O que a Coca-Cola te ensina sobre marketing personalizado?

A Coca-Cola não é apenas uma das marcas líderes no setor de refrigerantes, como é também uma inspiração para os mais diversos empreendimentos que podem ser encontrados, dentro de um ramo amplo de possibilidades comerciais.

Com a marca tendo se tornado um exemplo de criatividade e originalidade, trazendo ações inéditas que podem fazer com que empresas de diferentes ramos possam se inspirar, em busca de alcançar novos públicos e se relacionarem de forma íntima com o seu público.

Algo que só será possível caso essas companhias saibam como lidar com estratégias únicas, diferentemente do que é estabelecido tradicionalmente no mercado. Até porque o público se renova de forma frequente, com a mesma coisa sendo necessária por parte das empresas.

Tal como uma marca de bebidas alcóolicas, que precisa frequentemente apresentar novas opções ao seu público, sejam acerca da sua linha de produtos em si, ou pela sua embalagens, como na disponibilização de caixa de papelão para bebidas especiais.

Tudo que possa dar ao seu produto um destaque especial, capaz de incentivar seus clientes a consumirem tal produto, assim como chegar ao alcance de novos públicos, aumentando dessa forma o alcance da marca de forma geral na sociedade.

Ações necessárias para que uma empresa consiga não só se destacar, mas também se manter viva no mercado, dentro de um cenário cada vez mais competitivo, nos quais a fácil disposição a diversas ferramentas permite o surgimento cada vez maior de competidores.

Levando a um cenário no qual as empresas encontram concorrentes tanto no ambiente físico como no digital. Em uma realidade na qual uma agência gráfica digital em Campinas precisa desenvolver estratégias para competir com empresas de cunho digital.

No qual seus serviços podem ser contratados diretamente pela internet, fazendo a entrega dessa encomenda diretamente no endereço informado por tal cliente, o que acaba por tornar essa empresa em um competidor de destaque para todas gráficas presenciais.

Uma competição saudável, mas que exige com que as empresas precisem atualizar frequentemente suas ações, para isso, inspirando-se em atitudes que podem estar sendo tomadas por outras grandes companhias, com a Coca-Cola sendo uma grande referência.

E um dos motivos para que a Coca seja reconhecida nesse nível é por causa de uma estratégia de mercado adotada pela empresa, o chamado marketing personalizado. Uma técnica que pode ser de grande utilidade também para o seu negócio.

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Como funciona o marketing personalizado

Essa estratégia trabalha com a adoção de técnicas que possam agir diretamente na relação com que um cliente pode ter junto de uma marca, porém de forma muito mais íntima, a partir do momento em que a empresa usa de estratégias ligadas a esse público específico.

Considerando então as mais diferentes ações de mercado, incluindo as embalagens a serem distribuídas por uma loja para os clientes que fazem algum tipo de compra em seu estabelecimento, por meio do uso de uma sacola de papel kraft personalizada.

Uma embalagem que dê destaque ao nome da loja, ou para qualquer tipo de campanha comercial que pode estar sendo trabalhado por essa empresa no momento, dando assim um destaque especial para um objeto que seria usado apenas como um mero recipiente.

No entanto, o campo incluso dentro da estratégia de marketing personalizado é muito maior que isso, lidando com a adoção de estratégias que conversem diretamente com o perfil de público de uma empresa, conversando de forma particular com esse público.

Em uma ação capaz de aumentar a possibilidade de compra por parte dessa audiência, diante dessa percepção de mercado que enxerga suas particularidades e necessidades específicas, influenciando assim na ação de compra desse público almejado.

Uma das características de grande destaque do marketing personalizado é a forma como ele se modifica de forma frequente, acompanhando o próprio processo de transformação do público, que em uma frequência cada vez maior apresenta novas necessidades.

Consequência direta da evolução dos processos tecnológicos, sempre a apresentarem novas opções de produtos e serviços, e em alguns casos, alimentando novas necessidades junto ao público, que passa a procurar por novidades dentro do  mercado.

De produtos práticos, como canecas personalizadas para empresas, até a serviços de maior impacto, como na coleta de resíduos de empresas. Ambos necessitando de estratégias personalizadas de marketing, para que possam ter a atenção do seu público.

Com as empresas tendo então que acompanhar essas novas necessidades de sua audiência, adotando ações que conversem de forma direta com esse público, por meio de estratégias que se destacam por causa do seu perfil personalizado.

