Pare de reclamar: trocas para fazer no seu dia a dia

Que atire a primeira pedra quem, ao tropeçar ou esbarrar seu dedinho em uma quina, não foi reclamar no mesmo instante, sendo algo quase automático diante das sensações e da raiva sentida naquele momento.

Reclamar é uma ação extremamente comum, sendo realizada basicamente o tempo todo em nossa rotina, se tornando até mesmo uma reação quase inconsciente ao se tratar de uma situação e momentos em que não nos mostramos satisfeitos.

Por isso, ao pensarmos nesse hábito, raramente ele tende a se mostrar positivo para a nossa vida, se tornando um fator que nos gera sentimentos e situações cada vez piores para o nosso dia a dia.

Por mais que pareça algo simples e sem importância, reclamar com frequência não é nada bom para nossa vida, sendo um fator que gera cada vez mais desgaste e faz com que nossa saúde mental aos poucos seja totalmente prejudicada.

O hábito de reclamar é um reflexo de uma cultura onde se busca constantemente o imediatismo e o perfeccionismo, sendo assim desde um aplicativo para bar e restaurante para pedir sua comida ou até mesmo em questões básicas da rotina. Queremos tudo para o agora.

Dessa forma, ao dar errado um mínimo detalhe, a reclamação se mostra o caminho mais fácil a ser seguido, se tornando um hábito em nossa vida totalmente frequente e fazendo com que se tenha esse fator negativo.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre e reclamação, os prejuízos para a saúde mental ao ser realizado essa ação com excesso e principalmente algumas dicas para quem deseja romper com esse padrão de comportamento. Vamos lá!

Banner Remarketing 10

Como a reclamação afeta a saúde mental?

A reclamação ao ser realizada de forma pontual e sem que se tenha um excesso, ela é uma forma de colocar a raiva para fora, permitindo que você se sinta mais calmo e siga normalmente em sua rotina em um fornecedor de biscoito de polvilho.

O problema da reclamação é quando ela passa de um ato e comportamento pontual e se torna um hábito, sendo realizada de uma forma aumática praticamente o tempo todo.

Assim, quanto mais se preserva esse hábito de reclamar, mais as pessoas tendem a se mostrar descontentes, se incomodando com pequenas coisas e sempre se mostrando revoltado e sem controle diante das situações.

Uma pessoa que reclama com frequência afeta até mesmo o seu entusiasmo, fazendo com que cada vez se tenha essa energia ruim e que seu psicológico seja afetado diante desses momentos.

Por isso, para que as reclamações possam ser controladas, essa situação só deve ocorrer para expressar indignação quando for extremamente necessário, tendo em sua mente um objetivo específico para a realização desse descontentamento.

Por exemplo, ao prestar um descontentamento de algo que deve ser mudado para melhor em sua empresa de análise ergonômica do trabalho aet, de fato essa reclamação se mostra boa, pois você tem em mente a evolução da empresa.

Com isso, se a reclamação não se mostra útil diante da situação em que você vive, evitar esse ato é fundamental, pois são nesses pequenos detalhes que o hábito é desenvolvido e se estabelece em sua vida.

Dessa forma, para que você tenha um conhecimento ainda melhor o quanto o hábito de reclamar pode ser prejudicial e busque uma mudança para já, confira as maneiras em que reclamar em demasia afeta a saúde mental.

  • Aumenta os níveis de cortisol no organismo;
  • Prejudica e afeta totalmente a memória;
  • Estimula pensamentos negativos;
  • Deixa o corpo cansado e estressado;
  • Reduz o amor próprio.

Logo, ao ter esses pontos à disposição, fica claro que para você ter uma qualidade de vida e conseguir sempre desempenhar o seu máximo desde os seus relacionamentos a uma empresa de produtos veganos, evitar essa reclamação em excesso é algo primordial.

Serious Bearded Man Keeps Palm Raised Makes Restriction Or Denial Gesture Wears Round Transparent Glasses Casual Jumper Asks To Halt

Dicas para romper o hábito da reclamação

Por mais que muitas vezes as situações em nossa rotina possam sair do controle, pense duas vezes antes de reclamar e tenha a ciência que preservar esse comportamento é ruim para nossa vida.

Assim, para você que deseja romper o hábito de reclamação e estabelecer em sua vida um pensamento muito mais positivo, confira algumas dicas e fuja das reclamações e de sentimentos ruins em sua vida.

