Saiba o que é copywriting e como fazer
O copywriting é uma técnica de produção textual, que visa aliar os princípios de marketing e vendas para aumentar o número de conversões. Desse modo, o foco está na persuasão, com o uso de gatilhos mentais, com a intenção de encantar o público-alvo.
Hoje em dia, entende-se que todo negócio deve dominar a arte do copywriting, principalmente na internet. Afinal de contas, vivemos em um mundo submerso em informações e, para se destacar da concorrência, é necessário atrair a audiência.
Por trabalhar ao lado do marketing de conteúdo, o copywriting é visto como uma estratégia extremamente eficiente, já que a produção de materiais relevantes é capaz de gerar leads (potenciais clientes) e aumentar as chances de venda.
Estima-se que o marketing de conteúdo custe 62% a menos do que a publicidade tradicional e seja capaz de gerar 3 vezes mais leads.
Mas o que é e como fazer um bom copywriting? Acompanhe algumas dicas no artigo de hoje e saiba como produzir um texto com alto poder de conversão.
Como produzir um bom copywriting? Conheça 5 dicas!
Para produzir um copywriting, é necessário ter em mente que esse tipo específico de texto tem objetivo comercial. Mas isso não significa que o conteúdo deve conter apenas ofertas e exclamações apelativas, como vemos com frequência em propagandas.
Ao contrário, as técnicas de copywriting se baseiam diretamente nas boas práticas de marketing digital. É preciso levar em conta o comportamento do usuário.
Nesse sentido, quando uma pessoa busca por manutenção de geradores na internet, ela não está interessada somente na publicidade. Mas sim, em obter conhecimentos e informações relevantes acerca do serviço.
A partir disso, podemos partir para algumas dicas de como produzir um bom copywriting.
1 - Desenvolva títulos atraentes
O leitor digital é muito atraído pelo título do seu conteúdo. Afinal de contas, é a primeira mensagem que ele tem contato e, por esse motivo, vale a pena investir na criação de uma frase diferenciada e inovadora.
Há algumas “regrinhas”, que podem ser usadas para o desenvolvimento de um título, embora a criatividade seja a maior aliada do copywriter. Porém, essas recomendações nos ajudam a pensar em uma chamada atrativa, que dê bons resultados. São elas:
- Use números no início do título;
- Não ultrapasse 65 caracteres;
- Utilize, no máximo, 10 palavras;
- Use perguntas no título;
- Fale diretamente com o leitor.
Abaixo, confira um exemplo de título para um conteúdo de uma empresa de segurança eletrônica, conforme as orientações acima:
“10 dicas para melhorar a segurança da sua casa!”
É importante evitar títulos muito grandes, pois o leitor digital quer algo rápido. Além disso, a chamada deve ser objetiva, para que o usuário já saiba o que vai encontrar no texto.
2 - Escreva um texto escaneável
A escaneabilidade é uma técnica focada na otimização do conteúdo, para melhorar a experiência de leitura do usuário.
A intenção é deixar o texto fluido, separado por parágrafos curtos, que facilitam a leitura dinâmica e a identificação de um assunto específico.
Por exemplo, uma empresa de segurança do trabalho pode produzir um texto sobre normas regulamentadoras e separar cada NR por um subtítulo. Isso já ajuda o leitor a localizar a regra específica, sem a necessidade de ler o artigo todo.
Na internet, muitas pessoas estão em busca de uma informação rápida, por esse motivo, a escaneabilidade surge como uma solução efetiva para promover uma leitura ágil.
3 - Conheça o seu público-alvo
É importante saber para quem estamos escrevendo, a fim de produzir um conteúdo altamente personalizado e segmentado, com maiores chances de conversão.
Afinal de contas, as pessoas interessadas em uma empresa de montagem industrial, por exemplo, têm um perfil específico. Portanto, falar a língua delas e oferecer um material direcionado são atitudes que influenciam diretamente a percepção sobre o seu texto.
Para isso, a dica é identificar a persona, isto é, o personagem semi-fictício do seu cliente ideal, com base nas características do público-alvo.
Isso pode ser feito através de uma pesquisa de mercado, levantando as principais informações sobre a audiência, ou até mesmo observando as pessoas que já são clientes do seu negócio.
A partir da construção da persona, é possível escolher a linguagem mais adequada, o tipo de abordagem, o canal de compartilhamento, entre outros pormenores que tornam o seu copywriting personalizado.
4 - Utilize os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são protagonistas do seu copywriting. Eles são os responsáveis por despertar o interesse do usuário e condicioná-lo a uma conversão, pois atuam de modo inconsciente no cérebro dos leitores, influenciando certas tomadas de decisão.
Entre os principais gatilhos mentais, destacam-se:
Reciprocidade
É natural do ser humano responder a uma ação equivalente. Portanto, se deseja que o usuário se torne o consumidor, entregue algo de valor a ele primeiro.
Uma empresa de limpeza terceirizada, por exemplo, pode investir no compartilhamento de materiais com dicas de higienização para casas. Como consequência, o usuário que precisa do serviço irá pensar primeiro no seu negócio.
Prova social
A prova social diz respeito ao que outras pessoas têm a dizer sobre o seu produto ou serviço. Aqui, estão os famosos depoimentos, opiniões e cases de sucesso, que aumentam a credibilidade da sua empresa.
Autoridade
O princípio sugere que as pessoas tendem a respeitar mais aqueles que se julgam superiores, por ter um determinado conhecimento acerca de um tema.
Sendo assim, quando uma empresa de coleta de lixo hospitalar chama um profissional da área para escrever um artigo, esse conteúdo é visto com mais autoridade pelos usuários e, como consequência, o seu negócio ganha destaque.
Escassez
O gatilho da escassez é acionado quando há chances de “perder” algo, ou seja, é a última oportunidade para adquirir um produto ou serviço.
Normalmente, a escassez é frequente nos CTAs, pois faz com que o leitor tome a decisão inconsciente de aproveitar algo, antes que ele perca essa chance.
5 - Conte histórias aos leitores
As histórias chamam muita atenção e aguçam o interesse dos leitores. Por esse motivo, a técnica de storytelling (“contar histórias”, em tradução) já é considerada uma das estratégias mais eficientes de copywriting.
Por meio dessas narrativas, é possível criar uma conexão maior com o público-alvo, estabelecendo uma comunicação mais fluida, direta e afetiva.
Além do mais, o storytelling é capaz de gerar uma identificação da marca com a audiência, contribuindo para maiores taxas de conversão.
Conclusão
O copywriting é uma das técnicas mais usadas em Inbound Marketing, justamente porque é uma estratégia de marketing de conteúdo aliada a vendas, com capacidade para aumentar a conversão de leads e abrir grandes oportunidades para as empresas.
No entanto, é preciso ter cuidado para que o texto não tenha uma pegada comercial demais, pois isso afasta os usuários, principalmente diante do novo comportamento do consumidor digital, cada vez mais seletivo e exigente.
Sendo assim, focar na produção de conteúdo relevante, com informações verdadeiras e aplicar corretamente os gatilhos mentais são alguns dos pressupostos que norteiam o copywriting. Mas é claro, não se pode deixar a criatividade de lado.
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