Existindo então pontos específicos que explicam a maior taxa de sucesso associada à aplicação dessa estratégia de mercado.

Pontos associados a esse modelo de marketing

Uma campanha de marketing personalizada é definida principalmente pela forma como ela não só busca conversar com um público, mas de como ela adota ações inspiradas justamente no comportamento dessa audiência, intensificando assim sua relação.

Tal como uma empresa de reforma de fachada, que adota em sua comunicação um tom de diálogo que pode ser identificado como o ideal para se falar com sua audiência de clientes, de acordo com o que foi estudado por essa companhia em relação ao seu público.

Intensificando assim a relação comercial entre tal companhia e a audiência a qual ela almeja alcançar. Algo a ser conquistado por meio de ações desenvolvidas para falar especificamente com um perfil de público particular, seguindo suas características.

Entre os atributos específicos do marketing personalizado é possível destacar ações que têm como foco o próprio público, alinhado às expectativas desse grupo, como por meio de campanhas focadas em conteúdos, contando histórias que conversem com tal audiência.

Ações coletivas, que contem com participação do próprio público, além de estratégias associadas a diferentes causas sociais, destacando o perfil ativo de uma empresa, preocupando-se com tudo que pode afetar seu público em particular.

O que pode passar pela as ações de comunicação de uma empresa, até o uso de caixas de papelão ondulado embalagens específicas, que possam otimizar o processo de entregas de um produto até o cliente, tendo como foco a melhor experiência do cliente.

E a Coca-Cola acaba sendo uma das grandes referências quando se fala do marketing personalizado. Justamente pela companhia de refrigerantes estar sempre adotando novas estratégias para falar com o seu público, servindo de inspiração ao mercado.

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Ações de destaque da Coca-Cola

Mas não adianta celebrar a criatividade da marca e não apontar algumas ações específicas de sucesso, podendo servir de inspiração para a gestão do seu negócio, diante do objetivo de adotar práticas que conversem com o conceito de marketing personalizado.

E entre essas ações de sucesso da Coca, é possível destacar algumas como:

Campanha de Natal

O feriado natalino conta com uma série de símbolos, como o Papai Noel, as renas, entre outros, e a marca de refrigerantes conseguiu colocar outro elemento nessa associação que é o urso da Coca-Cola.

Figura a estampar os mais variados tipos de produtos como:

  • Pelúcias;
  • Brinquedos;
  • Embalagem dos produtos;
  • Chaveiros.

Até mesmo adesivos personalizados de empresas, tratando-se de uma ação anual, que sempre aposta em estratégias que estejam ligadas ao perfil do público naquele período social em particular.

Sua Lata

O marketing especializado se destaca também por meio de ações interativas, que alimentem uma relação direta entre a marca e o seu público, como foi o que aconteceu com a campanha Sua Lata, que trazia o nome dos clientes em suas embalagens.

Fora a possibilidade de criar suas próprias embalagens personalizadas dentro do site da campanha.

Coca Fan Feat

Mas quando se fala de interação com o público nada se destaca tanto como o Coca Fan Feat. Uma ação que contava com a participação direta dos consumidores, fazendo parte de uma votação para definir uma grande parceria musical a ser lançada no mercado.

Por meio de uma ação que trazia nomes de destaque da música nacional, como Anitta, Projota e Thiaguinho, com os três artistas mais votados colaborando com uma faixa própria, o que de fato ocorreu com os vencedores, Luan Santana, Simone e Simaria e Pabllo Vittar.

Uma campanha que se destacou por meio da interação com o público, permitindo com que os próprios consumidores de Coca pudessem atuar como parte dessa campanha de marketing.

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Distribuição de brindes

Pode parecer uma estratégia comercial comum, no entanto se trata de uma ação que conversa diretamente com o marketing personalizado, ao apresentar ao público uma opção variada de brindes, associados diretamente à expansão de uma marca na sociedade.

A Coca-Cola já fez isso através de chaveiros, mini-garrafas colecionáveis, entre outras opções. Trata-se de uma ação que pode ser seguida pelos mais diferentes nichos de mercado, tal como empresa de restauração de fachadas.

Só é preciso encontrar uma opção que esteja alinhada à linha de atuação de uma empresa com as expectativas do público. Algo que a Coca faz há anos no mercado, o que explica a posição de inspiração alcançada por essa marca em particular.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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