O papel dos influenciadores digitais no marketing
Os influenciadores digitais se tornaram as celebridades do mundo contemporâneo, ainda mais com o boom das redes sociais e o surgimento de novas mídias de interação, comunicação e engajamento.
De acordo com a pesquisa do Ibope Inteligência, cerca de 52% dos usuários brasileiros da internet seguem algum influenciador digital nas redes sociais. Quase metade desse total afirma que já comprou produtos ou serviços por recomendação do influencer.
Ainda segundo o estudo, a faixa etária do público dos influenciadores é formada, em sua maioria, por jovens de 16 a 24 anos (75%), adultos de 25 a 34 anos (62%) e, em seguida, por pessoas entre 35 a 54 anos (40%).
O alcance dos influenciadores é maior nas classes A (56%) e B (58%), atingindo em menor grau os internautas da classe C (48%), mas ainda com um percentual bastante elevado.
Para a Forbes, o marketing de influência e a profissão de influenciador digital são tendências para os próximos anos, sendo um campo muito fértil para as empresas que desejam investir em novas estratégias na internet.
No artigo de hoje, conheça o papel dos influenciadores digitais no marketing e saiba como orientar campanhas em parceria com as celebridades da internet.
O que é Marketing de Influência?
O Marketing de Influência (Influencer Marketing) é uma estratégia que envolve contratos com produtores de conteúdos da internet, responsáveis por influenciar certos públicos engajados, com o intuito de impactar nas decisões de compras dessas audiências.
Por exemplo, uma corretora de seguros auto SP pode firmar parceria com um youtuber que produz conteúdos sobre finanças, tendo como objetivo conquistar a audiência desse influenciador e, assim, aumentar a sua cartela de clientes e chances de venda.
Ou seja, o marketing de influência visa criar uma ponte entre a sua marca e o público engajado dos influenciadores.
A grande vantagem dessa estratégia é o seu alto poder de influenciar na decisão de compra, pois quando um influenciador indica um produto ou serviço, as pessoas que já confiam e se identificam com o seu conteúdo tendem a aceitar a recomendação (aumentando as vendas).
Por meio da identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de ampliar a sua atuação e reconhecimento, através de ações muito mais assertivas e direcionadas.
Como os influenciadores atuam nas estratégias de marketing?
Um estudo realizado pela Qualibest demonstrou que 56% dos usuários costumam pesquisar a opinião dos criadores de conteúdo digital antes de realizarem alguma compra.
Além disso, 86% dos entrevistados descobriram algum produto por meio de influenciadores e 73% adquiriram algo por indicação desse profissional.
Ou seja, os influenciadores digitais possuem um papel importante como promotores de uma marca e divulgação de informações sobre produtos ou serviços. Mas como usá-los em sua estratégia de marketing? Abaixo, confira algumas dicas.
Defina o objetivo da sua campanha
O primeiro passo é definir o objetivo da sua campanha, isto é, quais resultados a sua marca pretende atingir com o marketing de influência. Alguns deles podem ser:
- Gerar brand awareness (consciência de marca) no público;
- Aumentar a conversão de leads (potenciais clientes);
- Melhorar a presença digital do seu negócio;
- Ampliar as vendas de um determinado produto ou serviço.
A partir da definição de objetivos, é possível determinar qual o melhor canal para a campanha e, posteriormente, escolher o influenciador adequado.
Por exemplo, se a intenção é aumentar as vendas de uma cinta pós cirurgica lipoaspiração, uma boa plataforma é o Instagram, que trabalha com conteúdos de forte apelo imagético, onde é possível mostrar os efeitos do produto.
Nesse sentido, vale a pena procurar por um instagrammer que tenha a ver com o nicho de atuação e um público-alvo em comum com a marca.
Buscar os influenciadores certos
Para escolher o influenciador, não basta apenas definir o canal onde o seu conteúdo será publicado, mas também descobrir quais celebridades da internet agregam valor à marca. Afinal de contas, a credibilidade dessas figuras é essencial para o sucesso ou fracasso da sua estratégia.
Por exemplo, uma fábrica de aparelhos de musculação pode firmar parceria com um youtuber do ramo fitness. No entanto, caso esse influencer se comporte de uma maneira “inadequada”, toda a campanha de marketing pode ir por água abaixo.
Por esse motivo, é fundamental conhecer o comportamento dos influenciadores digitais e perceber se o conteúdo que eles criam é correspondente aos valores da empresa.
