O que você pode fazer para aumentar seu foco

De acordo com estudos, o foco pode ser definido como um fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante disponível através de nossos sentidos, memórias e processos relacionados ao raciocínio lógico. 

Partindo desse pensamento, podemos considerar que a concentração é o fator determinante para que a atenção seja conduzida da melhor forma possível. 

Como um todo, o foco é essencial em qualquer profissão, a prova disso é até mesmo funcionários de empresa terceirizada de limpeza em São Paulo, que por sua vez, devem possuir todos os cuidados necessários para entregar os ambientes nas melhores condições possíveis. 

É comprovado por estudos também que, o nosso cérebro atualmente recebe cerca de 5 vezes mais informações, se for comparado com 40 anos atrás. De fato, estamos lidando cada vez mais com atividades que requerem múltipla atenção. 

Isso deve-se ao fato de muitas profissões terem surgido com o tempo, como exemplo, uma consultoria contábil possui vários profissionais que, respectivamente, cada um possui grandes responsabilidades para facilitar a gestão financeira de uma empresa. 

Na prática, se uma ação for executada sem a atenção devida, as consequências podem ser várias. Portanto, fica cada vez mais visível a importância de aumentar o foco no ambiente de trabalho ou em qualquer atividade realizada. 

O que pode ocorrer facilmente com a perda do foco, é a queda de produtividade. Quando isso acontece, vem junto uma série de coisas, como o aumento de dificuldade em raciocinar e o desânimo com as atividades executadas. 

Em certas ocasiões, é preciso estar sempre atento com as informações que vão aparecendo. É o caso de pessoas que trabalham com sistema tms, onde é necessário estar sempre atento e focado com a gestão de transporte e logística de uma empresa. 

Há casos em que, se uma pessoa que já é acostumada a manter o seu foco nas ações em que ela é responsável em executar, as atividades por si só começam a ficar mais fáceis. 

A partir do momento em que você decide aumentar o seu foco, é necessário ter a mente relaxada para lidar com as questões do dia a dia.

Afinal, isso fará com que você crie mais ânimo para fazer atividades do trabalho, ou lidar com as atividades de um curso de piloto privado a distancia.

Ao percebermos o quanto é importante manter o foco com os afazeres do cotidiano, listamos 5 dicas que podem fazer com que você tenha mais concentração, de modo que não force a sua mente. 

Banner Remarketing 13

Durma bem

É normal as pessoas pensarem que, por mais que tenha 20 ou 15 minutos a menos do que o normal de sono, o rendimento no dia será normal. 

No entanto, se engana quem pensa dessa forma. De acordo com estudos, esses pequenos minutos a menos podem afetar o seu rendimento nas atividades. 

Com isso, percebemos o quão importante é o descanso do sono, então a primeira dica não poderia ser outra. Procure regularizar o tempo de sono que você possui na semana, e além disso, desligue-se do mundo antes de dormir. 

Por isso, é importante que a mente esteja tranquila para, só assim, você começar a dormir. Esse processo pode ser hábito para algumas pessoas, mas para outras não. 

Por exemplo, dentre tantos problemas, a pessoa com a mente tranquila pode lidar com problemas de forma mais simples, como a necessidade de ter uma contabilidade para organizações religiosas.

O celular é o grande vilão das pessoas que procuram regularizar o seu tempo de sono, portanto, coloque na mente a necessidade de desligar o smartphone para que a sua concentração seja voltada somente em ter boas horas de sono. 

Para ter uma boa noite de sono, não basta se desligar dos problemas antes de dormir, o local em que você irá dormir também conta bastante. 

O local precisa ter um controle de iluminação de acordo com a preferência de cada pessoa, e também, possuir uma temperatura que esteja ao alcance das pessoas que estarão dormindo no respectivo local. 

Dessa forma, é inevitável não falar o quanto a saúde mental e corporal de uma pessoa pode estar ligada à uma boa noite de sono. 

Logo, estamos falando da qualidade dos colchões e travesseiros que são utilizados ao dormir, portanto, considere não economizar tanto nessa parte. 

É como pegarmos recursos para investir em cursos técnicos SP, que para o crescimento profissional de uma pessoa, é fundamental. 

Tente seguir um cronograma que esteja condizente com as responsabilidades do dia a dia, caso tenha problemas com eventuais barulhos que aconteçam na região, procure por uma proteção auricular, e atente-se na forma de usá-los para não danificar os seus ouvidos. 

