O marketing muito mais além do marketing: como ter sucesso em suas campanhas

Todo empresário já deve ter ouvido falar que o marketing, a publicidade e a divulgação como um todo são importantes para um negócio prosperar. Mas será que eles também entendem como ter sucesso em suas campanhas?

Se considerarmos algumas pesquisas recentes chegaremos à conclusão de que não, infelizmente. Por exemplo, um levantamento da Abranet (Associação Brasileira de Internet) mostra que menos de 40% das empresas sabem usar a internet.

Hoje, se você busca por algo como empresa especializada em licenciamento ambiental nos motores de busca, encontra um volume enorme de pesquisas, o que indica que tem muita gente procurando por esse tipo de solução, como por várias outras.

Contudo, o que a pesquisa da Abranet mostra é que a maioria das empresas não tem nem sequer um site próprio para representar a marca. Ou seja, não têm uma página institucional, portanto ainda estão muito longe de ter um planejamento eficiente.

Esse planejamento partiria do site institucional para um blog, depois a geração de conteúdos de multimídia, então o posicionamento nos grandes motores de busca como o Google, o Bing e o Yahoo, enfim, a presença nas principais redes sociais, etc.

Lembrando que isso é o básico, pois quando falamos do “marketing além do marketing”, queremos lembrar que mesmo que muitas empresas não estejam na esfera online, ainda assim a concorrência que já existe ali é bastante desafiadora.

Portanto, vai ficar cada vez mais difícil. Agora imagine uma empresa de terceirização de serviços de limpeza que já tenha uma presença online consolidada, que possa ser considerada uma referência em seu próprio segmento.

Certamente, quando as dificuldades forem aparecendo, ela vai conseguir superá-las. O problema estará no caso de negócios que demoram muito para entender a importância do marketing, e que depois não vão conseguir superar essas barreiras.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui alguns conselhos básicos e os conceitos mais importantes da área. O mais interessante é que nos últimos anos esse universo evoluiu tanto que hoje ele realmente pode ajudar qualquer marca.

Seja na área de venda de produtos populares ou nichados, ou seja no setor terciário como de serviços de seguros de automóveis, as oportunidades existem e não são poucas. Basta saber aproveitá-las do jeito certo e na hora certa.

Então, se este é o seu caso e você quer mudar seu negócio de patamar, conseguindo obter sucesso em suas campanhas com dicas confiáveis, basta seguir adiante na leitura.

 

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Sobre o marketing digital

Não se trata de dizer que o marketing offline não funciona (afinal, as maiores marcas do mundo continuam utilizando ele), mas a verdade é que as soluções digitais são mais fáceis, mais democráticas e estão nas mãos de qualquer um.

Literalmente nas mãos, pois hoje é possível fazer muito dinheiro por meio de um smartphone, assim como impactar boa parte do seu público por ali, já que as pessoas passam horas do dia conectadas na internet por meio dele.

Imagine uma clinica de acupuntura, a quantidade de clientes que ela pode conseguir obter graças a uma boa presença nas mídias sociais e graças a um blog com artigos arrasadores, que realmente agregam valor à vida das pessoas.

Mas como dito acima, isso é o básico. Algumas outras estratégias diferenciadas e que aprofundaremos adiante incluem:

  • Inbound marketing completo;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing viral (gatilhos);
  • Marketing de fidelização.

Portanto, apostar na internet significa ir além das mídias sociais e do posicionamento da marca na web, ou pelo menos fazer isso de modo mais criativo e inteligente, como também deixaremos claro.

Depois ainda falaremos sobre planejamento, objetivos, cronogramas e compreensão do seu público-alvo, que também é fundamental.

O que é o Inbound Marketing?

Ele tem tudo a ver com posicionamento nos buscadores e presença nas mídias sociais, porém é preciso pensar em seus conceitos antes de sair “produzindo conteúdo”.

O inbound é uma prospecção passiva que se trata do oposto do outbound, que é a prospecção ativa, explicitamente comercial.

Portanto, a marca deverá produzir conteúdos originais (simplesmente copiar algo de outras plataformas não basta), relevantes e que agreguem valor ao seu público-alvo.

Uma empresa de gestão empresarial pode escrever artigos inovadores sobre o seu setor, depois transformá-los em e-books, enriquecendo o material com infográficos, tabelas, checklists e afins.

Por fim, uma dica de ouro é investir em multimídia, criando recursos de áudio e vídeo para que seu conteúdo atinja ainda mais gente, gerando mais leads e mais oportunidades de venda.

