Metodologia Scrum: por que adotar em sua estratégia de marketing?
Se você, gestor de uma empresa, está com dificuldades para monitorar seu projeto de forma rápida, otimizada, prática e eficiente, chegou a hora de conhecer a metodologia scrum.
Às vezes, o gerenciamento de prazos, qualidade e metas pode ser uma tarefa um pouco difícil mesmo. Principalmente se os objetos desse monitoramento forem muitos.
Se você se interessou sobre o assunto, continue a leitura para saber mais sobre essa metodologia, quais são seus componentes, seus benefícios e dicas para usá-la em seu negócio.
Entenda o que é metodologia scrum
A metodologia scrum é uma estratégia utilizada por gestores para controlar o crescimento das fases de trabalho. Ela auxilia esses líderes no monitoramento dos prazos e na qualidade de entrega dos serviços ou produtos.
Pode ser usada por gestores de empresas de consultoria ambiental, empresas de alimentos, roupas, confecções, finanças, enfim, por todas as empresas que têm um produto/serviço a ser entregue com qualidade e dentro do prazo. Em prática, essa metodologia ocorre em meio a etapas de atividades programadas. Cada pessoa deve ter um papel. Então, para entender, é necessário primeiro conhecer quais são os componentes ou papéis do scrum.
Product owner
Mais conhecido como dono do produto, na tradução livre, esse componente é o maior interessado no desenvolvimento do produto.
Supondo que essa pessoa seja dona de uma empresa de limpeza piso. Ele é, então, o responsável por definir quais são as funcionalidades esperadas para o serviço de limpeza, a ordem de prioridade para execução e quais são as expectativas.
Além de, é claro, garantir que toda a equipe tenha conhecimento sobre o que precisa ser feito.
Scrum master
Esse é o facilitador da equipe. Em caso de dificuldades ou problemas, ele é quem deve buscar por uma solução real e ideal.
Pode ser entendido como um líder, mas não confundido com o gestor do projeto, pois não exerce esse tipo de autoridade. Sua responsabilidade é coordenar as atividades e apoiar a equipe.
Se você tem um escritório de assessoria contábil, por exemplo, esse profissional vai dar suporte à equipe para executar as atividades propostas para cuidar do quadro de empregados de um cliente, por exemplo.
Time scrum
É o time inteiro. Trata-se de todos os desenvolvedores e responsáveis pelas fases do processo.
Para cumprirem com essas atividades e chegarem ao objetivo, costumam reunir habilidades específicas. Atuam em colaboração, mas também em atividades individuais e com metas.
Vantagens do scrum para sua empresa
Se essa ferramenta serve para ajudar no monitoramento dos prazos e qualidade da entrega, claramente ela aumenta a produtividade e as chances de sucesso de toda a equipe.
Transparência
Para que os resultados das aplicações da metodologia apareçam, é necessário que toda a equipe envolvida no projeto conheça as etapas que envolvem seu desenvolvimento.
Por exemplo, uma empresa de serviços de alimentação, cria um projeto para três escolas.
Sendo assim, todos os profissionais da área financeira e de RH, por exemplo, responsáveis por cuidarem do relacionamento com a escola e do fornecimento dos alimentos, devem saber de todos os acontecimentos que podem afetar o sucesso do projeto.
Ou seja, se uma escola receber menos refeições, todas as equipes devem estar cientes. Isso porque, provavelmente, esse problema pode afetar tarefas individuais de cada área.
Adaptação
O scrum é uma ferramenta flexível, ou seja, não torna obrigatória a tomada de uma única linha de ações.
Essas ações podem ser adaptadas de acordo com o que o problema apresentar. E isso traz mais leveza à aplicação e gera mais agilidade nas resoluções.
Por exemplo, a empresa de uniformes na qual você trabalha, tinha um projeto inicial de atender 15 escolas por mês, fornecendo 30 mil peças por mês.
Para isso, foram estabelecidos processos para se atingir esse objetivo, através do método de scrum. Mas no meio do caminho, houve um problema, talvez alguma máquina de produção quebrou.
A partir daí, as atividades do processo terão que ser mudadas, ou melhor, adaptadas a essa questão. Até porque o objetivo também é encontrar soluções para os eventuais problemas.
Feedbacks contínuos
O feedback é responsável por apontar quais atividades estão indo bem e quais precisam melhorar.
Ele está mais ligado à transparência de informações do que à motivação da equipe. Ou seja, o feedback mostra o impacto da ação de cada um dentro do projeto, o que também não deixa de ser motivador, mas está mais relacionado à transparência.
Empresas de folha de pagamento podem ser úteis para fornecer esses feedbacks sobre sua empresa no geral, no que diz respeito à logística, gerenciamento de estoque e fornecimento de relatórios financeiros, por exemplo.
