Para nunca mais ter dúvida, logo, logotipo ou logomarca?

Olá meus pequenos e grandes aspirantes à empreendedores, vocês acabaram de conseguir um cliente, ou no caso você é cliente, mas tem medo de se comunicar de forma errada com seu designer/agência/freela/cliente, e agora falo pra ele logo, logotipo ou logomarca?? Realmente meus colegas é bom pesquisar antes de falar qualquer coisa, por quê se para você já está ruim imagina eu quando ouço uma coisa dessas.

Mas calma meus colegas, não precisamos chegar a este ponto, pois precisamos receber do job ainda certo?

Bom vamos lá, anotem em seus hardwares pois só vamos ensinar uma vez, esse é o tipo de assunto que se você preferir buscar no google vai perder algumas horas, e provavelmente vai ir dormir sem ter alguma definição concreta, ou com a sua própria teoria recém-inventada.

Muitos defendem a palavra logomarca, pois se adequa melhor em nossa língua nativa, e além disso quando ouvimos a palavra mesmo não conhecendo o significado dela segmentada temos  um fácil entendimento sobre o que se trata, logo-marca = desenho-marca, ou seja, o desenho da marca, mas não é bem assim que as coisas funcionam meus queridos. Se estamos traduzindo a palavra logo do grego por que não fazemos as coisas certas e descobrimos a definição de marca?

Logo - Do grego "logos" - significado, é um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto. (dictionary.com)

Logotipo - Do grego "logos" - significado, "typos" - figura, ou seja o significado da figura, geralmente reconhecemos o logotipo por um arranjo visual distinto de letras no qual empresas e organizações são prontamente reconhecidas pelos clientes. (answers.com)

Logomarca - Do grego "logos" - significado, do germânico "markas" - significado, opa como assim? Então é o significado do significado? Realmente isto não faz sentido não é? (chocoladesign.com) 

Além disso meus colegas, não necessariamente o meu logo, ou logotipo precisa ser relacionado com a minha marca, eu posso fazer desenhos e alternativas totalmente distintas do nome da minha marca e mesmo assim usar como meu logo ou logotipo, apesar de ser uma forma mais complexa de encontrarmos hoje em dia, podemos citar como referência a ROXY, a Mercedes Benz, a Starbucks, e até a grande Ferrari, todas essas marcas possuem logos, ou seja, desenhos distintos do seu nome, é claro que todas também possuem um adaptação tipográfica para ajudar no entendimento da marca por completo.

Mas é isso meus queridos colegas, gostaram? discordam? está errado? por quê? Escrevam ai e vamos discutir sobre o assunto!

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.