Não existe nicho saturado no Instagram

Muitos empreendedores costumam questionar se trabalham dentro de um nicho saturado no Instagram. Muitas vezes essa questão acaba sendo afirmativa, o que leva empresas a deixarem de produzir conteúdos e, consequentemente, conseguirem obter mais vendas.

De todo o modo, é importante pontuarmos que sim, existem assuntos e pontos de investimento que estão sendo cada vez mais vistos nas redes, aumentando a concorrência.

É o caso de empresas de contabilidade, que, em um leve olhada nas principais mídias, podemos dizer que estão sempre em contato com seu público, produzindo conteúdos e de fato vendendo como podem, tentando de tudo para atingir seu público-alvo nesses canais.

Ainda assim, se você trabalha com esse tipo de segmento, é possível encontrar destaque em meio à multidão, atentando-se para formas de se evidenciar da maneira correta.

Se você também acredita que no mercado sempre há espaço para mais um, fazendo um bom trabalho e alcançando de fato seus clientes, vamos entender no artigo abaixo como lidar com nichos movimentados, principalmente quando falamos sobre o uso do Instagram.

 

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O que é um nicho de mercado?

Para começarmos, é importante saber mais sobre o significado de nicho de mercado, promovendo um entendimento sobre como você pode trabalhar como advogado especialista em direito do consumidor e ainda assim encontrar um bom público.

O nicho nada mais é do que uma segmentação dentro de um mercado, onde se trabalham especificações que agradam um público menor do que aquele que você também pode impactar.

Por exemplo, se você trabalha com uma marca de roupas, o seu público-alvo é definido como pessoas que querem comprar aquelas peças, porque podem ter gostado da forma como elas são produzidas ou dos modelos criados, agregando então diferentes estilos.

No entanto, se você trabalha com roupas específicas de um trabalho com empresas de consultoria ambiental, certamente o seu público-alvo será mais delimitado do que outro.

Isso acontece porque você está apontando para algo cada vez mais específico, onde nem todas as pessoas que fazem parte de um grupo que gosta de comprar roupas poderão de fato estar comprando com você, deixando isso para quem gosta desse tipo de segmento.

Então, podemos entender melhor o que é um nicho, sabendo que nem sempre estamos trabalhando com um, o que pode ser algo a ser repensado pela sua empresa.

Isso porque, apesar do nicho não trazer uma alta quantidade de clientes, visto que estamos falando de algo mais fechado, é possível que clientes de negócios nichados sejam altamente mais fiéis, e tenham mais chances de terem um relacionamento prolongado.

Nesse caso, estamos falando que dentro desse viés a qualidade vale mais do que quantidade, e quando se trata de um mercado cheio, essa pode ser uma boa escolha.

 

Nicho saturado no Instagram: como lidar com esse “problema”

O nicho saturado é o que entendemos de um segmento onde muitas pessoas trabalham com suas empresas. Ou seja, ainda que seja uma especificação diante de um contexto que pode ser maior, já existe uma ampla concorrência, que pode reforçar uma preocupação.

Isso porque, geralmente, quando caminhamos em, por exemplo, uma empresa de estrutura metálica para um nicho, esperamos de fato ter um grupo de clientes esperando por nosso trabalho.

Mas nem sempre esse é o caso, e muitas vezes você e sua empresa podem se ver trabalhando em um espaço com muitos outros concorrentes, e se o trabalho para driblar essa situação não for bem feito, é bem provável que provoque medo e desespero.

Agora, quando falamos em um nicho saturado no Instagram, é uma situação onde ocorre uma força de venda do mesmo direcionamento em uma divulgação dentro dessa rede.

Por exemplo, você provavelmente já deve ter visto empresas de limpeza e conservação colocando seus conteúdos na internet, evidenciando uma troca com seus seguidores e impondo uma educação e um desejo para que esses produtos sejam comprados.

Hoje em dia o Instagram é uma das principais formas de dar vitrine ao seu trabalho, ainda mais quando o conteúdo é feito dentro de nichos de públicos vindos de segmentos.

Isso porque a própria ferramenta é extremamente eficaz em fazer uma segmentação natural, desde o momento que uma pessoa entra na rede, até quando ela mostra seus gostos e desejos, por meio de páginas que segue ou pelas lojas na qual é cliente.

