O jeito Disney de encantar clientes: como aplicar em seu negócio

Algumas marcas ganham destaque mundial por causa dos seus serviços, de modo que quando se usa a sala de tecnologia ou de refrigerantes existem alguns nomes específicos a estourar na sua cabeça. Quando o assunto é magia, a marca em questão é a Disney.

Não é como se a empresa vendesse produtos exotéricos, ou algo do tipo, o que até pode acontecer caso esteja sendo lançado algum filme que aborde esse tema, mas a magia em questão está na forma com os quais os seus produtos e serviços são oferecidos.

Um conceito que trabalha com a ideia de que ao se comprar um produto, você não só estará adquirindo aquele formato físico, mas também todos os conteúdos, ideais e sentimentos que estão atrelados a esse produto ou serviço em si.

Como um empreendedor que pretende reformar o conjunto predial da sua companhia, e que para isso recorre a uma série de serviços terceirizados como uma empresa de locação de andaimes, exigindo dela uma prova da qualidade dos seus serviços.

Com tal companhia precisando ter atrelado a si um conceito de segurança, de forma com que os seus clientes tenham confiança em seus serviços, ao estarem contratando não apenas um trabalho de qualidade, mas que oferece também uma completa proteção.

E isso se expande para os mais variados mercados, como diversão em um cinema, refrescância em um refrigerante, proteção em sistema de reparo de elevadores, fora a combinação desses tópicos, como a alegria e segurança em um parque de diversões, ou na eficácia de uma estratégia de agência de marketing.

Existindo então um desafio a ser cumprido por cada tipo de empresa, fazendo com que uma noiva opte por um fornecedor de flores específico, diante do prestígio que ele tem no mercado, com seu nome estando atrelado a um conceito de excelência.

Nessa relação de marcas e conceitos é preciso voltar a uma das pioneiras nesse sentido que é a Disney, que criou um conceito tão forte de magia e encanto que é possível atualmente atrelar qualquer conto infantil ou mágico ao nome Disney.

Tudo faz da empresa um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo. Com suas estratégias podendo ser vistas replicadas nos mais diferentes empreendimentos, sejam eles do mesmo ramo ou não.

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O jeito Disney de vender

A empresa Disney criou uma relação tão forte com o público que à primeira vista, assim que se pensa no nome da companhia, não é nem a questão econômica que surge na cabeça das pessoas, mesmo se tratando de uma das mais lucrativas do mercado.

A título de exemplo, é possível informar que o lucro da Walt Disney Company só no último trimestre fiscal de 2021 chegou ao valor de 159 milhões de dólares. Isso mesmo vindo de um período no qual o mercado começa a aquecer após os efeitos da pandemia.

Afetando principalmente o mercado de entretenimento, com a Disney trabalhando não só com a produção de conteúdo, mas tendo também um grande destaque com a sua atuação com os parques, que movem ao seu lado uma grande indústria complementar.

Movendo o parque turístico local, além de companhias que podem estar associadas à manutenção desses locais, como uma empresa que atua com a venda de climatizadores, servindo como fornecedor exclusivo desses grandes parques.

E se hoje a Disney é uma companhia capaz de alcançar tal número e tamanha admiração pelo seu público de consumidores, tudo começou com os ideais do seu criador Walt Disney, responsável pelo nome da empresa até os dias de hoje.

Sendo uma companhia que trabalha com conceitos exclusivos, responsáveis por fazer com que os seus serviços e produtos sejam reconhecidos pelos mais variados públicos, independentemente se eles serão consumidos por esse público ou não.

Como os pais que levam seus filhos aos parques, ou compram brinquedos da Disney, da mesma forma com que seus pais compravam esses produtos para eles quando criança, criando assim um ciclo geracional de clientes para essa empresa.

O mesmo tipo de relação que qualquer negócio gostaria de conquistar, como uma empresa de forro acustico, que oferece aos seus serviços a montagem de estúdios de gravação, passando seu contato de pai para filhos.

Uma realidade difícil de ser alcançada, mas que foi conseguida pela Disney, que hoje inclusive, distribui esses procedimentos adotados em sua companhia com outras empresas, através de livros e palestras para diferentes setores do mercado.

