Quais os benefícios de um podcast para o seu negócio?

Hoje em dia, em meio a tantas mudanças no ramo da tecnologia e no universo empresarial, é preciso estar em constante adaptação para as novidades que vêm surgindo. Pensando nisso, um podcast tem sido uma importante ferramenta para usar nos negócios atualmente. 

Isso porque, são diversos episódios com variados temas e nichos que podem ser abordados em um podcast. Além disso, existem diferentes tipos de público-alvo para consumir esses assuntos variados. 

A maior vantagem de um podcast é a possibilidade de ouvir a qualquer momento e lugar, sendo que dá para baixar ou até mesmo ouvir na mesma hora, seja sobre uma gestão de recursos humanos ou não. 

Dessa forma, é possível afirmar que um podcast pode trazer diversos benefícios para os negócios, como uma importante estratégia de marketing e divulgação. 

Pensando nisso, caso queira entender mais sobre o podcast e como usar ele em sua empresa, basta continuar a leitura. 

 

O que é um podcast?

 

Antes de mais nada, é preciso entender o que é um podcast, que nada mais é do que um conteúdo em formato de áudio que fica disponibilizado online. Funciona como se fosse um programa de rádio que fica hospedado em alguma plataforma ou streaming. 

Porém, enquanto os programas de rádio são transmitidos somente em tempo real, como se fosse ao vivo, o podcast, seja de uma gestão comercial ead ou não, pode ser ouvido em qualquer momento, pois fica disponibilizado na internet, por meio de plataformas. 

A palavra podcast é derivada do termo podcasting, que é como se fosse uma radiodifusão sob demanda e o resto da palavra é broadcast, uma transmissão por meio do rádio. 

Junto com o avanço da tecnologia e dos diversos meios de comunicação e dispositivos, como celulares e tablets, o conceito do podcast foi se ampliando e se tornando algo cada vez mais moderno e prático. 

Afinal, é como se fosse a possibilidade de ouvir um programa de rádio, de qualquer assunto do seu interesse a qualquer momento e local, até mesmo baixando para ouvir em algum lugar que não tenha internet. 

Em resumo, o podcast pode ser de diversos assuntos e temas, sempre dependendo do público-alvo que for consumir, mas dentre suas principais funções está:

 

  • Educar a população;
  • Compartilhar algum conhecimento;
  • Gerar debates e reflexões;
  • Gerar entretenimento;
  • Dentre outras funções.

 

Além de todas essas funções, um podcast pode ser usado até mesmo como uma gestão estratégica de marketing e vendas para alguns negócios. Para entender um pouco mais sobre isso, basta continuar a leitura. 

 

Banner Remarketing 13

 

Qual a função do podcast nas empresas?

 

É muito comum pensar no podcast apenas como uma fonte de entretenimento ou distração, tal como vários programas de rádio. Entretanto, é possível usar essa ferramenta dentro do ambiente de trabalho, como um modo de divulgar sua empresa e os valores dela. 

Isso porque, assim como visto anteriormente, um podcast pode ter diversos temas e tudo sempre vai variar do seu público-alvo. 

Portanto, é possível usar como uma estratégia de marketing para criar uma conexão com o seu público e assim, entreter eles e ao mesmo tempo fazer com que eles conheçam sua marca. 

Basta imaginar o seguinte exemplo: Você tem uma faculdade e precisa divulgá-la, como o curso de gestão financeira, e para isso, poderá criar um podcast falando sobre isso, levando entrevistados que tenham feito esse curso. 

Com isso, além de divulgar o seu curso, ainda é possível gerar uma conexão com os seus clientes e criar um entretenimento para todo o público interessado naquele tema em específico. 

Além disso tudo, existem outros benefícios em usar um podcast para o seu negócio, como:

 

  • Construção de pontes entre a marca e ouvintes;
  • Consolidação de uma imagem;
  • Inovação na criação de conteúdos;
  • Conhecimento sobre os seus produtos e serviços.

 

Dessa maneira, é possível afirmar que um podcast pode ser um grande canal estratégico para o seu negócio, trazendo visibilidade, inovação e uma conexão com o público-alvo. 

 

Podcast Significato

 

Como produzir um bom podcast?

 

Ao entender a importância de um podcast para o seu negócio como uma estratégia de marketing, é preciso compreender como produzir um que seja realmente bom e atraia o público-alvo. 

Antes de mais nada, seria bom considerar um curso de oratoria para quem for fazer a apresentação, já que dentro desse ensino, será possível aprender boas técnicas. 

Após isso, tem uma série de etapas que precisam ser seguidas para a construção de um bom podcast, como: 

 

  • Tenha um tema;
  • Planeje os conteúdos e as pautas; 
  • Grave e edite;
  • Escolha uma plataforma e divulgue.

 

No primeiro passo, é importante seguir o tema que esteja relacionado com os produtos oferecidos pela sua empresa. Depois, é necessário planejar o que será dito e as datas de todos os episódios. 

Então, é necessário filmar e depois editar. Nessa parte, o investimento é válido para que possa ter um excelente resultado final, ainda mais no contexto empresarial. 

Por último, escolha uma boa plataforma, sendo até mesmo um streaming em que possa disponibilizar os podcasts e assim, começar a divulgação em todos os meios e canais. 

 

Banner Remarketing 14

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.