Sinais que você procrastina demais e como melhorar

O ato de procrastinar é algo muito comum entre as pessoas hoje em dia, embora procrastinar em uma ou duas tarefas possa parecer inofensivo, ao longo tempo pode ter grandes efeitos na sua vida e no seu bem-estar.

Procrastinar significa adiar tarefas que não são consideradas agradáveis, não importa se é arrumar a garagem, responder e-mails ou até mesmo comprar uma capa térmica para extrusora para a empresa. A procrastinação faz com que qualquer tarefa seja adiada. 

Logo, ao invés de ir cumprir as tarefas que são importantes serem cumpridas, para o procrastinador, sempre surge uma distração ou outra que acaba chamando a atenção, como checar as mensagens, jogar videogame ou dar uma conferida nas redes sociais. 

O procrastinador é, portanto, aquele que substitui atividades importantes e prioritárias por outras atividades que não são tão relevantes, mas certamente são mais leves e mais agradáveis. 

De fato, quem procrastina não gosta de fazer isso, mas é algo que vai além da força de vontade. Ou seja, é questão de mentalidade, ou até mesmo, pode estar associada a problemas de saúde mental ou cansaços extremos devido a trabalhos pesados. 

Por exemplo, muitas pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) lutam contra a procrastinação. 

Como também, pessoas que trabalham que possuem rotinas muito puxadas podem apresentar problemas com procrastinação nos objetivos pessoais. Ou seja, de fato, são várias vertentes que é preciso analisar quanto às causas do ato de procrastinar.

Descubra neste artigo como reconhecer os sinais de procrastinação, bem como, dicas para evitá-la. E claro, leia agora e “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Confira!

Banner Remarketing 25

O que é procrastinação?

A palavra “procrastinação” surgiu por volta do século XV e tem sua origem no latim (crastinus = amanhã). E de acordo com a definição clássica do dicionário, a procrastinação é a tendência de adiar, atrasar, deixar para depois, deixar tudo para última hora.

Estudos mostram que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos. Isso representa 40 milhões de pessoas só no Brasil, ou seja, um número bastante alto. Logo, é algo que atinge desde estudantes, até donos de empresas de montagem elétrica industrial

Ou seja, todos são propícios a procrastinar, independente da profissão ou cargo de posição, ou mesmo do ramo escolhido, então busque lutar com todas as forças para que isso não aconteça. 

Malefícios da procrastinação

Existem diversos níveis de procrastinação, mas independente do quanto se procrastina, ela é bastante prejudicial para a vida e também para a saúde. Entre os principais malefícios da procrastinação estão:

  • Sentimento de frustração;
  • Pode ocasionar em demissão do trabalho;
  • Acúmulo de tarefas;
  • Pode causar transtornos como ansiedade e depressão.

Alguns desses malefícios são causa e efeito, como no caso de ansiedade e depressões, ou seja, o próprio ato de procrastinar pode ocasionar esses sintomas e complicações mentais. 

Saude Mental Trabalhar Em Casa 1280x640

Sinais claros de procrastinação

Vamos abordar agora detalhadamente alguns dos principais sinais de procrastinação que podem acontecer com todas as pessoas, sejam estudantes, empresários, comerciantes, atingindo até mesmo fabricante de transportadores industriais.

1. Você não tem uma visão clara de seus objetivos

Não ter uma visão clara para o futuro é uma das maiores sinais de procrastinação, e também é uma das principais causas da procrastinação.

Isso acontece porque, se na mente do procrastinador, ele não consegue ver os benefícios de concluir certas tarefas, por que então se incomodaria em iniciá-las? Logo, tudo acaba virando uma bola de neve.

Esse é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, desde um estudante do colegial, até um empresário fornecedor embalagem blister, por exemplo.

Solução

Tenha uma visão clara de tudo o que precisa ser alcançado e as razões pelas quais precisa concluir determinada tarefa. Com isso, é muito mais provável que você esteja motivado para seguir em frente e fazer as coisas.

2. Você sempre está sem tempo

A falta de tempo é a desculpa mais popular para não fazer as coisas. De fato, estar ocupado não significa ser eficiente. 

Regularmente, quando alguém não tem tempo em suas vidas, é devido a pouca capacidade de organização, má priorização ou incapacidade de dizer não, e principalmente, devido à procrastinação.

Mesmo se você fizer parte de um grupo de empresários como fornecedores de acoplamentos, por exemplo, pode identificar algum procrastinador pela forma como ele gerencia os negócios e as demandas. 