Pratique atividades físicas

Como o celular, a preguiça e a procrastinação também são grandes inimigas no momento de manter o foco em algo, por isso é importante que você encontre meios para manter essas barreiras. Uma das alternativas mais adotadas entre as pessoas é, de longe, as atividades físicas. 

É fato que muitas pessoas não possuem tempo para praticar qualquer exercício físico, mas na medida do possível, considere separar ao menos 30 minutos do seu dia para realizar uma caminhada.

Isso fará com que o seu sangue comece a circular, logo, haverá mais disposição para lidar com as atividades do dia a dia. 

Há profissões que precisam estar sempre atento, isso porque são grandes responsabilidades atribuídas ao profissional. 

É o caso de pessoas que trabalham com serviço de desembaraço aduaneiro, que por sua vez, precisa estar sempre focado na liberação de mercadorias na alfândega. 

Os benefícios de ter o hábito de praticar exercícios vai além da vantagem de ter mais foco nas responsabilidades cotidianas.

Para isso, conheça mais antes de falarmos sobre quais os passos necessários para aumentar o foco nas atividades realizadas, é preciso que, inicialmente, você compreenda o conceito de atenção. 

As consequências de manter o corpo habituado com as atividades físicas incluem:

  • Diminui a ansiedade;
  • Previne doenças físicas e mentais;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Ajuda os seus órgãos, principalmente o pulmão;
  • Ajuda a dormir melhor.

Entretanto, é importante não exagerar com as atividades físicas, isso porque pode afetar negativamente a saúde corporal no momento em que o esforço é maior do que a sua capacidade. 

Agency Young Adult Profession Stressed Black

Tenha uma alimentação de qualidade

É comum que as pessoas pensem que a alimentação não tem nada a ver com o processo de possuir mais concentração, mas quando se trata de ter mais foco, um quesito afeta o outro. 

O exemplo mais fácil que podemos dar, onde a grande maioria das pessoas já passaram pela experiência, é a alimentação pesada que é feita no horário de almoço. Dependendo do alimento que foi ingerido, acaba fazendo um esforço dobrado para realizar as tarefas. 

Ao fazer esse tipo de alimentação, é normal que você procure um cantinho para conseguir tirar alguns minutos de sono, a fim de amenizar a sensação de peso excessivo corporal. Com isso, podemos perceber como a alimentação pode afetar diretamente o nível de atenção. 

Alguns alimentos de fácil acesso como amendoim, água, frutas vermelhas, peixes e folhas escuras possuem, por sua vez, substâncias potenciais que agem diretamente no cérebro, estimulando o mesmo a agir com mais eficiência. 

Tire um tempo para descansar

Como a relação de alimentação e produtividade, para algumas pessoas não faz sentido, o mesmo pode-se dizer sobre o mito de praticar atividades ininterruptas que fazem com que a pessoa seja mais produtiva. 

Novamente, é comum que muitas pessoas pensem que é necessário estar sempre se movimentando para estar mais disposto às atividades. 

É simples, o nosso cérebro não funciona como uma máquina que possui um carregamento automático, ele precisa de alguns minutos para descansar. É através do descanso que você terá mais facilidade para assimilar as responsabilidades e informações.

Não se esforce tanto, ao finalizar uma atividade, procure tirar alguns minutos para que as outras atividades seguintes sejam feitas com calma, e obviamente, com o foco necessário para evitar problemas. 

Fique longe distrações

Como já citamos no início do artigo, é essencial que você se desligue do mundo e dos seus problemas para que você tenha as melhores horas de sono. 

Atualmente, é hábito de muitas pessoas estarem com um smartphone até mesmo nas horas mais íntimas, ou seja, em alguns casos o celular se tornou parte do corpo humano. 

É compreensível que, dependendo do caso, haverá momentos em que não terá chances de desgrudar do celular, até porque, há pessoas que usam o aparelho como uma ferramenta de trabalho ou monitoramento, como uma empresa de contabilidade online, que lança informações diariamente nas plataformas digitais.

Além do celular, há a TV que também possui um nível de distração muito alto. Logo, procure evitar o uso desses equipamentos nas atividades, você irá economizar a atenção que deve ser voltada para coisas mais importantes. 

Banner Remarketing 26

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.