O Poder do Não para sua produtividade

Quando criança, lidamos com várias negações. A permissão, por sua vez, era algo raro, por esse motivo, em alguns momentos, quando devemos falar “não”, ficamos constrangidos, mas somente quando aprendemos a dar respostas negativas, aprendemos o Poder do Não. 

Por esse motivo, para se sentir como parte de um grupo, ou provar que é competente para algo, você acaba confundindo consentimento com pertencimento, e negação com grosseria, distância e fracasso. 

Devido ao medo de ser visto dessa forma, você acaba comprometendo a sua produtividade no trabalho. Diante disso, iremos nos basear em vários exemplos para que você possa perceber que a sua produtividade pode aumentar significativamente com o Poder do Não. Confira:

Banner Remarketing 22

O que fazer quando alguém pede ajuda?

Um ambiente de trabalho onde há uma sinergia entre os funcionários, faz com que os processos dentro de um fretamento de aeronaves, por exemplo, ocorra da melhor maneira possível, evitando qualquer tipo de problema. 

Durante esses momentos de trabalho alguém pode pedir uma ajuda, e para sair dessa situação, você pode dizer que está realmente ocupado, mas no mesmo instante, pode propor a sua ajuda de outra maneira, de modo que não comprometa o que você está fazendo. 

Em outros casos, você pode propor a sua ajuda para uma data X, onde você terá mais liberdade para ajudar a pessoa. Se isso não for o ideal para a pessoa que pediu a sua ajuda, você pode sugerir que ela procure outra pessoa para auxiliá-la. 

Adotar esse tipo de prática é extremamente funcional, afinal, você está incentivando que a demanda seja feita a outros que ainda não tiveram a oportunidade de ajudar. 

Por mais que você tenha um papel importante como resolver vários tipos de problema que costumam acontecer na gestão de um caminhão pipa para lavagem de rua, por exemplo, é necessário que você convoque outras pessoas para fazer a mesma coisa que você faz. 

Ter esse tipo de atitude não significa que você precisa ter culpa de algo, isso porque, provavelmente, você já pediu algo e não poderá te ajudar. Logo, se você não criou nenhum rancor, ótimo. As responsabilidades diárias precisam ser feitas, com ou sem a ajuda de alguém. 

O que fazer quando o chefe pede várias tarefas?

No momento em que o seu chefe pedir para que faça outra tarefa, é importante que você enfatize que está ocupado com a atividade X. A sua produtividade é prioridade, porque:

  • Ela reduz os custos de produção;
  • Aumenta o seu reconhecimento;
  • Garante bons números para a empresa;
  • Reduz o número de problemas. 

É importante ter esse diálogo pessoalmente, para que o seu chefe note o seu tom de voz, para que ele perceba que você possui total capacidade para ajudar, mas que no momento, está focado em terminar uma atividade com excelência, sem causar nenhum problema. 

Esse tipo de atitude mostra para o seu chefe que você segue um método de trabalho, afinal, você estará revisando a ordem das prioridades. 

De qualquer maneira, mesmo que o seu chefe diga para você implantar um lava olhos de emergência dentro do local de trabalho, você precisa mostrar que ainda há tarefas que está realizando. 

Se caso o seu convite for recusado, você pode pensar em devolver na mesma moeda. Entretanto, não faça isso. 

Faça o trabalho que foi designado à você, mas não deixe de documentar tudo. Mas, se as atividades paralelas continuarem chovendo para você, peça para falar com o seu chefe, e explique que está cada vez mais difícil realizar o seu trabalho com o nível de dedicação que gostaria. 

Caso tenha compreensão, isso significa que pode ser uma boa hora para renegociar os seus benefícios, e tratar de assuntos que podem ser pertinentes ao negócio, como realizar uma antecipação de recebíveis

Tratar sobre os seus benefícios é um direito seu, afinal, você está realizando praticamente todas as tarefas dentro da empresa. Além disso, você possui um método de se organizar. 

Obviamente, você possui total capacidade para lidar com as atividades paralelas, mas não é necessário lidar com elas sozinho para que você consiga o seu reconhecimento dentro da empresa. 

Agency Young Adult Profession Stressed Black (1)

Entregar uma tarefa apenas quando estiver perfeita

Trabalhar em equipe dentro de uma empresa, faz com que o site do negócio flua. Portanto, seja ela uma companhia focada em venda de bico de bunsen elétrico preço ou de outro ramo, é fundamental que a empresa esteja em sinergia. 

