Razões para aderir a uma ferramenta de email marketing
Uma boa ferramenta de email marketing vai ajudar o seu negócio a utilizar uma das melhores estratégias de marketing digital existentes hoje.
Afinal, o e-mail marketing é uma prática segmentada e de baixo custo que está presente nos planejamento de qualquer tipo de organização.
Apesar de outros canais, como as redes sociais, terem crescido muito, está cada vez mais difícil ter um bom alcance de público com elas.
Para que uma única publicação chegue a um expressivo número de pessoas, é necessário ter muitos seguidores e um engajamento considerável.
Além disso, são canais muito concorridos, porque ganham com a divulgação de mídias, ou seja, é muita gente querendo trabalhar com elas, disputando um bom posicionamento.
Também as estratégias em SEO, que são necessárias e não podem ser deixadas de lado, estão exigindo cada vez mais conhecimento técnico para serem eficazes.
Sem falar que é um trabalho mais lento e que não traz os resultados que você espera tão rapidamente.
A partir disso, entra em cena o e-mail marketing, que principalmente para os negócios pequenos, é uma maneira de estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e leads.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia que não pode ser deixada de lado, bem como de que forma uma ferramenta pode ajudar.
A importância do e-mail marketing
Quando uma empresa de pintura, ou qualquer outra, faz uso do e-mail marketing, tem acesso a inúmeras vantagens que explicam a importância dessa estratégia. São elas:
Maior alcance
Usar e-mail é uma prática corriqueira entre pessoas e empresas, portanto, esse canal tem um alto potencial.
Com o passar do tempo, a companhia vai criando sua própria base de contatos, o que lhe permite interagir com um número grande de pessoas, sem precisar gastar muito.
É isso o que garante um amplo alcance nessa estratégia, então, ela não deve ser deixada de lado.
Segmentação de público
Assim como o e-mail marketing garante um grande alcance de público, a marca tem o poder de segmentar seus contatos baseada em alguns dados, como:
- Localização;
- Interesse;
- Produto consumido;
- Ticket médio;
- Entre outros.
Quanto mais a base de contato for segmentada, mais eficiente será a comunicação com os clientes. Por exemplo, uma empresa de cabeamento estruturado pode criar uma campanha para quem comprou o produto X, oferecendo um complemento.
Ademais, pode criar uma ação específica para quem está em determinada localização ou enviar materiais de acordo com o tipo de conteúdo que um contato consumiu.
A segmentação é uma das maiores razões para se utilizar e-mail marketing, visto que você envia mensagens que estão de acordo com os interesses de seus contatos.
Análise de métricas
Se a empresa envia um e-mail por conta própria, fica difícil mensurar seus resultados. Não temos como saber quantos e-mails foram entregues ou abertos, ou ainda quantas pessoas clicaram nos links que eles contêm.
Sem mensurar esses dados, não é possível analisar seus resultados. Tendo isso em vista, tudo em marketing digital deve ser devidamente mensurado.
Daí a necessidade de usar uma ferramenta, pois ela fornece dados que ajudam a estabelecer melhorias que aumentam o retorno desse investimento.
Aumento das vendas
Se uma fabrica de mochilas, por exemplo, usa uma boa estratégia de e-mail marketing, ela também consegue aumentar as suas vendas.
Isso porque com a segmentação de público, é possível encaminhar as mensagens de acordo com os interesses dos contatos.
Também existe o fato de que todos esses contatos são de pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse em seus produtos e serviços, portanto, são contatos selecionados que conhecem a marca e estão abertos a compra.
Fidelização de clientes
Hoje em dia, o consumidor moderno quer mais do que qualidade e preço acessível, para eles, ter um relacionamento com as empresas é fundamental.
Um bom atendimento e acesso à informação contam muito, então, por meio do e-mail marketing as marcas conseguem criar um relacionamento proveitoso.
Com isso, fica mais fácil manter contato com quem já comprou de você, bem como fazer com que essas pessoas comprem de novo, ou seja, fidelizá-las como seus clientes.
Redução de custos com marketing
O e-mail marketing é um recurso muito mais barato se comparado a outras opções do marketing digital. Além disso, com um baixo investimento, a empresa consegue gerar leads qualificados e ainda fazer a manutenção de sua base de contatos.
