Quais são as tendências do marketing para o 2º semestre de 2021

A pandemia modificou o mundo todo, sendo assim, empresas tiveram que se adaptar às mudanças. Porém, esse cenário está longe do fim, isso porque não se tem previsão para o retorno das atividades, mas quais serão as tendências do marketing para 2021?

Importante dizer que, agora, estamos entrando no final do 1º semestre de 2021, dessa forma, vamos focar nas principais tendências para o segundo semestre, assim será possível montar um planejando que atenda melhor às expectativas.

É preciso ter em mente que esse cenário se estenderá por anos, não o fechamento de comércios e a limitação de pessoas em locais fechados, mas as medidas e aprimoramentos realizados inicialmente para combater a pandemia.

Antes, muitas empresas acreditavam ser totalmente inviável o trabalho home office, a partir da pandemia, diversas companhias jamais retornarão às atividades presenciais, pois notaram que para suas realidades, distintas de outras, trabalhar nesse sistema é melhor.

Então, essas tendências, apesar de serem pensadas e apuradas para surtirem efeito ainda em 2021, poderão ser estendidas por longos anos, fazendo com que haja números positivos para as diversas empresas.

Essas medidas foram tomadas por empresa, por exemplo, como uma fábrica de camisetas personalizadas, que teve que parar de vender fisicamente e focar nas vendas digitais. Esse foi apenas um dos diversos setores que se adaptaram.

Pensando nisso, confira algumas tendências para o segundo semestre deste ano:

 

 

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1 - Interações virtuais 

Uma das principais estratégias que cresceram muito, e continuarão a crescer, são as interações virtuais. Apesar de não substituírem o contato físico, são capazes de confortar e manter as pessoas comentando sobre os assuntos desejados.

Entre os grandes agentes estão as redes sociais e as chamadas de vídeos. Com as redes sociais, é possível ter imensa interação com um público carente de assuntos para serem comentados e tempo para que eles sejam discutidos.

Então, o chamado Marketing de Conteúdo, onde as pessoas divulgavam constantemente assuntos diversos com vídeos e fotos, nas redes sociais, acabou gerando excelentes resultados, e cada vez mais se investe em empresas de consultorias de marketing, como a Cr.Andrade.

Outro ponto de destaque neste tópico, é o fato de que as pessoas passaram a guardar um pouco de dinheiro em casa. Dessa forma, esse valor será gasto em cursos, livros, serviços como de um escritorio de contabilidade SP, entre outras frentes.

Pensando nisso, tanto o cenário das redes sociais quanto dos e-commerces continuarão fortes por bastante tempo. Lembre-se de que as pessoas em casa são cerca de 60% mais compulsivas em gastar dinheiro do que uma pessoa que está em condições normais.

Então, a empresa que desejar se destacar no 2º semestre de 2021 deve, por excelência, investir nas interações.

Por fim, outro ponto forte que ganhou muito renome na pandemia e tende a ficar até o final deste ano é a interação via chat box e aplicativos de mensagens. O consumidor que está em casa deseja gastar o dinheiro dele rapidamente e ser atendido mais rápido ainda.

Pensando nisso, as empresas estão investindo em maneiras de atender os clientes de forma mais célere possível, sendo que os aplicativos de mensagens evitam com que eles fiquem na linha de espera por muito tempo. 

Telefonemas são bons e importantes para a maioria dos públicos, como de uma empresa terceirização de serviços de portaria, mas dependendo do segmento e do problema a ser resolvido, não são igualmente relevantes. 

 

2 - Inteligência artificial e Machine Learning 

Esses métodos de pesquisa e uso de dados são importantíssimos para as novas estratégias e tendências geradas pela pandemia. Como sabemos, dados são a chave para qualquer negócio, então, para isso, toda a empresa depende de uma boa rede de dados.

Eles podem ser obtidos de diferentes formas, mas o que importa de verdade é a maneira como eles serão utilizados para ajudar a aumentar as vendas.

Sendo assim, duas excelentes maneiras de utilizar esses dados são por meio da Inteligência artificial e do chamado Machine Learning.

Essa é uma forte tendência para o 2º semestre de 2021, sendo que pode ser utilizada por diferentes organizações, como uma empresa de consultoria contábil ou de roupas.. 

Vejamos agora, com mais detalhes, o que são essas estratégias, bem como algumas características importantes:

 

Machine Learning

Esse é um método que utiliza dados para prever situações e tentar levar a algo. Um exemplo é identificação facial ou quando falamos de um produto e horas depois esse produto aparece como sugestão de compra em nossos celulares e computadores.

