O que a matriz SWOT agrega em um planejamento de marketing?
A chamada matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico, que serve para analisar os fatores internos e externos que podem interferir em uma campanha de marketing, bem como em ações de lançamento de produtos ou serviços.Devido à sua eficiência e facilidade de aplicação, a matriz SWOT pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, desde uma grande fabrica de etiquetas adesivas, até pequenos empreendimentos comerciais.
Resumidamente, a estratégia visa traçar cenários possíveis antes de tirar qualquer projeto do papel. Dessa forma, pode-se evitar riscos e orientar decisões assertivas, contribuindo para os melhores resultados das campanhas.
No artigo de hoje, saiba o que a matriz SWOT agrega em um planejamento de marketing e como aplicar a análise em suas iniciativas de divulgação. Acompanhe a leitura!
O que é a matriz SWOT?
A matriz SWOT, também conhecida como FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico que contribui para a gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões em campanhas, iniciativas, eventos, entre outras ações.
A sigla SWOT é usada para se referir aos quatro fatores de análise dentro da matriz e que ajudam na previsibilidade dos cenários. São eles:
- S - Strengths (Forças);
- W - Weakness (Fraquezas);
- O - Opportunities (Oportunidades);
- T - Threats (Ameaças).
Através dessa metodologia, é possível ter um diagnóstico completo da situação do seu negócio, bem como do mercado, sendo uma maneira de avaliar os riscos que podem prejudicar a sua campanha e, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades.
Dessa forma, uma empresa que faz camisetas personalizadas, por exemplo, pode verificar se é um bom momento para lançar uma nova coleção, ou é melhor esperar um pouco, antes de promover a campanha.
Não se sabe ao certo quando a matriz SWOT foi criada, mas se acredita que o método surgiu em 1960, pelo consultor de empresas Albert S. Humphrey, durante o seu período no instituto de pesquisa de Stanford.
Claro que, com o passar dos anos, a SWOT passou por inúmeras transformações, para adequá-la aos dias de hoje e as novas dinâmicas do mercado.
Como construir uma matriz SWOT?
A matriz SWOT trata dos aspectos internos e externos que envolvem a sua empresa, bem como os pontos positivos e negativos. Sendo assim, a divisão é: forças e fraquezas (análise interna); oportunidades e ameaças (análise externa).
A seguir, veja como construir uma matriz SWOT levando em consideração os aspectos internos e externos da sua empresa.
Ambiente interno
No ambiente interno, é possível levantar os elementos que fazem parte da sua empresa, como a capacidade intelectual das equipes, a tecnologia disponível nos departamentos, as ações de comunicação e marketing consagradas, entre outros.
No ponto positivo, temos as forças, que envolvem os fatores como: a qualidade do seu serviço, o diferencial do seu negócio, a disponibilidade de recursos, etc.
Por exemplo, uma transportadora de veículos pode ter como um aspecto de “força” a sua capacidade de atendimento em todas as regiões da grande São Paulo, levando em conta o tamanho da cidade e a quantidade de atendimentos necessários.
Já o ponto negativo se refere às fraquezas, que podem envolver: altos custos de transporte, gasto com manutenção de equipamentos, entre outros fatores que podem apresentar um risco potencial para o desenvolvimento de uma campanha.
Ambiente externo
O ambiente externo envolve questões que estão fora da empresa, como crises econômicas e políticas, desastres ambientais, flutuação dos juros e mudanças na legislação.
Por esse motivo, é importante que os negócios estejam sempre atentos aos acontecimentos do mercado. Por exemplo, os fabricantes de matéria-prima para cosméticos devem respeitar uma série de leis ambientais, sob pena de multa ou demais intervenções judiciais.
Aqui, temos as “oportunidades”, que indicam mudanças no mercado que são positivas para a sua empresa e podem contribuir para uma campanha de marketing.
Por outro lado, as “ameaças” são os pontos negativos, que podem representar uma crise. Por exemplo, uma pandemia, que é um ótimo exemplo de ameaça aos mais variados empreendimentos.
Por que usar a matriz SWOT na minha campanha de marketing?
Além de oferecer um panorama bem amplo dos fatores que podem interferir ou contribuir com a sua campanha de marketing, a matriz SWOT é um dos métodos mais fáceis de aplicar dentro do seu planejamento estratégico.
Por esse motivo, ela é usada em empresas de manutenção industrial, comércios, lojas, indústrias e muitos outros empreendimentos.