Em casos como esse citado no subtítulo, você precisa se concentrar em ser produtivo e não perfeccionista. Perceba que, as pessoas perfeccionistas estão, na maioria das vezes, ocupadas, e as produtivas estão sempre adiantadas. 

Ser reconhecido dentro de um grupo de funcionários de outsourcing de TI, como um dos profissionais mais rápidos e que fazem o trabalho bem feito, é, de longe, o melhor reconhecimento. 

Ou seja, manter-se produtivo e realizando suas tarefas com qualidade, é a conduta certa a ser tomada, afinal, ao terminar uma tarefa, você já estará com outra para ser realizada. 

A menos que você esteja participando de um lançamento, onde o produto deve estar impecável, não é necessário ativar o modo perfeccionista. Não seria vantajoso para a sua produtividade, gastar toda a sua energia em tarefas simples. 

O fato é que o resultado no dia a dia é entregar tudo no prazo, com boa qualidade. Já as tarefas atrasadas, não irão te destacar, elas provavelmente irão resultar um sermão. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, você não irá perder a sua fama de talentoso ao priorizar a produtividade do que o perfeccionismo. Trata-se de um processo semelhante a uma automação para ar condicionado, você estará otimizando o seu método de trabalho. 

Na verdade, você será reconhecido como uma das pessoas mais produtivas da empresa. Além disso, poupando tempo ao entregar tarefas de boa qualidade com frequência, você desenvolve naturalmente outro modo de funcionamento. 

Dessa forma, se você desejar se dedicar para uma tarefa mais importante, você poderá, sem gastar mais tempo do que o normal. 

Renda-se a alguns minutos de descanso

Durante o trabalho, você receberá vários tipos de notificações no seu celular. Nos momentos mais livres possíveis, procure descansar por, no máximo, 5 minutos do mundo. 

Durante esse tempo, sinta-se livre, esquecendo dos problemas do trabalho. Para isso, acesse suas redes sociais, veja fotos, vídeos ou procure entrar em uma conversa com o seu interior, buscando um rápido descanso. 

Após esse período, foque no seu trabalho por 25 minutos. Para quem não conhece, essa técnica possui um nome: Pomodoro. Ter esse tipo de atitude, no primeiro momento, pode passar a impressão de desleixo e preguiça. 

Mas, na verdade, você estará criando uma disciplina em torno das tentações que prejudicam a sua produtividade. O fato é que os intervalos são essenciais para que você consiga manter e até melhorar a sua produtividade dentro da empresa. 

Na prática, o aumento de produtividade advindo do intervalo pode até fazer com que você garanta uma nova promoção dentro de uma fábrica de tubos especiais de silicone. Tudo irá depender do seu esforço e oportunidade. 

Se desligar do mundo as vezes não significa que você é imaturo, na realidade, essa vontade costuma vir de dois fatores: ou você não se interessa pelo atual cargo em que está, e busca uma distração, ou você teme em não conseguir finalizá-lo e tenta encontrar ajuda. 

Entenda o motivo pelo qual você está querendo descansar, e logo, você não sentirá culpa de tomar tal atitude. 

Não ouça comentários desmotivadores

Dentro do ambiente de trabalho, às vezes, nos deparamos com uma série de comentários desmotivadores, capazes de atingir diretamente a nossa capacidade de ser produtivo no dia. 

Entretanto, o mais importante a ser feito nessas horas, é transformar esses comentários em combustível para que, você consiga ser ainda mais produtivo, provando que as pessoas que falaram isso, estavam erradas. 

Em alguns momentos, a nossa própria mente emite vozes desmotivadoras, do tipo: “você não vai conseguir”, “você não tem capacidade para isso”. Contudo, isso não passa de sussurros em nossas mentes. 

Se esses sussurros são capazes de deixá-lo enfraquecido, o melhor a se fazer, é usá-los como fonte de energia para potencializar a sua produtividade. 

Banner Remarketing 11

Conclusão

No geral, a produtividade depende de vários fatores. Mas, o fator mais importante é o tipo de atitude que você vai tomar em determinadas ocasiões. 

O Poder do Não, de fato, é um recurso que quando utilizado com sabedoria, faz com que você ganhe o reconhecimento que merece, além de trazer diversos benefícios a sua produtividade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.