1 – Esteja aberto às mudanças

Muitas vezes nós realizamos o ato de reclamar pelo simples fato de algo não sair da forma como esperávamos, por isso estar aberto a possíveis mudanças é fundamental, pois nós nos tornamos mais tolerantes e abertos ao que for acontecer.

É importante ter em mente que não é porque não saiu da forma como queríamos que está errado, em alguns casos até mesmo melhores opções possam ser geradas e desenvolvidas diante do que está acontecendo.

Por exemplo, ao estar pensando em comprar equipamento de pilates, por mais que você tenha um plano em mente para que isso aconteça, estar aberto a possíveis mudanças te torna muito mais suscetível e aberto ao que acontece.

2 – Tenha em mente que o mundo não é perfeito

Diante da cultura que vem sendo desenvolvida diante da sociedade, cada vez mais as pessoas preservam em sua mente essa busca pela perfeição e acham que só existe uma única forma das coisas acontecerem.

Entretanto, é importante ter em mente que a vida nem sempre será como nós gostaríamos que fosse, por isso é essencial estar mais tranquilo e preservar hábitos positivos desde a ida a um centro de medicina do trabalho a tarefas em nosso dia a dia.

É importante termos em mente que sempre em nossa vida haverá problemas, sofrimento e dores, e nós não somos os únicos a passar por isso, então quanto antes nós aceitarmos isso, mais cedo preservaremos em nossa vida ações positivas.

3 – Entenda a diferença sobre crítica construtiva e reclamação

Há momentos que chamam a atenção por um erro ou situação em questão faz total sentido e é algo apropriado, deve ocorrer, entretanto isso nunca deve ocorrer de uma forma desencorajadora.

Com isso, ao considerar, por exemplo, uma avaliação de imoveis valor, busque sempre priorizar o diálogo, resolvendo os possíveis transtornos de uma forma positiva e sem ressentimentos ou situações ruins.

As queixas não colaboram em nada para o diálogo e resolução do problema, por isso preserve o hábito de conversar e pensar no que pode ser melhorado antes de reclamar ou proferir seja qual for a palavra ou sentimento.

4 – Tenha consciência de quem está ao seu redor

Ao estar diante de refeições coletivas conversando e tendo interações com outras pessoas, tenha consciência se à sua volta as pessoas te ajudarão a resolver os problemas ou se evidenciar a reclamação será somente um desabafo.

Assim, é importante que, ao ter esses momentos de interação, é importante deixar bem claro as suas intenções, fazendo com que a pessoa ao seu redor entenda se o que está sendo dito é um desabafo ou um simples comentário.

Dessa forma, a pessoa que vai estar te ouvindo está consciente de qual a sua intenção diante daquele momento, podendo te ajudar a parar de reclamar e te auxiliar nessa busca por hábitos mais positivos.

5 – Evite ao máximo iniciar conversas com queixas

É comum muitas vezes que nós iniciamos conversas já realizando uma reclamação, fazendo com que o contexto e o caminhar da conversa só intensifique o comportamento de reclamar.

Por isso, substitua esse início de conversa reclamando por um elogio, fazendo com que a conversa já inicie de uma forma positiva, preservando um hábito e sentimentos totalmente positivos para a sua vida.

6 – Observe seus hábitos

Esteja atento em qual momento do dia você costuma mais reclamar e o porquê muitas vezes esse comportamento ocorre, assim, ao ter esses conhecimentos e respostas à disposição, você se vigia mais diante do que está acontecendo.

Ao monitorar os seus hábitos e os momentos em que você se mostra mais propenso a reclamar, evita ao máximo essas ocasiões e você não se mostra mais vulnerável e sem entender o que está acontecendo.

Banner Remarketing 26

7 – Experimente estabelecer pequenas metas

É muito mais fácil mudar hábitos e comportamentos quando buscamos cortá-los ao máximo da nossa rotina, assim antes mesmo que venha ocorrer a reclamação, já nos mostramos prontos para que essa situação não ocorra.

Criar metas baseadas em um dia sem reclamar e ir aumentando gradativamente pode ser uma das ações fundamentais, estabelecendo hábitos positivos e cortando totalmente esse hábito de reclamar da sua rotina.

Por isso, ao ter essas informações à disposição, chegou o momento de estabelecer em sua vida palavras e ações que te façam evoluir, evitando as reclamações e preservando os elogios e agradecimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.