A seguir, confira algumas das principais vantagens da matriz SWOT para a sua campanha de marketing.
Traz insights para a solução de problemas
A matriz SWOT ajuda a identificar os problemas de uma maneira muito visual, sendo possível observar os pontos fracos e as ameaças que prejudicam a sua campanha.
Sendo assim, os gestores podem ter insights sobre as condições para lançamento de uma iniciativa e propor a resolução de problemas antes que eles aconteçam.
Segurança na tomada de decisões
Sabe-se muito bem que as campanhas de marketing não podem ser elaboradas com base em “achismos”.
Afinal de contas, por mais que uma empresa conheça o potencial do seu serviço de locação de tendas, por exemplo, é necessário considerar outros aspectos, como as preferências do público-alvo e as condições para o lançamento de uma divulgação.
Diante disso, a matriz SWOT oferece uma boa bagagem de informações para a tomada de decisões estratégicas, com maior segurança nas escolhas e com chances de trazer resultados potencialmente positivos às empresas.
Até porque o método traz uma análise realista dos problemas que estão dentro dos empreendimentos, mas também que envolvem o mercado.
Oportunidade para antecipar tendências
Conhecer as tendências do mercado é uma maneira muito eficaz de promover uma campanha de marketing.
Desse modo, uma empresa de aço inox, por exemplo, pode acompanhar os futuros lançamentos no mundo da decoração e, com isso, desenvolver uma campanha antenada com o mercado, para conquistar ainda mais clientes.
Como aplicar a matriz SWOT dentro da sua empresa?
Diante de todas as vantagens apresentadas, muitas empresas buscam alternativas para aplicar a matriz SWOT no planejamento estratégico de marketing. Mas como fazer isso de maneira precisa?
Abaixo, separamos um passo a passo que pode contribuir com a aplicação do método.
- Comece a análise pelos fatores internos;
- Depois, faça um levantamento das condições do mercado;
- Convoque pessoas especializadas para realizar pesquisas;
- Identifique se a empresa possui mais força do que fraquezas;
- Identifique se o mercado tem mais oportunidades do que ameaças;
- Corrija possíveis falhas e faça melhorias em processos.
Ademais, vale a pena fazer um brainstorm com toda a equipe. As empresas de seguros, por exemplo, podem levantar ótimas informações quando o planejamento é feito em conjunto com outros departamentos.
Além do mais, com um brainstorm, é possível levantar dados a respeito dos fatores internos da empresa que, muitas vezes, são negligenciados. Mas quando vistos em perspectiva estratégica, dá para perceber o motivo do insucesso de algumas campanhas.
Como montar a matriz SWOT?
A matriz SWOT deve permitir uma visualização rápida de todas as informações que você precisa. Por esse motivo, o ideal é evitar listas muito longas, dando preferência pelos dados mais relevantes.
Também é interessante organizá-los por prioridade. Ou seja, hierarquize os fatores que impactam mais na sua campanha.
Sendo assim, as empresas de manutenção industrial podem identificar que um dos elementos que mais afeta a sua ação de marketing é a crise econômica.
Nos quadrantes superiores da matriz estão os fatores internos (forças e fraquezas). Nos inferiores, os externos (oportunidades e ameaças).
Os fatores positivos (forças e oportunidades) devem ficar nos quadrantes à esquerda, enquanto os negativos (fraquezas e ameaças) à direita.
Dessa maneira, você tem uma matriz completa 4x4, que permite a visualização rápida, estratégica e dinâmica de todos os fatores que podem abalar ou contribuir para a sua campanha de marketing.
Conclusão
Muito se fala da importância do planejamento estratégico para a gestão de projetos em uma empresa. No entanto, parece difícil realizar essa análise, uma vez que são vários elementos envolvidos, com cenários diferentes e que podem impactar as suas campanhas.
Para sanar essa problemática, uma das ferramentas mais usadas para compor os planejamentos da empresa é a chamada matriz SWOT.
Com a capacidade de identificar os fatores internos e externos que afetam as iniciativas corporativas, o método permite a construção de um planejamento estratégico muito mais assertivo, que permite a tomada de decisões mais segura.
O artigo de hoje buscou trazer algumas contribuições a respeito das vantagens da matriz SWOT, bem como dicas para a aplicação do método na sua empresa.
Desse modo, é muito mais fácil visualizar os pontos positivos (forças e oportunidades) e negativos (fraquezas e ameaças) que podem impactar o seu negócio. Assim, é possível elaborar campanhas mais objetivas e que trazem ótimos resultados.
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