O Google Ads, por exemplo, é uma ferramenta que trabalha exclusivamente com isso, então, a empresa que souber identificar como utilizar esse sistema de dados auto adaptativo, pode render bons frutos.

 

Inteligência artificial 

Aqui são basicamente desenvolvedores que instalam inúmeras situações dentro de um sistema e ele passa a pensar por contra própria. Diversas empresas estão investindo em inteligência artificial com a promessa de diminuir a mão de obra humana.

Já existem sistemas integrados, como casas inteligentes, que com um comando de voz realizam diversas funções, bem como assistentes por voz de empresas e até de grandes bancos, além de organizações, como uma empresa de limpeza piso, que trabalham com robôs.

 

Notebook

 

3 - Empresas humanizadas 

O interessante de um livre mercado é que um empreendedor tem inúmeras possibilidades para tentar construir um negócio de sucesso, sendo assim, se uma das tendências é o investimento no ramo digital, também é preciso que as empresas aprenderam a ter empatia.

Essas empresas buscam algo além do lucro, por exemplo, construir algo para a sociedade e para as próximas gerações. Recentemente, com a cúpula do clima ocorrida no primeiro semestre de 2021, líderes do mundo todo se comprometeram a diminuir a emissão de gás carbônico. 

Abriu-se, então, uma oportunidade mundial de tentar melhorar o mundo, não somente pela parte ambiental, mas também social. Então, as empresas que investiram em pessoas nessa pandemia, bem como que continuarão a investir, podem ganhar muito com essas atitudes.

Erros só são perdoados por um histórico positivo, então, os clientes tendem a ter mais paciência e investirem mais em empresas de alimentação, por exemplo, que realizam obras sociais ou destinam o lucro para algum fundo ambiental.

Note como as empresas tomam cuidado com a maneira como se posicionam e as formas como lidam com ações que podem gerar uma reação negativa, não apenas nas redes sociais, mas nos valores defendidos por elas.

Existe uma pressão social por boas atitudes, sendo que isso é uma tendência que ficou muito mais forte em 2021 e tende apenas a crescer para o seu segundo semestre.

 

4 - Aposte nos podcasts 

As pessoas passaram a entender o quão positiva é a criação de um bom podcast e como eles podem gerar autoridade de uma marca sobre diversos assuntos, sem terem que se apegar a grandes investimentos.

Montar um podcast não é difícil, assim, com um bom celular a captação de áudio pode ser bem-feita. Dessa forma, é possível criar um conteúdo de qualidade sobre os assuntos que precisam ser falados dentro de uma empresa, bem como ganhar um público interessado.

Os podcasts são excelentes formas de se ganhar um engajamento, as pessoas escutam de tudo, então, por exemplo, uma dedetizadora ratos que quiser contar o dia a dia e maneiras de lidar com inúmeras situações, pode ganhar um público bom. 

Tudo vai depender de como será feito e dos assuntos e temas abordados, os podcasts que estão sendo colocados atualmente tratam de inúmeros assuntos, sendo que existem alguns mais voltados para suas áreas específicas, fato é que há espaço para todos.

O que é preciso para montar o podcast:

 

  • Alguma forma de captar áudio;
  • Utilizar um programa para edição de áudio;
  • Assuntos relevantes;
  • Produção constante;
  • Divulgação em todas as plataformas digitais.

 

Com esses passos já é possível criar um podcast como maneira de ganhar um novo público. Ademais, essa estratégia está sendo bem utilizada por empresas que desejam construir alvos nichados e por pessoas que possam aderir aos produtos vendidos pela empresa. 

 

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Considerações finais 

Vimos ao longo de todo o artigo as principais tendências do  marketing para 2021, a maioria delas trabalha com a obtenção de clientes por meio da geração de autoridade e do entendimento de como o consumidor vive em seu dia a dia.

Se for preciso se una a um consorcio de veiculos contemplados, ou de qualquer outro item que seja do seu segmento, e tente entender quais são as principais medidas que eles estão tomando perante essa situação mundial que afetou a todos. 

Utilize essas tendências, adequando-as com a sua realidade, faça investimentos precisos, sempre se baseando no que for melhor para o seu público. Tenha paciência no início e acredite no estudo que foi feito, assim, os frutos virão com o tempo.

Agora é com você, faça a sua parte e comece a ver os resultados o quanto antes. Boa sorte!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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