Solução:

Aprenda técnicas de otimização de tempo, como por exemplo:

  • Técnica do tomate (Pomodoro);
  • Recompensas em cada tarefa concluída;
  • Escrever todas as tarefas do dia em um papel;
  • Utilizar um planner 
  • Planejar o dia seguinte no dia anterior.

Essas dicas podem tornar mais eficiente o seu tempo. E claro, pode liberar muitas horas por semana para fazer as coisas mais importantes.

3. Falta de Organização

De fato, se você é desorganizado e não mantém um cronograma, é provável que esqueça tarefas e perca prazos. Em outras palavras, é provável que você seja um procrastinador. 

Solução:

Se você tem uma tarefa corriqueira que precisa cumprir, coloque-a como prioridade e tente realizá-la nos primeiros momentos do dia. 

Se você está estudando para um concurso, faça um planejamento de tudo que precisa estudar e separe cada tema para cada dia e horário da semana. Coloque foco total durante o momento em que estiver estudando, e utilize estratégia de pomodoro, por exemplo

Caso seja algo periódico, mas que você não pode esquecer, como comprar produtos para tratamento de água para a piscina da sua casa, coloque um lembrete para um dia anterior, assim você vai manter a organização de todas as tarefas que precisa cumprir. 

4. Cansaço

Muitas pessoas usam a desculpa de estarem cansados ​​demais para começar uma tarefa. Outras atrasam e procrastinam suas tarefas domésticas e pessoais porque de fato estão muito cansadas quando chegam em casa do trabalho. 

Solução:

Para esses casos, descubra o real motivo do seu cansaço. Você está comendo direito? Você está se exercitando? Está com falta de nutrientes? Não está dormindo o suficiente? Encontre sua razão e tente remediar isso mudando seus hábitos. 

5. Medo de dar errado 

O medo do resultado pode ser outro fator para a procrastinação. Isto é, algumas pessoas temem o fracasso, e por isso não são capazes de realizar a tarefa com um padrão suficientemente bom.

Outros – acredite ou não – temem o sucesso. E portanto, podem saber que, ao concluir uma determinada tarefa, o resultado pode levá-los a lugares que não têm certeza de que desejam ir.

Então, seja em sua empresa que presta serviço de usinagem CNC SP ou na sua vida pessoal é fundamental você se arriscar e não procrastinar, pois essa é a chave do sucesso.

Solução:

Torne claro em sua mente sobre as consequências de completar ou não uma tarefa. Busque sempre manter uma rotina para assim facilitar a tomada de decisão.

6. Vive distraído com internet e as redes sociais 

Na era moderna somos bombardeados com tecnologia e estímulos externos a todo instante. Isso é algo que claramente torna mais difícil manter o foco. 

E sem dúvidas, é um dos maiores motivos que levam as pessoas a procrastinar. O fato é que, as notificações não vão parar, os memes vão sempre existir, todo dia terá uma novidade. No entanto, essas coisas vão te levar a algum lugar?

Solução:

Desative as notificações, e verifique o Whatsapp ou e-mails apenas em horários alocados durante o dia. 

Outra solução é desligar o telefone e permitir que as mensagens sejam enviadas para o correio de voz. Você também pode avisar as pessoas para saberem que você não deve ser incomodado naquele horário, dia ou semana. 

Mas é crucial manter o controle do uso da internet, e não deixá-la controlar você, pois redes sociais são pensadas para manter você conectado o mais tempo possível nelas.

Banner Remarketing 11

7. Sentindo-se sobrecarregado

Algumas tarefas podem nos deixar tão sobrecarregados, que simplesmente não sabemos como e por onde começar. Isso gera estresse, procrastinação e frustração. 

Solução:

Divida as tarefas em pequenas tarefas. Planeje cada parte das tarefas para que você se concentre em concluir elas em vez da tarefa geral. Isso ajuda a se sentir no controle e não sobrecarregado. 

Mas o melhor e mais simples conselho é começar qualquer tarefa importante. Não importa quão pequeno ou insignificante no quadro geral, apenas se mova. Faça as tarefas assim que chegarem, sejam elas pessoais ou da sua fabrica de tinta para plastico.

De acordo com as leis da física – “Um objeto em movimento tende a permanecer em movimento” – você pode começar a se livrar da procrastinação apenas começando e tomando uma iniciativa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.