Se, por um acaso, a companhia precisar reduzir seus custos com essa estratégia, ela ainda não perderá a sua base de contato, portanto, eles são fixos.
Conheça as vantagens da automação
O e-mail marketing se torna ainda mais vantajoso para uma empresa de aluguel de impressoras, ou qualquer outra, se contar com uma ferramenta de automação. Dentre as vantagens, temos:
Melhor retorno dos investimentos
O e-mail marketing trabalha com as mídias que garantem o melhor retorno sobre investimentos, ROI.
Quando a marca usa uma plataforma para disparar esses e-mails, aumenta a taxa de abertura, visto que essas ferramentas otimizam a entrega das mensagens. Portanto, é mais garantido que o contato receberá o e-mail.
Alcance direcionado
Uma única criação garante que toda a sua base de contatos seja impactada, porque esse canal possibilita uma comunicação imediata.
Pelo fato de os contatos terem características diferentes, a ferramenta de automação cria campanhas segmentadas. Em outras palavras, garante um amplo alcance sempre segmentando os destinatários.
Mensuração
Todas as campanhas de e-mail de uma empresa de paisagismo, por exemplo, são facilmente mensuráveis com uma ferramenta de automação.
Isso é muito benéfico porque é possível saber quais contatos visualizaram o e-mail e até mesmo a que horas e onde o contato abriu o e-mail. Também é possível saber por qual tipo de dispositivo ele visualiza essas mensagens.
Realização de testes A/B
Por meio das plataformas de automação é possível testar qual assunto chama a atenção dos contatos e o tipo de e-mail que gera mais cliques.
Isso é feito por meio dos testes A/B, principalmente para saber que tipo de ação aumenta a qualidade da entrega de e-mails para a sua lista.
Funcionalidades da ferramenta
Ao usar as ferramentas de automação, as empresas de consultoria ambiental e muitas outras têm acesso a diversas funcionalidades.
Uma delas é a gestão da lista de e-mails, pois é possível concentrar em um único lugar as informações cadastrais e o status atual da caixa de e-mail, separando os válidos dos não válidos, bem como os pedidos de descadastro.
Também é possível saber a origem dos leads, seu nível de engajamento nas ações e outras informações interessantes para o público. Tais possibilidades ajudam a segmentar cada vez mais a base.
Muitas plataformas de e-mail marketing dão acesso a função de temas gratuitos relacionados aos mais diferentes segmentos.
Isso ajuda a criar o template do e-mail da sua empresa um processo muito mais rápido, prático e criativo.
Outra funcionalidade interessante é a segmentação dos seus contatos, o que permite que uma empresa de uniformes separe a lista levando em conta suas características, comportamentos e outros dados que permitem ações personalizadas.
A tendência é que a taxa de abertura aumente, visto que as mensagens são trabalhadas de acordo com o interesse dos contatos.
A automação de disparo otimiza a comunicação, então, fica mais fácil enviar e-mails de auto-resposta depois que o lead preenche um formulário, ou enviar e-mail de boas-vindas, em datas comemorativas e confirmação de compra.
Além desses eventos, é possível automatizar mensagens que auxiliam em toda a jornada de compra do lead, incluindo a etapa de pós-venda e outras possibilidades.
As empresas de contabilidade e todas as outras podem integrar sua ferramenta de automação de e-mails a suas lojas virtuais, sistemas em geral e CRM.
Esse processo, inclusive, é essencial para o sucesso do negócio, o que significa que a aquisição desse tipo de plataforma deve ser analisada por qualquer tipo de companhia.
Mesmo porque, quando não há essa integração, a atualização de dados, segmentação, personalização e a própria automação do e-mail passam a depender de um trabalho manual.
Conclusão
Trabalhar bem todas as estratégias de marketing digital exige tempo e dedicação, por isso, quanto mais a empresa puder automatizá-lo, melhor.
Com o e-mail marketing não é diferente, principalmente tendo em vista que quanto maior for a sua base de contatos, mais você precisa trabalhá-la com afinco.
É dessa forma que você consegue aproveitar todas as vantagens dessa prática e se fazer presente no dia a dia de seus clientes e leads.
A ferramenta de automação te ajuda a se comunicar com eles de um jeito muito mais fácil, o que ajuda a aumentar as vendas, melhorar o funil, e ainda fidelizar um número maior de clientes.
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