Nicho: entenda de uma vez por todas

O nicho é uma parcela específica de um mercado maior, que muitas vezes têm necessidades que podem ser supridas por uma empresa especializada nesse tipo de ação. Trata-se da oportunidade de se destacar em um segmento mais detalhado.

Hoje, o comércio possui diversos desdobramentos, com categorizações e muitas outras informações que ajudam a definir quais empresas estão se destacando nesse tipo de trabalho como um todo.

O mercado é um setor em constante crescimento, e a popularização de recursos digitais, sobretudo em relação a elementos como a internet e dispositivos mobile, fizeram um aquecimento ainda maior em questão de aberturas de empresas.

Nesse aspecto, destacar-se acabou se tornando essencial para uma empresa. O nicho é uma maneira de trabalhar com um grupo específico, que tem necessidades que podem ser supridas por empresas de contabilidade em SP.

A maioria das companhias que está sendo aberta nestes últimos anos já tem uma preocupação especial para o nicho que será escolhido para a atuação da empresa.

Dessa forma, você evita desperdícios com investimento, e consegue se comunicar com clientes de forma muito mais rápida. A empresa que sabe o tipo de serviço que vai prestar acaba alcançando uma boa saúde financeira rapidamente.

Para as empresas que já estão em funcionamento, o nicho também é parte importante do processo de trabalho. Normalmente, esse tipo de profissional já tem um nicho definido para sua companhia.

Entretanto, o mundo muda rapidamente, e com o mercado as coisas não são diferentes.

Nichos mudam de prioridades, enquanto novos nichos surgem para que as empresas de vigilância e segurança patrimonial consigam expandir sua atuação, possibilitando uma série de novas oportunidades.

Quando você expande seu mercado, acaba conseguindo lidar com mais nichos ao mesmo tempo, alcançando muito mais oportunidades de negócios a longo prazo para sua companhia.

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O que é o nicho?

Em sua definição básica, nicho é uma parcela do mercado de consumo diferenciada da grande massa, que normalmente possui algum tipo específico de necessidade que pode gerar novas oportunidades para um empreendimento de qualidade.

Um erro muito comum que as pessoas cometem quando estão trabalhando com este recurso é confundir o nicho com o segmento, ou tratar com eles como se fossem sinônimos.

Embora não sejam termos tão distantes entre si, é importante entender o que cada um exige para realizar uma alteração de empresa SP.

O segmento de mercado é um grupo de pessoas que têm os mesmos interesses ou problemas. Trata-se de um recorte muito mais amplo do plano geral de consumo, um grupo de pessoas com várias origens, peculiaridades e ações diferentes.

Já o nicho lida com um grupo específico, normalmente pequeno e não explorado, muitas vezes fazendo parte de um segmento em si. Para lidar com esse tipo de situação, o ideal é entender seu público como um todo.

O grupo de pessoas que têm gostos e interesses em comum e uma propensão maior para consumir em sua empresa é o público-alvo. Esta é uma métrica que costuma identificar o segmento de atuação para empresas de serviços de portaria, por exemplo.

Isso porque ela ainda é uma métrica genérica e pouco aprofundada em suas ações, que funciona para ter uma base geral, mas dificilmente conversa com o nicho que você está tentando alcançar.

Para conseguir esse tipo de recurso, é importante que você trabalhe com uma ação mais profunda de reconhecimento, como é o caso das personas.

Uma persona é a idealização de um consumidor, uma figura fictícia que é criada com base nas informações que você tem sobre o segmento em que irá atuar, além de informações de transações que sua empresa já tenha completado, se for o caso.

Uma persona é muito próxima de um ser humano real, em grande parte por conta da quantidade de informações que são inseridas nessa criação.

Além de dados básicos como nome, endereço e outras informações, você precisa criar um perfil psicológico para sua persona.

Esse tipo de ação acaba fazendo uma figura muito mais factível, o que permite que você estruture sua base de trabalho para esse nicho na hora de fazer a abertura de empresa SP.

Por que definir nichos?

Existem diversos motivos para uma empresa definir um nicho de atuação, sobretudo em períodos mais modernos, onde a concorrência é cada vez maior e mais desgastante.

A vantagem de vendas que empresas de nicho conseguem conquistar oferece oportunidades muito maiores para sua empresa como um todo.