Melhora contínua
As correções e os aprendizados recorrentes, advindos da aplicação da metodologia, faz com que os processos e profissionais envolvidos nos projetos estejam em constante evolução e aprimoramento de seus conhecimentos.
Assim, o próprio método passará a ser valorizado por toda a equipe, porque não apenas melhora os resultados, como a performance dos trabalhadores.
Eficiência
A metodologia utiliza de algumas diretrizes que buscam moldar o projeto com satisfação. Assim, apesar de serem flexíveis, um tempo limite para a execução de reuniões é sempre estabelecido.
Ou seja, a padronização de alguns hábitos é importante. Se o tempo de uma reunião é estabelecido, a equipe será motivada a ser mais objetiva, por exemplo.
Alta velocidade
A aplicação do scrum faz a roda das atividades girar de forma competente e ágil. As primeiras experiências trarão um processo de atenção e adaptação à equipe, que gerará mais resultados, gradualmente.
Então, com o passar do tempo e com o aprendizado contínuo, a tendência é a de que esse desenvolvimento ganhe alta velocidade, assegurando mais agilidade e eficiência à equipe, quanto à entrega de soluções.
Dicas para a implantação da metodologia scrum
A metodologia é possível de ser aplicada em todos os tipos de empresa, como dito antes, mas vale levar em consideração algumas dicas.
Primeiro, é importante compreender quais são os pilares da metodologia: transparência, inspeção e adaptação. Depois, aplicá-los na rotina do projeto.
A transparência fala sobre a clareza das informações do processo. A inspeção determina o acompanhamento do progresso, a fim de identificar o que pode ser saído dos eixos. Por fim, a adaptação garantirá bons resultados.
Depois disso, é de extrema importância:
- Saber quais são os eventos da metodologia;
- Planejar o sprint;
- Fazer reuniões diárias;
- Efetuar a revisão e retrospectiva do sprint.
Os eventos são justamente: o planejamento de sprints, reuniões diárias, revisão do sprint e retrospectiva.
Os sprints são intervalos estipulados pela empresa para seus esforços e projetos, que organizam temporalmente as demandas, diminuindo a necessidade de reuniões ou tornando-as mais objetivas.
Planeje o sprint
Eles são efetuados em sequência ininterrupta. Pode ser uma vez ao mês, por exemplo. Desta forma, esse planejamento determinará o que deverá ser entregue ao final de cada ciclo e de qual maneira.
Tudo isso deve ser decidido dentro de 8 horas e o scrum master é o responsável por garantir isso.
Faça reuniões diárias
As reuniões devem ter 15 minutos de duração, no máximo. Dela sairão as ações de cada profissional nas próximas 24 horas.
É aconselhável que essas reuniões ocorram todos os dias no mesmo local e horário. E que levante alguns questionamentos.
Como quais foram as contribuições do dia anterior que ajudaram no andamento do processo, quais ações programadas para o sprint atual e se existe algum obstáculo que precisa ser tratado.
Efetue a revisão e retrospectiva do sprint
Aqui, na revisão, a ideia é avaliar os ganhos e a evolução do projeto e realizar o feedback dos envolvidos. Essa atividade deve durar 4 horas, no máximo.
Já na retrospectiva, é feita a avaliação completa de todo sprint e deve durar 3 horas, no máximo.
Cuidados que devem ser tomados ao aplicar o scrum
A fim de evitar a falta de adaptação ao processo e resultados não satisfatórios junto a ele, é importante tomar alguns cuidados ao aplicar o método em sua empresa. Os principais são:
Não confunda agilidade com pressa
De nada adianta a empresa bater recorde de entregas, mas elas terem sido, em grande maioria, enviadas ao destinatário errado, por exemplo. Ou seja, não ignore processos ou padrões.
Além disso, entenda que é normal que a equipe precise de um tempo para absorver e compreender a nova forma de trabalhar.
Sem contar que, fazer de qualquer jeito não combina com a metodologia scrum, pois ela determina padrões bem estipulados.
Não documentar
A flexibilidade do método scrum, quanto às mudanças dos processos, pode gerar dúvida sobre a necessidade da documentação das etapas e detalhes.
Mas acontece que a documentação dessas atividades é essencial para guiar os processos do projeto. Ele vai servir como uma espécie de roteiro.
Contextualizando, se você tem uma fábrica de camisetas lisas para sublimação não se esqueça de anotar e deixar visível a todos quais são as atividades processuais para atingir o objetivo do projeto.
Que pode ser, por exemplo, entregar 15.000 camisetas lisas por semana, para as escolas parceiras. Isso de forma ágil, satisfatória e eficaz.
Conclusões finais
Diante do exposto neste artigo, foi possível obter noção sobre a importância da aplicação do método de scrum em todos os tipos de empresa.
Até mesmo um escritório contábil São Paulo necessita dele para obter melhor gerenciamento das demandas da empresa.
Agora que você já sabe disso, não perca tempo e procure começar as aplicações em seu negócio.
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