Planeje Estratégias para Criação de Sites

Construir um site não é tão simples quanto parece, devemos lembrar que ele pode ser um dos pontos de contato mais próximos com o seu cliente, visto que, as pessoas consomem através de sites. É nele que deverá conter informações a respeito da empresa, do produto ou serviço oferecido e toda a linguagem que será abordada com o cliente.

Planejar estratégias para a criação de site é fundamental para que ele não seja um pontinho perdido no meio da vastidão da internet. Apenas produzi-lo sem que algumas estratégias sejam implementadas, pode não trazer os resultados esperados.

Mas antes de abordar algumas estratégias para serem utilizadas na criação de site, é preciso ressaltar que é necessário que um site posse uma boa experiência para o usuário. Contendo todas as informações necessárias e uma usabilidade fácil, deixando a navegação confortável.

O Inbound marketing entra na estratégia?

É fácil se deparar com a dúvida sobre o que é o inbound marketing e se ele é realmente importante em um site. A resposta é muito simples: sim.

O inbound marketing é responsável por implementar estratégias com o intuito de trazer clientes e trabalhar todo o processo de aprendizagem do site até a possível conversão. E deve ser implementado ainda no processo de criação de sites, para que tudo seja alinhado.

Algumas estratégias que o inbound aborda são: newsletter dentro do site, podendo oferecer descontos para o cliente em troca do e-mail (chamado de lead); divulgação de e-books com assuntos referente ao produto ou serviço oferecido, também em troca do e-mail; desenvolvimento do blog para postagens de conteúdos e mais uma série de fatores que, se bem trabalhados, a eficácia pode ser certeira.

O intuito de captar o e-mail dos clientes é para construir um base de CRM (Customer Relationship Management), essa é uma maneira de desenvolver um relacionamento com o cliente, identificando seu perfil e trabalhando diretamente com ele através de e-mail marketing. Esse processo geralmente é automatizado, usando ferramentas desenvolvidas para isso.

O que mais precisa?

A estratégia de criação de sites é um processo que engloba uma série de fatores, como já mencionamos alguns. Mas para que ela seja completa vamos identificar outros importantes que devem ser implementados.

SEO: Hoje muito comentado, essa técnica tem o principal intuito de trabalhar conteúdos relevantes dentro do site, tanto para uma boa experiência do usuário e também para que seja relevante nos buscadores. Quando bem alinhada, ela possibilita que seu site entre nas primeiras posições de buscas organicamente, ou seja, sem pagar diretamente por isso. Analisando palavras-chaves importantes para que o site seja encontrado através delas.

Call-to-action (botão de conversão): Dentro de um site é necessário colocar o call-to-action que é um botão de conversão. Ele se aplica para uma série de fatores, desde textos até o um produto, em casos de e-commerce. Sua principal função é conduzir o usuário para a ação desejada ou fazer com que a sessão dentro do site possa ser estendida para um tempo maior.

Blog: A criação de um blog dentro de um site é quase tão importante quanto o site. Ele é um canal de contato com o seu cliente, alimentando informações sobre seu produto, mercado, solucionando possíveis problemas e postando conteúdos que sejam relevantes para o negócio. O blog é importante para alimentar o tráfego da página e os conteúdos indexados no google, a fim de subir o posicionamento no canal de busca. Hoje ele está muito atrelado ao marketing de conteúdo, que nada mais é do que trabalhar a comunicação da empresa através de conteúdos relevantes.

Landing-pages: Atrelada às estratégias de inbound marketing, a função delas é ser uma página de conversão, desenvolvidas para que os visitantes façam uma única ação, eliminando informações que possam causar distrações. Pode ser um download de um material, reproduzir um determinado vídeo, campanhas de ações - como o natal e mais uma infinidades de de assuntos que podem ser trabalhados.

A criação de sites, como vimos, precisa ser bem trabalhada, buscando resultados efetivos. Abordamos algumas estratégias que podem ser vistas como fundamentais para a efetividade da comunicação com o cliente. Elas devem ser enquadradas de acordo com o segmento trabalhado, sempre buscando o melhor para o usuário. Adotar elas de maneira de maneira correta e estratégica pode gerar um retorno significativo. Construindo uma boa base de leads e proporcionando conteúdos e uma boa experiência para o visitante.

<div id="formulario-criar-site-e293e88804119912101e"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
  new RDStationForms('formulario-criar-site-e293e88804119912101e-html', 'UA-45918016-1').createForm();
</script>

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.