O segredo do planejamento semanal: Como começar a sua semana acertando?


A vida é formada por uma série de responsabilidades, com seus afazeres acumulando cada vez mais na medida em que alguém vai se especializando em sua carreira ou formando uma família, sendo preciso ter um
planejamento semanal para cuidar de tudo isso.

Esse acúmulo de funções se trata de uma realidade que pode se apresentar na vida de uma pessoa até mesmo durante a infância, na medida em que uma criança precisa cuidar do seu tempo a ser dividido entre fazer o dever de casa, brincar com os amigos e ir para a escola.

O problema é que isso está longe de ser uma situação que melhora com o tempo, afinal, o normal é que as suas responsabilidades apenas cresçam com o tempo, o que acaba sendo até mesmo um sinal de amadurecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Tais afazeres podem se expandir de forma abundante a partir do momento em que alguém passa a ocupar um novo cargo ou até mesmo para a administrar um negócio próprio, sendo importante recorrer a ferramentas que possam facilitar o seu trabalho.

Na gestão de uma pizzaria, por exemplo, é indicado recorrer ao uso de um sistema para restaurante, de forma a controlar melhor suas atividades, abrindo uma melhor comunicação com seus clientes, com programas podendo resolver certas preocupações.

Mesmo com o auxílio que certas ferramentas podem trazer, tirando a necessidade de cuidar da produção das notas fiscais da sua loja, ainda é preciso contar com um certo controle pessoal para poder se dedicar às atividades que exigem sua atenção em especial.

Até porque a vida de uma pessoa é formada não apenas por uma faceta, mas sim por vários, sendo necessário com que um pai tenha que se dedicar a brincar e educar seus filhos na mesma medida em que deve se preocupar com o futuro da sua empresa.

Além da atenção a ser dada para a prática de contabilidade para pequenas empresas, permitindo o crescimento adequado do seu novo negócio, é preciso reservar um tempo para cuidar da sua saúde sem que uma doença coloque em risco sua vida e seu negócio.

Ou seja, o que não falta na vida de alguém são responsabilidades, sendo preciso ter cuidado para não ser consumido por suas tarefas a ponto de prejudicar o seu cotidiano, prejudicando todas as vidas de um indivíduos, em todos seus círculos sociais.

E para que seja possível arcar com todo isso, é importante então recorrer a um planejamento pessoal, de preferência a ser feito de maneira semanal.
Banner Remarketing 25

Como funciona um planejamento semanal?

Esse tipo de prática lida com uma estratégia bastante intuitiva, tratando-se no caso da preparação que uma pessoa pode ter em relação às suas atividades a serem exercidas no decorrer da semana, sendo importante se planejar antes do início dela.

Essa preparação pode incluir as mais diversas atribuições que fazem parte da vida de uma pessoa, o que pode incluir atividades como:

  • Tarefas do trabalho;
  • Faxina da sua casa;
  • Realização do seus hobbies;
  • Encontros sociais;
  • Responsabilidades gerais.

Isso pode englobar tanto as práticas que fazem parte do seu cotidiano, como aqueles que surgem de forma inesperada, como a necessidade de realizar a troca dos cabos elétricos presentes no sistema de energia da sua casa após alguma possível falha.

O problema está na forma em que essas atividades são organizadas no seu dia a dia, pois caso não exista um bom planejamento por parte da pessoa, o que pode acontecer é um acúmulo de tarefas, com a semana chegando ao fim e seus afazeres não tendo sido feitos.

É o mesmo tipo de cenário que envolve o controle de suas finanças, no qual o adiamento de um pagamento pode fazer com que essa dívida acabe se tornando cada vez maior, como resultado da aplicação de juros que podem aumentar cada vez mais seu endividamento.

Para evitar esse tipo de situação, seja com seu dinheiro ou com suas tarefas cotidianas, é importante começar a semana já de forma correta, garantindo com que com o passar dos dias todas as suas tarefas sejam cumpridas em um tempo hábil e esperado.

Realidade essa que depende então de um bom planejamento por parte de alguém, tal como uma companhia, pode amplificar seus resultados ao recorrer a uma empresa de treinamento de segurança do trabalho, evitando assim acidentes que a atrapalhem.

E para que a sua semana seja então um sucesso, é indicado recorrer ao desenvolvimento de um bom planejamento para todos os dias, sendo preciso contar com uma boa estratégia para que exista tempo para você se dedicar aos seus afazeres e para o que lhe agrada.

