Razões para criar um blog para sua empresa

De todas as estratégias mais promissoras que o marketing digital pode oferecer atualmente, uma das mais acessíveis é a de um blog para empresa. Também é uma das que trazem resultados mais assertivos e sustentáveis, no curto, médio e longo prazo.

Mesmo assim, ainda existe muito empresário, gestor e mesmo profissionais liberais que estão “batendo cabeça” por aí. Eles não estão convencidos da importância e das vantagens de criar um blog para sua marca, bem como de fazer a devida manutenção dele.

Abaixo compreenderemos melhor todos os pontos fundamentais para fundar um blog, bem como as estratégias indispensáveis e até os conceitos que estão envolvidos nessa estratégia.

Mas o que precisa ficar claro é que hoje em dia as empresas e marcas não podem prosperar apenas com um site institucional. Também assim, elas não podem se fechar numa linguagem técnica e nichada demais.

É aí mesmo que entra o papel dos blogs, no sentido de dar um rosto para a marca. E de ajudá-la a produzir conteúdos rotineiros e gratuitos que se comuniquem com o seu público-alvo, isto é, com os perfis da sua persona.

O erro é considerar que um blog pode ser incompatível com certos segmentos do mercado. Pois a experiência tem demonstrado que todos os setores podem se beneficiar dele, desde empresas de consultoria ambiental até lojas de roupa e cosmético.

Outro erro comum é considerar que a fundação e a manutenção de um blog podem exigir altos investimentos em termos de orçamento. Ou ainda que podem demandar muito tempo e estratégias complicadas de programação.

A verdade é que eles não apenas são simples e econômicos, como muitas vezes ainda podem ser monetizados e gerar renda. Esse tipo de monetização independe da venda de qualquer produto, pois depende apenas da audiência online do portal.

De fato, as grandes empresas de todas as áreas têm se amparado nos blogs como modo de educar seu público e estreitar laços com ele. Ao mesmo tempo, há pequenos negócios que começam a deslanchar graças ao uso assertivo dele.

Lembrando que isso vale para produtos e empresas que atendem por despacho, e atuam no país todo ou mesmo internacionalmente, tanto quanto para serviços e atuações locais ou regionalizadas, como uma empresa de controle de pragas.

Então, se você quer compreender melhor como tudo isso funciona, obtendo a certeza das vantagens que um blog pode trazer para o seu negócio e junto desbravar o caminho das pedras que precisará percorrer, siga conosco até o fim da leitura.

 

A essência do marketing de conteúdo

Quem tem um pouco mais de idade, ou mesmo quem presta atenção em volta, já deve ter percebido que existem dois tipos essenciais de prospecção de clientes. E que as duas modalidades são bem diferentes entre si.

Trata-se da prospecção ativa, na qual a marca busca atrair o cliente com recursos como grandes promoções, oferecendo preços e prazos atraentes. E da prospecção passiva, na qual a marca explora os seus valores e atrai o cliente de modo indireto.

Quando uma montadora de stands anuncia no rádio ou distribui impressos na sua região, ela está fazendo prospecção ativa. Neste caso, a estratégia também é considerada um tipo de outbound, ou seja, um “marketing de saída”.

Com certeza, essa modalidade sempre trouxe e sempre trará resultados, pois esse é um modo muito assertivo e imediato de atrair as pessoas, especialmente quando se trata de soluções mais tradicionais e apelativas perante o público.

No entanto, com o surgimento ou disseminação de soluções mais técnicas, bem como da venda consultiva e da mudança de perfil dos compradores, um fenômeno que ganhou muita relevância nos últimos anos é o do inbound, isto é, do “marketing de entrada”.

Neste caso a empresa faz a prospecção passiva, cujo maior exemplo é, justamente, o dos blogs, que podemos considerar a alma do marketing de conteúdo. Nele não basta explorar promoções arrasadoras, é preciso compreender as personas da marca e do público.

Por exemplo, uma empresa de licenciamento ambiental não pode ter qualquer identidade verbal e visual. Ela precisa compreender a fundo qual o melhor modo de “vestir a camisa” da consciência ambiental, e quais as expectativas dos seus principais clientes.

Assim, o marketing de conteúdo consiste em gerar material gratuito e de qualidade, com a certeza de que seu público quer consumir antes esse material, relacionando-se com sua marca, para só depois se tornar cliente, numa relação mais estreita.