Um bom exemplo é quando vemos uma pessoa que é cliente de, por exemplo, uma administradora predial voltada para prédios antigos, ou seja, é um consumidor ideal de empresas de conserto de fontes.

Vemos então na prática como o Instagram pode ser interessante para marcas que trabalham com nichos, e porque existe uma sensação de que as empresas podem ter uma alta desvantagem em relação à sua concorrência, podendo então não conseguir trabalhar.

Quanto a isso, é importante colocar que não existe um grande problema, pelo contrário, o Instagram é sempre essencial para sua marca, não importa a concorrência que você tem.

Isso pode ser melhor visto quando falamos sobre um desafio que sua empresa de portaria tem ao saber como comunicar e trabalhar bem seus conteúdos, pensando em seus clientes e principalmente na maneira como essa rede social pode aumentar as suas vendas.

Concorrência sempre vai existir, de fato, em qualquer ramo. Assim, podemos ver que a grande sacada é saber como fazer sua comunicação, e entender suas estratégias.

Afinal, não é por ter muitos concorrentes que você vai deixar de jogar, não é? O ideal então é se ater no que é melhor para você, sabendo encontrar suas particularidades e de fato o item que vai te diferenciar em uma multidão, ainda que sejam conteúdos similares.

Seguindo isso, você vai ver que nicho saturado não é nem um pouco um obstáculo, e muitas vezes, em diferentes contextos, essa afirmação pode nem ao menos existir.

 

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Dicas para se destacar dentro do seu nicho no Instagram

Ao entender claramente que o seu nicho de trabalho não está sendo prejudicado com a ampla concorrência no Instagram, fica muito mais fácil desenvolver armas para te ajudar a se mostrar ainda mais, e fazer com que nenhum concorrente se torne uma ameaça.

Entenda mais sobre formas de se destacar no Instagram, com as dicas abaixo:

 

1. Entenda o poder da sua marca

Não importa quantos concorrentes você tenha dentro da sua área de atuação. O que vai de fato marcar é aquilo que sua empresa representa, o que ela traz de diferente ao mercado onde está atuando e principalmente, qual o poder que ela tem em relação ao cliente.

Por exemplo, se você tem uma empresa de motoboy e trabalha com foco em entregas para docerias, sempre com uma forma personalizada de condução, essa pode ser uma vantagem.

 

2. Foque na inovação e no diferente

Se existe uma questão quanto ao que você trabalha, em questão da sua concorrência, por que não encontrar algo que te tire do meio de todos? Para isso, nada melhor que inovação.

Procure oportunidades para inovar na sua empresa, desde uma entrega de produtos diferenciada, até mesmo um atendimento que só o seu negócio faça, podendo passar ainda pela forma de produção ou os propósitos da sua empresa com o meio ambiente.

 

3. Opte pela procura de sub nichos

Se você acha extremamente difícil trabalhar com o seu nicho no mercado ou nas divulgações no Instagram, uma boa ideia é procurar sub nichos, especificações ainda maiores sobre as questões que você trabalha.

Elas podem ser uma forma de aprofundar seu trabalho, mas também de atender pessoas com desejos cada vez mais específicos, que nem sempre são cobertas pelo mercado.

 

4. Mantenha-se sempre atualizado

Estar atualizado é a base para qualquer forma de evidência no mercado. Procure sempre:

 

  • Ler revistas;
  • Navegar pela internet;
  • Estudar as empresas;
  • Pegar referências fora do país;
  • Procurar consultorias especializadas em planejamento de marketing digital, como o Cr Andrade.

 

Tudo isso vai servir para que você alcance o entendimento sobre algo que ainda não foi desbravado ou tentado, e coloque de fato em prática dentro do seu trabalho.

 

5. Seja criativo ao utilizar o Instagram

O Instagram oferece a seus usuários, principalmente às empresas que utilizam a plataforma, inúmeras possibilidades em relação a conteúdos a serem criados, abrindo grandes oportunidades de relevância dentro da rede social com o nicho trabalhado.

Por isso, não pense duas vezes antes de começar a pensar em formas criativas de mostrar seu conteúdo, prezando sempre pela identidade e pelo contato com seu tipo de público.

 

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Considerações finais

Como entendemos acima, trabalhar com seu nicho no instagram não é nada impossível, se você se ater a algumas questões primordiais, como entendimento sobre inovação, criatividade e foco em formatos de conteúdos que trabalham a sua marca própria.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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