Sendo essa uma das funções do Disney Institute, uma empresa do grupo Disney que trabalha com a oferta de cursos e treinamento para os funcionários da companhia, mas também para outras empresas que possam se interessar pela gestão dessa empresa.

Entre os conteúdos se destaca o livro “O jeito Disney de encantar clientes”, disponível no brasil nas livrarias e em lojas digitais de leitura, sendo uma espécie de manual da empresa, com dicas e regras que são aplicadas aos diferentes negócios Disney.

Podendo ser replicado no seu projeto de paisagismo de alto padrão, a partir não apenas da adoção do conceito da magia, mas também de estratégias que têm na otimização dos seus serviços, e como o seu público consumidor enxerga essa companhia.

Enquanto você encomenda o seu livro, é possível adiantar um pouco dos temas presentes nessa obra, a partir de dicas de como melhorar a sua empresa adotando o mesmo tipo de estratégia comercial usada pelas empresas do grupo Disney.

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5 métodos Disney a serem adotados no seu negócio

Um dos motivos pelo qual a Disney é hoje uma das maiores companhias do mercado, não só do entretenimento, mas também entre outros setores comerciais, está na forma como ela não só vende os seus produtos, mas sim encanta o seu público, com ações estratégicas.

Esses mesmos tipos de ações podem ser aplicados ao seu negócio, sendo preciso apenas saber como melhor adaptá-los ao seu empreendimento, de acordo com os seus interesses comerciais e a realidade no qual se situa.

Entre as práticas possíveis de se trazer o estilo Disney de administração para o seu negócio, é com a adoção das seguintes dicas:

  1. Saiba como lidar com seus clientes

Uma das formas com que a Disney se destaca está na maneira como a empresa trata os seus clientes, os enxergando não como consumidores, mas sim como convidados para essa experiência mágica presentes no parques, como uma festa cerimonial.

Sendo um modelo não distante daqueles que podem ser usados por uma empresa de construção e reforma, porém no campo interno, ao tratar os funcionários como colaboradores, igualando o tratamento dos públicos internos e externos.

  1. Venda diferentes experiências

Não basta somente ter um produto ou serviço de qualidade para fazer com que o público enxergue o seu trabalho como algo diferenciado. É preciso vender ao seu público um conjunto de experiências, fazendo com que ele se conecte à sua empresa.

Tudo a ser feito de forma otimizada, destacando assim o prestígio desse negócio não só com esse cliente, mas também para os outros que ele pode recomendar, de acordo com as experiências positivas que recebeu junto à empresa.

  1. Atendimento mágico

Essa mesma experiência também deve ser aplicada aos seus serviços de atendimento, sendo preciso tratar os seus clientes como as pessoas mais importantes para o seu empreendimento. Seja isso nos mais diferentes tipos de canais como:

  • Redes sociais;
  • Centrais de atendimento;
  • Recepção do estabelecimento;
  • Ouvidoria da companhia.

De forma a garantir que qualquer dúvida que um consumidor possa sentir em relação aos serviços de uma empresa de cobertura metalica, será sanada por meio de uma serviço de amplo atendimento, voltado aos mais diferentes canais disponíveis.

  1. Todos são seus concorrentes

Toda história decente de fantasia possui heróis, magia e também vilões. No ramo comercial, esses oponentes são as empresas concorrentes, sendo importante estar conectado ao fato de que não são somente os seus concorrentes diretos que podem ser desafiados.

Uma empresa de refrigerantes pode encontrar competidores em marcas de suco e chás, assim como um canal de televisão tem nos aparelhos celulares o seu maior desafio na conquista de atenção dos espectadores.

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  1. Mantenha as experiências citadas

Para manter os seus clientes conectados ao seu negócio é importante não só adotar o mesmo tipo de práticas usadas pela Disney, mas também trabalhar com elas de maneira constante.

Permitindo que um cliente encontre certos benefícios independente do tempo ao qual se dirigia a uma empresa. Permitindo que um consumidor que comprou de uma empresa de porta de aço durante a construção da sua casa retorne a fazer negócio anos depois.

E essas são apenas algumas das práticas que fazem da Disney a empresa mágica que ela é atualmente. Mostrando que a magia é possível, só é preciso saber como implementar as suas especificidades juntos aos seus negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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