 

As principais razões para fundar seu blog

Como vimos, o marketing de conteúdo tem tudo a ver com o aumento na disseminação de informações e o perfil das Gerações X e Y, que são as pessoas nascidas, respectivamente, em meados dos anos 1980 e 2000 para cá.

Por isso mesmo, os blogs não são as únicas modalidades dessa área, mas também:

  • Os vlogs e redes de vídeo;
  • As newsletters e o e-mail marketing;
  • Certo uso das redes sociais;
  • Os e-books e infográficos;
  • Os podcasts em geral.

Ou seja, uma empresa de portaria virtual que tem forte relação com o setor de TI e tecnologias em geral, pode desenvolver marketing de conteúdo por vários meios.

Mas o blog é o primordial, inclusive porque pode dar material e base para outras frentes no futuro, conforme veremos detalhadamente no próximo tópico.

Além disso, quando se diz que o blog pode auxiliar no posicionamento de marca, é justamente no sentido de que ele permite uma relação mais prolongada com o público, gerando uma comunicação de qualidade.

Então, embora a internet esteja cheia de recursos interativos, ele é um dos melhores a permitir que a empresa impacte seu setor, graças à interação que as matérias permitem, mais ou menos como um feedback após uma longa reunião presencial.

Outro ponto fundamental é o do SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização para Motores de Busca. Assim, quando o cliente em potencial procura algo como conciliador de cartões, ele encontra seu blog na primeira página dos buscadores.

Nem é preciso ser da área para saber que hoje os motores de busca são, ao lado das redes sociais, o maior tipo de plataforma em que as pessoas se apoiam na hora de navegar. Com isso, o aumento de visibilidade que o blog pode trazer é algo incrível.

Também é daí que vem a possibilidade de monetizar o seu blog, ganhando dinheiro com ele. Hoje qualquer página pode ter suas seções de anúncios, bastando você dispor de um banner dinâmico dentro do seu site.

 

Dicas práticas para os primeiros passos

Certamente, algo que tem um baixo custo para início do projeto e pode gerar alguma renda, e que ainda está alinhado com o marketing de conteúdo e os anseios das Gerações X e Y, atrai a atenção de qualquer empresário, não é mesmo?

Tendo em vista que o blog é exatamente isto, é válido darmos agora algumas dicas práticas para você que está começando a criar o seu. Acima já introduzimos o fato de que ele pode “dar base para outras frentes” de inbound marketing.

Isso quer dizer que uma empresa de segurança para eventos que queira marcar presença nas redes sociais, seja com texto, fotos ou mesmo vídeos, pode começar toda sua campanha escrevendo matérias para o seu blog.

Certamente, cada empresário entende o suficiente do seu trabalho para escrever matérias sobre ele. Porém, a grande dica aqui é: mesmo que você domine a área, pesquise um pouco antes, apenas para sentir o que seu público espera do seu nicho.

Assim você vai escrever textos com uma abordagem muito mais dinâmica e atraente, pois estará falando a linguagem direta da sua clientela, bem como os assuntos que realmente interessam para ela.

Depois essas matérias podem ser resumidas e podem se tornar posts nas redes sociais, o que lhe dará um material menor e ao mesmo tempo denso. É possível que uma matéria de blog se torne, por exemplo, um script para um vídeo.

Após encontrar seu nicho específico e os interesses dele, uma loja ou mesmo uma fábrica de camisa polo uniforme conseguirá alcançar muito mais engajamento em suas publicações, fazendo com que o blog traga resultados mais positivos.

O ponto fundamental das publicações dessa modalidade, inclusive em termos de SEO, é a originalidade e a relevância, pois só assim sua página será bem ranqueada nos buscadores.

A dica de ouro é que, caso você não goste de escrever ou fique inseguro no começo, é possível gerar pautas e briefings para que redatores profissionais façam o serviço. Esse trabalho é cada vez mais comum e fácil de encontrar na própria internet.

O importante é ter uma rotina e publicar sempre com a mesma frequência, pois isso ajuda a estreitar os laços com seu público, que passa a esperar pelas suas publicações. E pode haver algo melhor que isso para uma marca que queira se consolidar?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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