O que é MVV?
Muitas empresas utilizam o MVV como forma de pautar todo o desenvolvimento para a companhia. A sigla significa Missão, Visão e Valores, e se trata de elementos fundamentais no planejamento de negócios.
São esses elementos que mostram aos consumidores, colaboradores e até mesmo aqueles que tem o objetivo de investir em sua empresa, quais são as direções que você pretende seguir com o empreendimento.
Veja uma empresa de pintura predial, por exemplo, ao definir seu MVV, estará pautada em valores sérios e diretos, pronta para um passo além no crescimento profissional.
Inclusive, esses elementos juntos podem ser fundamentais para expandir sua marca no mercado, atrair pessoas interessadas e ganhar referência, principalmente entre aqueles que tem uma linha de pensamento similar.
O MVV também diz muito sobre a equipe de gestão de sua empresa. Isso porque se trata de um resumo de tudo o que a empresa acredita, então, assume-se que toda a gestão está de acordo e alinhada com esses pensamentos.
Compreender o perfil profissional do empreendedor é um dos principais pontos que o mercado busca quando consegue compreender a missão, visão e os valores de sua empresa, identificando suas metas a longo prazo.
E o MVV não é uma exclusividade de grandes corporações. Essa autoanálise é fundamental para empresas de qualquer porte, uma vez que estes três itens serão o ponto de partida para todo o planejamento estratégico que será realizado na companhia.
Dessa forma, uma empresa que emite AVCB, por exemplo, precisa definir seu MVV para mostrar a seus clientes seriedade e profissionalismo, principalmente por tratar de algo tão sério.
Assim, aqueles que ainda estão nos primeiros passos de uma jornada empresarial se alinham ao MVV para conseguirem se guiar e entender como funciona a empresa dentro do mercado, bem como quais serão os pontos-chave que a tornarão especial.
É importante ter em mente a importância destes três elementos, entretanto. Isso porque muitas empresas simplesmente escrevem um texto pré-formulado e deixam enfeitando a empresa, sem de fato aplicar esses pensamentos na produção.
Entenda melhor sobre os elementos do MVV
Quanto mais cedo você traçar os objetivos de sua empresa, mais rápido conseguirá iniciar suas estratégias de desenvolvimento. Ter definido a missão, visão e os valores da empresa é um passo fundamental para conquistar um público maior.
Além disso, é preciso se atentar para manter sempre vivo o conteúdo dessa formulação, uma vez que esses elementos pautam moralmente e profissionalmente tudo o que você e sua empresa acreditam, tornando uma importante etapa da ascensão profissional.
Missão
A missão é o primeiro ponto na criação de uma empresa, ou seja, saber porque você está criando um empreendimento, quais são os motivos que fazem a companhia existir. Essa etapa é fundamental para conseguir compreender seu lugar no mercado de trabalho.
A missão deve ser clara e objetiva, sem muitos floreios e de uma forma que o público consiga identificá-la. Isso ajuda a explicar melhor quem a empresa atende e como pretende fazê-lo.
Por exemplo, sua missão pode ser se tornar a maior referência como uma empresa de monitoramento, se este for o seu ramo de atuação, obviamente.
Então, é importante pensar na missão da empresa não como o produto final oferecido, mas sim no benefício que seus consumidores terão ao fazer negócios com você. O conceito do que você pretende apresentar é muito mais importante do que o produto que é oferecido no mercado.
Para definir sua missão, comece identificando o principal benefício que sua empresa leva para o público. Assim, você conseguirá identificar o porquê de sua empresa estar no mercado. Em seguida, identifique seu diferencial de concorrentes, sua maior vantagem.
Estar entre as primeiras empresas de demolição em SP, por exemplo, é uma missão possível e importante para o desenvolvimento de seu empreendimento de construção civil.
Dessa forma, identifique os interesses que podem estar incluídos dentro de sua missão, possibilitando o sucesso de sua empreitada. Por fim, defina todo esse contexto em uma frase simples, que seja facilmente identificada por qualquer um que a leia.
Visão
Depois de definir sua missão, é importante pensar nos objetivos que você pretende alcançar, seja nos próximos anos ou a longo prazo. Estabelecer metas e identificar quais indicadores serão utilizados na análise de resultados se enquadram neste momento.
Tenha em mente que a visão é um pensamento muito mais amplo do que o comum, e portanto não deve ser levada como uma meta específica. Usar datas na visão da empresa não funciona, uma vez que você deve pensar a longo prazo.