Marketing de relacionamento

É comum ouvir dizer que a concorrência está grande, o que não deixa de ser verdade. Contudo, também existe uma demanda muito grande por excelência, pois todo mundo já teve contato com empresas que prestavam um atendimento ruim.

O marketing de relacionamento está aí para mostrar como esse ponto é importante e pode fazer toda a diferença.

Trata-se da estratégia mais simples, mais barata e ao mesmo tempo mais desafiadora, cujo foco é fidelizar o cliente. Pense bem, como o público é recebido no seu balcão, pelo telefone, ou mesmo por e-mail e pelas redes sociais?

Tenha certeza de que se um negócio de serviços de tradução técnica fizer um pré-venda e um pós-venda de excelência, suas próprias vendas e resultados gerais é que vão acabar aumentando e atingindo níveis incríveis.

Um segredo bacana é justamente dividir a jornada do cliente em etapas, usando o funil de vendas para entender quais são os momentos cruciais da relação com ele, depois investindo em melhorias nesses pontos.

 

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Quem sabe fazer marketing viral?

Todo mundo já teve a experiência de ver um vídeo engraçado, que simplesmente viralizou pelo país ou mesmo pelo mundo todo em poucos dias.

Vendo assim parece algo inusitado e incontrolável, mas não é, pois o marketing viral busca fazer a mesma coisa por uma empresa. Os resultados podem ser menores, ou mesmo nichados, mas o foco está em contagiar as pessoas.

Trata-se de pensar fora da caixa e de ousar um pouco, o que mesmo quando não traz exatamente os resultados esperados, já é ótimo.

Portanto, toda empresa pode e deve tentar. Mesmo um negócio de serviço de lavagem de aeronaves pode acabar tendo uma ideia criativa que “grude”, como aquela música que não sai da nossa cabeça, sabe?

Uma dica para se orientar nisso é usar os gatilhos mentais como base, sobretudo o gatilho de escassez e o de autoridade. Além disso, procure uma consultoria de marketing, como a CR Andrade, para orientar as tomadas de decisões.

Marketing de fidelização

Vivemos a época das filosofias das marcas, que em vez de venderem apenas refrigerantes, tênis ou celulares, vendem um estilo de vida. O foco disso tudo não é outro senão o de fidelizar os clientes, de fazer com que eles “precisem” daquele produto ou daquele serviço.

Há várias razões para isso, que vão desde fortalecimento da marca no médio e longo prazo, até resultados imediatos, como o fato de que é mais barato vender para um cliente fidelizado do que conquistar um novo cliente.

Aliás, uma pesquisa recente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mostrou que geralmente 80% da receita de uma empresa vêm dos clientes que já são da casa, e apenas 20% de novos consumidores.

O modo de implementar um marketing de fidelização não é apenas reforçando o atendimento, mas buscando entender cada vez melhor as expectativas do público.

Isso inclui antecipar tendências e, claro, criar necessidades que só você pode sanar, como por meio de uma bela “filosofia da marca”.

Para isso, crie os perfis da sua persona e faça exercícios constantes sobre como satisfazer essas pessoas, indo da visão macro até os mínimos detalhes.

Por dentro do planejamento

Por fim, é preciso falar sobre planejamento de campanhas, definição de objetivos, construção de cronogramas e tudo o que racionaliza as suas campanhas de marketing.

Ou seja, é preciso criar um Planejamento de Marketing, que nada mais é do que um documento com começo, meio e fim. Ali você e sua equipe estipulam metas, prazos e detalhes sobre orçamento, mão de obra disponível e afins.

Uma empresa de portaria, por exemplo, quanto ela tem de dinheiro para investir em campanhas? Além disso, quantas pessoas podem ajudar na criação de conteúdo e no suporte ao público, para que os cronogramas sejam atingidos em tempo?

Muitas empresas acabam não conseguindo os resultados desejados simplesmente porque estavam desconectados da sua própria realidade, sem considerar o básico do que um Planejamento de Marketing precisa levar em conta.

 

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Conclusão

Tudo o que dissemos deixa muito claro como hoje o marketing digital se tornou indispensável, além de poder contar com estratégias que vão muito além de apenas criar um site, um blog ou perfis nas redes sociais.

É preciso saber fazer a diferença, usar a criatividade e articular todos os recursos disponíveis (desde valores até pessoas), pois só isso garante os resultados que o “marketing além do marketing” pode trazer.

Com isso chegamos ao fim, certos de que com as dicas que demos é perfeitamente possível qualquer negócio obter um sucesso bem maior em suas campanhas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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