Por que criar um planejamento de marketing para e-commerce?
Sua empresa está preparada para aumentar os lucros, de olho na tendência de crescimento das compras on-line? É hora de fazer um planejamento de marketing para conquistar novos consumidores e manter os que existem. Afinal, as vendas on-line vieram para ficar.
As plataformas digitais tornaram-se as principais aliadas para manter e aumentar as vendas de produtos e serviços durante o período de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19.
O ano de 2020 exigiu, principalmente das pequenas e médias empresas, o investimento na criação e aperfeiçoamento de serviços à venda pela internet por meio de lojas virtuais ou e-commerces.
Se por um lado houve redução de compras nas lojas físicas, por outro, empresas que já vinham investindo na modernização de suas plataformas virtuais, apostando nas vendas online, saíram na frente.
Durante o primeiro semestre de 2020, no auge da pandemia, houve aumento de 47% nas vendas pela internet. Foi o maior número de vendas on-line em 20 anos no país.
Os dados acima, divulgados pela 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce no Brasil, feito pela Ebit|Nielsen, demonstram a tendência do mercado consumidor brasileiro em fazer compras virtuais.
O crescimento exponencial de compras por canais de e-commerce continuará em 2021.
O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA FAZER SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING DO E-COMMERCE?
Acompanhe os próximos tópicos deste post para saber como e porque investir em um plano de marketing para seu negócio prosperar.
O cenário do e-commerce
Segundo pesquisa realizada pela Criteo, empresa global de soluções de tecnologia e conteúdos voltados ao marketing, 94% dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando nas lojas on-line que descobriram no período de isolamento social.
Neste cenário, as estratégias de marketing com foco no aumento das vendas por plataformas digitais é fundamental para as empresas maximizarem os lucros.
O que é um planejamento de marketing?
Traçar objetivos para alcançar maior aumento de vendas é o que fazemos quando planejamos estratégias de marketing. O planejamento envolve escolher que ações serão tomadas com base nos objetivos traçados pela empresa.
Por exemplo, sua empresa deseja aumentar as vendas do e-commerce. Para isso, precisa prospectar novos clientes e fidelizar tanto os novos quanto os antigos.
Algumas estratégias de marketing para prospectar clientes e fidelizá los seriam:
- Atualização do site,com produção de layout mais atrativos para exposição de produtos e melhor navegabilidade por celulares;
- Produção de conteúdo para mídias digitais;
- Desenvolvimento de campanhas com foco em contar histórias de clientes com a marca;
O desenvolvimento conjunto destas ações, estipulando metas, período de execução, setores e pessoas envolvidas. Além de formas de monitoramento e avaliação do que será executado, formam o plano de marketing da empresa.
O plano de marketing são os passos e procedimentos que a empresa adotará para alcançar seus objetivos de venda e se diferenciar da concorrência. Define:
- Ações de marketing levando em consideração o perfil do público-alvo, ou seja, definindo a persona para qual o produto ou serviço é vendido;
- Como a empresa utilizará os diferentes canais de comunicação para chegar até o cliente;
- Como será feita a comunicação, o anúncio do produto e serviços para o cliente nas diferentes plataformas digitais.
Os resultados no aumento das vendas com o investimento em marketing acontece, mas precisa de tempo.
É fundamental a criação de diferentes ações no plano de marketing, que articuladas entre si, produzem resultados em curto, médio e longo prazo.
Para fazer o planejamento de marketing para seu e-commerce, é importante executar as ações a seguir.
Liste objetivos
Definir qual problema deseja resolver e, ou, oportunidade que deseja alcançar, conforme necessidade e propósitos do seu negócio. A partir dos objetivos você disputa metas para chegar aos resultados pretendidos.
É fundamental que haja a definição de como mensurar os resultados. Por isso, deve-se traçar objetivos específicos realistas, mensuráveis e definir prazos para alcançá-los.
Um aliado importante nesta construção é o método Smart. Na prática, esta metodologia é essencial para a criação de metas que são a base para qualquer planejamento e, se tratando de um planejamento de marketing para e-commerce, são essenciais.
A metodologia Smart, basicamente ajuda a traçar objetivos considerando:
- S - Especificidade do objetivo;
- M - Objeto mensurável;
- A - Metas alcançáveis;
- R - Plano realista.
- T - Com data para finalizar
Ainda que seja possível traçar objetivos mais gerais, conforme o propósito do seu negócio, não esqueça:
A boa execução do planejamento de marketing depende do quanto as ações definidas, levaram em consideração a realidade estrutural, capacidade de execução de equipe e recursos disponíveis para investir nas estratégias desenhadas.
Escolha os canais digitais
Por quais meios digitais o seu negócio conversa com o cliente e promove a marca? A escolha precisa ser feita com base no propósito da empresa, no perfil do consumidor alvo ideal e nos seus hábitos digitais.
A escolha dos canais digitais vem a partir da reunião de informações e compreensão sobre os valores, missão, produtos e serviços, processo de vendas e perfil do público-alvo da marca.
Além disso, é fundamental o estudo das tendências de mercado no uso de plataformas digitais para relacionamento com o cliente e visibilidade da marca.
As tendências de mercado podem nortear as escolhas sobre os melhores canais para venda, que mídias sociais há maior presença do público e como ele interage com elas.
Informações como estas vão te ajudar a pensar depois nas estratégias de conteúdo para cada canal.
Defina métricas e mensure resultados
No planejamento de marketing do seu e-commerce ao traçar objetivos, você estipula metas que precisa alcançar para aumentar suas vendas em curto, médio e longo prazo. Para saber o impacto das ações de marketing nas vendas, avaliando o retorno financeiro do investimento feito, é fundamental estabelecer as métricas de mensuração.
Do que adianta investir em verbas, anúncios, conteúdo e não saber os resultados? O planejamento de marketing para e-commerce será o seu guia nesta missão. Acredite!
5 Dicas para otimizar seu e-commerce com foco no consumidor
Para todo objetivo há um conjunto de estratégias de marketing que você adotará para prospectar clientes e fidelizá-los a sua marca.
Ao longo de todo percurso de criação e implementação de ações de marketing no seu e-commerce, você não pode esquecer que o foco é sempre trazer a melhor experiência para o consumidor.
Para aumentar as vendas no seu e-commerce, você precisa:
- Ter canais de vendas de e-commerce atualizados. Imagem é o que vende. Por isso, preocupe-se em ter boas fotografias para ilustrar seus produtos e serviços.
- Investir na segurança do seu site. O cliente precisa ter maior confiança na hora da compra, é preciso contratar serviços proteção de dados;
- Pensar na experiência do usuário na hora de acessar sua plataforma em diferentes dispositivos, adequado layouts e conteúdos para acesso em celulares e tablets;
- Agregue valor a sua marca, produzindo bons conteúdos para mídias sociais, aumentando sua credibilidade e confiança dos clientes pela qualidade na entrega dos produtos e serviços.
- Busque desenvolver o bom relacionamento com o cliente e ofertar diferentes possibilidades de pagamentos pelos canais de venda.
Tudo pronto para fazer o planejamento de marketing para o e-commerce? Lets Go!
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Sobre Cr.Andrade e Clikss Brasil
*Cr.Andrade é CEO da CLIKSS Brasil, especialista em marketing digital com ênfase no planejamento estratégico e oferece serviços que possibilitam que as empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Apaixonados por estratégias, a Clikss Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO, Google Ads, Lojas Virtuais, Gestão de Mídias sociais e Hospedagem.
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