com títulos persuasivos, podem funcionar muito bem em um email marketing. Quanto ao messenger marketing, seja ele feito por uma pessoa, seja ele feito por um bot, o necessário mesmo é ter uma conversa leve, e de acordo com o tom e voz da marca.
3 – O messenger marketing é fundamental para promover newsletters.
A quantidade de informativos enviados pelas empresas, direito para o email dos clientes, ultrapassa a casa dos bilhões. Por dia. É um volume tão absurdo que, como esperado, boa parte desse material acaba na caixa de spam ou é apagado pelos usuários sem o menor constrangimento.
Para contornar essa situação, o messenger marketing se faz uma ótima saída. Por meio dos aplicativos de mensagens, uma companhia pode provocar a curiosidade dos consumidores, e solicitar que eles confiram a newsletter para conhecerem novidades exclusivas.
Ao executarem essa tática, aumentam as chances de uma empresa receber mais acessos em seu conteúdo enviado por e-mail marketing.
MESSENGER MARKETING E EMAIL MARKETING. UMA COMBINAÇÃO DE SUCESSO.
É impossível declarar qual das duas estratégias de marketing é a mais indicada para cada tipo de negócio. Por vezes, em algumas semanas o messenger marketing pode se sair melhor. Em outras, o email marketing vai se mostrar mais eficiente. Diversos fatores podem influenciar esses resultados. Índices econômicos, dias da semana, estações do ano, e muito mais. As variáveis são complexas. Desta forma, tirar proveito dessas duas ferramentas é elementar para êxito de qualquer empresa que tenha presença digital.
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