Além disso, vale a pena cruzar algumas métricas, como a taxa de engajamento e o número de seguidores. A frequência de postagens e a qualidade das interações com os usuários também são fatores importantes na hora de escolher a celebridade.
Importante ressaltar que nem sempre a quantidade de seguidores é uma métrica fundamental para escolher um influenciador. Afinal, muitas figuras investem maciçamente nos robôs da internet, tendo uma fama “falsa”.
Fora isso, um influenciador com menor número de usuários (nano-influenciadores), mas que tem uma grande notoriedade em uma região específica pode ser o mais indicado para empresas de atendimento localizado.
Por exemplo, uma clínica capilar pode preferir parceria com um influencer da própria cidade, já que o atendimento é restrito ao município.
Faça parcerias duradouras
As parcerias com influenciadores digitais não exigem um grande investimento financeiro. Claro que isso depende muito do tipo de contrato e dos objetivos da marca, mas, em geral, o valor costuma ser bem mais acessível em comparação à publicidade tradicional.
Ao mesmo tempo, o retorno é ainda maior, já que a segmentação e a aproximação com o público ajudam no aumento considerável das taxas de conversão.
Mas as parcerias entre influenciadores devem ir além da questão comercial. É importante que o profissional se identifique com a empresa, transformando-se em um “embaixador da marca”, ou seja, alguém com relacionamento fiel e real com a organização.
Por exemplo, um blogueiro que trata sobre administração de condomínios deve ter confiança e usar, de fato, o serviço da empresa de portaria e limpeza parceira.
Para que isso ocorra, é preciso montar um plano de ações em conjunto com o influenciador. O documento deve incluir ações nos mais diversos níveis, como pagamentos recorrentes, oferta de brindes, criação de conteúdos, convites para eventos, entre outros.
Quer dizer que a empresa deve ir além do pagamento, mas oferecer outras recompensas ao influenciador, como mais fama.
Quais são os principais tipos de influenciadores?
Hoje em dia, é possível encontrar todos os tipos de criadores de conteúdos na internet. Desde profissionais de RH que fazem propaganda para empresas de saúde ocupacional, até as famosas “blogueiras”, que desde o surgimento da internet fazem sucesso com o público (especialmente entre os mais jovens).
No entanto, há uma classificação “formal”, que pode ser seguida na hora de escolher o melhor criador de conteúdo para a sua marca. Ela separa os influenciadores em algumas categorias, que são:
Top celeb
São as celebridades que todo mundo conhece, mas que não têm uma conexão direta com a sua marca. Esses influenciadores são ótimos para gerar awareness, mas não necessariamente ajudam a vender mais.
Neste caso, fornecedores camisetas lisas, por exemplo, podem enviar brindes às celebridades, para que elas promovam a marca e mais pessoas conheçam a empresa.
Fit celeb
É o influenciador que todo mundo conhece, bastante popular e que, por ventura, tem uma forte conexão com o nicho de atuação da sua empresa.
Contudo, os investimentos para firmar parcerias com as “fit celebs” costumam ser mais altos - só que o retorno é equivalente.
Sendo assim, é uma oportunidade para as empresas que já têm uma quantia boa para investimento em marketing de influência.
Autoridade
É o influencer que domina o que está falando e tem forte impacto no público-alvo. Em geral, são profissionais de mercado que resolveram produzir conteúdo na internet e, por conta disso, têm autoridade em determinados assuntos.
Por exemplo, um especialista em segurança no trabalho que também é blogueiro pode ser um ótimo influencer de autoridade para uma distribuidora de EPI.
Ecossistema
Aqui se encontram vários nano-influenciadores de um determinado assunto, mas que são potenciais parcerias para a sua marca.
Jornalistas e celebridades da TV
Os jornalistas e celebridades da TV já são, por si só, conhecidos na sociedade. Por conta disso, a sua atuação na internet também é grande, sendo possível firmar parcerias com os famosos e ter grande repercussão com a marca.
Conclusão
O marketing de influência é uma estratégia extremamente eficiente para as marcas. Não é à toa que cada vez mais empresas buscam firmar parcerias com os influenciadores digitais, especialmente para aumentar o reconhecimento e o brand awareness.
O artigo de hoje buscou dar algumas dicas de como escolher o influenciador ideal. Mas o segredo é acompanhar a criação de conteúdo na internet e verificar qual celebridade melhor representa os valores da sua marca.
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