Apesar disso, é importante ter em mente que toda companhia é única, e nem sempre os motivos que levam uma empresa a nichar seu público funcionarão igualmente para todas as companhias.

Adaptar estas informações para sua realidade com o objetivo de conquistar uma estrutura mais adequada é fundamental para  trabalhar corretamente com estas ações.

Melhorias no plano de marketing

Uma vez que você lida diretamente com um nicho específico de clientes, como em uma consultoria aduaneira, é possível montar técnicas muito mais assertivas de comunicação. Assim, você consegue um retorno mais aproximado de suas metas e objetivos.

O contato direto com a persona é um dos grandes motivos para que isso aconteça, tornando muito mais importante o contato entre consumidor e marca e ouvindo mais o que seu cliente tem a dizer.

Diminuição de concorrência

A concorrência é um dos principais motivos para a queda de muitas corporações. Em um ambiente onde a concorrência aumenta gradativamente, é importante pensar em formas de diminuir a competitividade em seu mercado.

O nicho se propõe a fazer exatamente isso. Quando você vai para uma área muito específica, como em uma empresa de sistema de emissão de nota fiscal, existirão muito menos opções para os consumidores comprarem, diminuindo consideravelmente a concorrência para suas ações.

Este tipo de atividade normalmente trabalha com nichos pouco explorados ou que não possuem opções, trabalhando de forma inteligente para ganhar uma aproximação maior de seus consumidores e trabalhar com esse tipo de recurso.

Melhoria na precificação

O fato de você lidar com um nicho específico indica que haverão poucas opções de alternativa no mercado, possibilitando que você dite os valores do produto ou serviço com mais facilidade, permitindo uma margem de lucro maior.

Porém, é importante ter em mente que esse tipo de ação não é uma justificativa para você cobrar valores abusivos dos clientes.

As pessoas entendem quando estão sendo passadas para trás, e ainda que seja uma necessidade, dificilmente comprarão com você.

Por isso, ser transparente e claro com relação à precificação de seus produtos ou serviços é muito importante para você trabalhar com o nicho em que está se propondo a apresentar soluções.

Com isso, você pode fazer o cálculo justo com mais tranquilidade e colocar um valor de lucro dentro do aceitável para não perder oportunidades de vendas e de aumentar consideravelmente seu retorno financeiro.

Espaço para parcerias

Uma empresa de informatica SP que conhece o nicho em que está trabalhando e sabe como lidar com seus clientes tem muito mais facilidade ao fechar parcerias e fazer ações em conjunto de outras empresas, buscando otimizar seus resultados.

Um bom parceiro é fundamental para que você trabalhe com mais efetividade em suas vendas, principalmente porque as pessoas de um determinado nicho costumam ter necessidades muito similares, que podem ser trabalhadas em conjunto pelas empresas.

Marketing Digital

Segmentando seu público

Para escolher um nicho adequado para seu trabalho, é preciso conhecer o mercado em que você está inserido.  Para isso, a criação de personas em conjunto com uma agência de marketing como a CR. Andrade é fundamental.

Existem quatro segmentações muito comuns para determinar os grupos de pessoas que você pode tomar como público-alvo, que são:

  • Geográfica;
  • Demográfica;
  • Comportamental;
  • Psicográfica.

Cada uma destas segmentações apresenta uma série de peculiaridades que ajudam a definir melhor o tipo de consumidor que você está pretendendo alcançar.

Para descobrir com qualidade o seu nicho de mercado, é importante que você consiga entender completamente este método de segmentação e consiga aplicar em suas ações diárias.

Todos os passos são importantes, desde o momento de descoberta do tipo de mercado que você quer inserir em sua empresa, até a análise de demanda e concorrência. Além disso, pensar em seu próprio conhecimento pode ser uma boa maneira de se destacar.

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Considerações finais

A compreensão do conceito de nicho e de como encontrá-lo é uma peça-chave para você criar uma estrutura adequada para sua companhia, conseguindo buscar resultados mais expressivos, uma vez que terá uma comunicação mais direta com seus clientes.

Com esse tipo de segmentação, você consegue investimentos muito mais assertivos para encontrar seu cliente, garantindo uma estrutura de qualidade e uma oferta que chamará muita atenção desse grupo de pessoas.

Ainda que você diminua a quantidade de pessoas que pode impactar com seus produtos ou serviços sendo nichados, a qualidade das operações compensa esse elemento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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