Como garantir um bom plano semanal?

Um planejamento semanal pode ser visto como um projeto de sucesso se desde a segunda-feira você já consegue ver resultados, tendo suas atribuições sendo resolvidas, abrindo espaço para que alguém possa se dedicar a outros tipos de responsabilidades.

E para garantir com que esse planejamento semanal seja o melhor possível, é necessário considerar algumas práticas, como:

Definição de metas

O primeiro passo a ser tomado tem relação com as atividades que devem ser concluídas com o passar da semana, sendo indicado listar todos os seus afazeres, levando em conta suas responsabilidades no trabalho, vida pessoal e até mesmo na limpeza da casa.

Com todas essas necessidades ficando claras, é possível também saber exatamente tudo o que uma pessoa precisará lidar durante a semana, o que no caso das atribuições do trabalho pode ser algo auxiliado por um sistema de gestão empresarial.

Sistema de prioridades

De fato é importante saber quais são todas as suas responsabilidades, contudo é preciso também saber como lidar com esse tipo de informação, criando assim um sistema de prioridades, sobre quais são suas obrigações acerca de suas prioridades.

Essa lista deve contar com as atividades que mais merecem sua atenção, dando preferências aos afazeres que merecem ser vistos com mais urgência, deixando o restante das atividades para serem concluídas posteriormente, próximo ao fim da semana.

Escolha do dia adequado

Em relação a sua ordem de preferência, é importante definir qual será o melhor dia para realizar qualquer que seja suas atribuições, tal como deixar para fazer suas compras em um dia em que o mercado esteja mais vazio ou qualquer tipo de responsabilidade similar.

A partir dessa organização é preciso até mesmo ter um melhor controle sobre o seu tempo, criando uma rotina de sucesso, sobrando espaço para realizar todas as suas atribuições, além daquilo que não seja uma responsabilidade, mas que também merece atenção.

Tempo de lazer

Por mais que seja essencial para alguém atuar corretamente em seu expediente, marcando seus pontos todos os dias em um controle de ponto eletrônico biométrico da empresa, é necessário não deixar de lado a relevância a ser dada para seus momentos de lazer.

Para resolver isso, é importante destacar o seu tempo de lazer também como uma das suas atribuições semanais. Tirar um dia para ir ao parque ou assistir seu filme preferido pode ajudar a aliviar sua mente, deixando o indivíduo relaxado para lidar com outros afazeres.

Reconhecer imprevistos


Com um bom planejamento semanal é possível ter um controle melhor sobre as suas responsabilidades, estabelecendo antes o tempo necessário para realizar cada uma das suas atribuições. No entanto, nem toda organização consegue superar imprevistos.

Reconhecer esse tipo de possibilidade tem a ver com a flexibilidade a ser criada em sua agenda ou até mesmo com um plano de reserva caso tenha de se adotado um novo método de ação, como recorrer a uma reserva de fornecedor de energia solar nas faltas de luz.

Uso de ferramentas

Por muito tempo uma agenda ou um bloco de anotações foram o principal artifício para quem busca dar início a um plano de organização semanal. Apesar desse valor ainda existir, os dispositivos eletrônicos acabam ocupando um papel de maior importância.

Com o auxílio de uma agenda digital, que pode estar disponível até mesmo no seu celular, é possível ter um melhor controle sobre quais são as suas responsabilidades semanais, contando até mesmo com um alarme para recordar de uma tarefa não realizada.

Banner Remarketing 11

Aberto a mudanças

Por último, assim como é necessário contar com uma flexibilização em relação às suas responsabilidades, é preciso também considerar não só a criação de uma rotina planejada, mas também as adaptações que ela pode sofrer.

Da mesma forma em que uma empresa pode otimizar sua segurança ao instalar um sistema de controle de acesso informatizado, o seu planejamento semanal pode acabar passando por modificações sempre que a sua vida passar por alguma mudança.

Um emprego novo, o começo de um curso, nascimento de um filho, todas essas são atividades que podem impactar diretamente a sua vida, sendo preciso criar uma nova estratégia para lidar com suas antigas e novas responsabilidades.

Ao seguir essas dicas citadas, é possível não só garantir um melhor planejamento, mas se certificar também que o seu plano semanal conquiste bons resultados logo mesmo no início dela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.