Quais são os resultados que sua empresa de sistema de segurança, por exemplo, pode alcançar em um futuro próximo? Esse tipo de pergunta é importante para definir a visão de sua empresa.
Você deseja se tornar um líder de mercado? Isso não é impossível, mas é preciso trabalho duro e traçar seu caminho até o resultado, com planejamento e estratégias adequadas.
Por isso, atente-se à visão de sua empresa e não se cobre pelos percalços no caminho, que fazem parte de qualquer jornada.
O ideal é começar seu planejamento com uma expectativa de três a cinco anos. Pense em como você gostaria que sua empresa estivesse no fim desse período.
Então, você conseguirá identificar quais são os elementos de análise que você pode usar para verificar esses resultados. É importante registrar tudo, uma vez que você pode mostrar a seus investidores como uma chance de futuro para a empresa.
Valores
Os valores, embora sejam o elemento mais negligenciado no MVV, são um dos pontos fundamentais dessa autoanálise. Isso porque os valores de sua empresa funcionam como um código de conduta, onde são pautados todos os elementos da empresa.
Trabalhar com dedicação, honestidade e disciplina não é para todos, e muitos desistem neste momento de fazer a análise. Mas aqueles que estão dispostos a crescer e a evoluir dentro do mercado, sabem a importância desse tipo de código.
Um trabalho ético e honesto é um importante valor para, por exemplo, uma empresa de uniformes personalizados, assim como para qualquer outro empreendimento sério no mercado.
Uma empresa que mente sobre seus valores pode acabar extremamente mal vista, enquanto uma empresa séria, que cumpre com todos os valores estipulados por ela própria, tem muito mais confiança e credibilidade no mercado, o que se converte em um aumento das vendas.
Pense na empresa como uma pessoa. Quais atitudes você gostaria que ela tomasse, e como gostaria que ela fosse lembrada? Esse tipo de questionamento é fundamental para identificar quais valores você deve englobar em sua empresa.
Como usar essas ferramentas?
O MVV é um elemento fundamental para a estrutura básica de qualquer empresa que deseja ser levada a sério no mercado.
Por isso, identificar a melhor forma de encontrar as respostas necessárias para a elaboração do conteúdo é fundamental.
Vá além do comum
Quando estiver elaborando seu MVV, você deve buscar o extraordinário. Pense muito além do seu produto ou serviço. Identifique qual ideia você quer vender, o que o cliente tem a ganhar entrando em uma negociação com sua empresa.
Pense no diferencial que sua agencia de stands, por exemplo, pode oferecer para se destacar da concorrência. Dessa forma, você conseguirá expandir sua ideia inicial e seguir em constante crescimento, identificando as possibilidades para conseguir inovar.
Busque fontes de inspiração
Hoje, qualquer empresário tem uma série de sonhos e objetivos a conquistar, e muitas fontes de inspiração para pautar esse caminho. Mantenha em mente que todo o trabalho que você admira pode ser aquele que você fará.
Identifique elementos que você considera importante em uma empresa, como:
- Postura junto à concorrência;
- Capacidade de inovação;
- Firmeza em seus propósitos;
- Tratamento com colaboradores.
Estes pontos podem ajudar a pautar sua jornada, identificando os principais elementos que você deve se inspirar para criar seu MVV.
Mantenha seus objetivos em mente
Foco é fundamental para um empreendedor. Isso porque um objetivo que não é planejado e que não é proposta uma meta para sua conclusão, não é um objetivo, é apenas uma vontade.
Por isso, quando você define a visão de sua empresa, você estabelece metas para atingir seus objetivos, identificando como alcançá-los e como fazer isso de forma correta.
Alguns distribuidores de válvulas industriais, por exemplo, criam objetivos mensais para continuarem em pleno funcionamento, e essa pode ser uma opção para sua empresa também.
Quanto mais focado você estiver em suas metas, maiores as chances de alcançar seus objetivos.
Evite erros básicos
Ninguém está imune de erros, mas alguns elementos, principalmente com relação ao MVV, acabam sendo muito bem definidos. Jamais crie um elemento do MVV que você não pretenda cumprir. Esse tipo de atitude pode acabar com o nome de sua empresa.
Além disso, evite florear demais os pontos definidos. Você precisa ser claro e objetivo, para que todos entendam o que você quer passar.
Considerações finais
Missão, visão e valores de uma empresa são o esqueleto para a fundação de uma boa companhia.
Esses itens, em concordância, podem tornar sua empresa uma líder do mercado, além de estruturar todos os processos e passar mais tranquilidade para você e sua equipe.
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