Veja como ser o protagonista de suas estratégias de marketing digital
Hoje em dia, investir em boas estratégias de marketing digital é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, independentemente do ramo de atuação. Então, se você quer sobreviver ao mercado moderno, precisa estar na web.
As pessoas estão conectadas 24 horas por dia, com diferentes objetivos e necessidades. O fato é que a internet proporciona tudo o que precisamos. Por meio dela é possível se comunicar, consumir informações e até comprar.
Com o passar dos anos, ela também se tornou o principal ambiente para divulgação de marcas, produtos e serviços, ultrapassando todos os outros formatos, como rádio e TV.
A principal vantagem disso é que fazer marketing digital é muito mais barato e assertivo do que investir em marketing tradicional.
Só que para algumas empresas ele pode não oferecer resultados, porque as estratégias não foram bem planejadas, ou seja, houve um erro durante sua implementação, o que impediu bons resultados.
Então, alguns empreendedores simplesmente aceitam o fato e não fazem nada para mudar. Isso não é bom, pois acaba se tratando de uma postura vitimista, que tende a prejudicar os negócios.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da comunicação e do marketing para os negócios, pontos que tornam a comunicação relevante, bem como de que forma assumir o protagonismo do mercado.
A importância da comunicação e do marketing
Existe um abismo entre as pessoas vitimistas e as protagonistas dentro do mercado. As protagonistas têm muito mais chances de vencer, enquanto as vitimistas não conseguem enxergar a evolução do seu negócio.
Se formos buscar a raiz do problema, podemos encontrar muitos empreendedores que acreditam que o marketing e a comunicação são gastos, e que acabam negligenciado essa parte dentro da própria empresa. Mas isso é um erro.
Todo tipo de organização, como uma de fomento mercantil, depende das estratégias de marketing e comunicação para se relacionar com seu público-alvo.
Essas duas áreas sempre foram vistas como um investimento inacessível para os pequenos negócios, que precisam investir muitos esforços para manter sua infraestrutura funcionando, bem como conseguir arcar com todos os custos.
Segundo o Sebrae, cerca de 76,3% dessas empresas conseguem sobreviver, mas, mesmo assim, elas têm muita dificuldade para lidar com pautas como:
- Controle financeiro;
- Propaganda e marketing;
- Melhoria na qualidade do produto/serviço;
- Atendimento ao cliente;
- Redes sociais.
São setores difíceis de lidar, justamente, porque os empreendedores buscam supri-los por conta própria, ao invés de contar com profissionais da área. Contratar um novo serviço representa um custo, mas não confunda com gasto, pois devem ser vistos como investimentos.
É necessário saber priorizar demandas, ter controle financeiro e enxergar as necessidades que se manifestam como investimento. Sendo que a comunicação e o marketing se encaixam nessa vertente.
A partir disso, uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, assim como qualquer outra, deve trabalhar bem com as redes sociais, principalmente para estabelecer sua comunicação e ser vista pelo público.
Estamos falando sobre duas áreas do conhecimento que lidam com a divulgação da marca, seus produtos e serviços, levando até os consumidores sua essência e valores.
Portanto, é por meio delas que as pessoas vão chegar ao seu negócio e enxergá-lo como uma opção para suas compras. É exatamente por isso que as grandes marcas não abrem mão desses setores.
Quando trabalhamos com marketing, primeiro, é necessário adaptar as ferramentas à realidade do negócio em questão. É dessa forma que ele aumenta seu alcance e consegue obter bons resultados.
Pontos que tornam a comunicação relevante
Agora que você já entende a importância da comunicação e do marketing, vamos falar um pouco sobre os pontos que fazem da comunicação um setor relevante para os negócios, independentemente de qual seja o segmento de atuação.
Não sei se você percebeu, mas estamos inseridos na era digital, então, consequentemente, a comunicação também foi digitalizada.
Isso acontece porque as pessoas estão mais tempo conectadas, dessa forma, novas maneiras de se comunicar surgiram. Ter uma boa comunicação digital não é apenas importante, mas, sim, uma prioridade, seja para uma consultoria contábil ou uma loja.
Engana-se quem acredita que ela foi robotizada, pelo contrário, mesmo tendo em vista a forte presença tecnológica em vários processos, comunicar-se de maneira humanizada continua sendo uma necessidade.
É exatamente por isso que os empreendedores precisam ser protagonistas em suas estratégias de marketing. Aliás, o marketing passou a ser reconhecido como um setor de mercado importante para a economia.
Isso porque essa área tem a capacidade de gerar resultados, por meio de argumentos orquestrados e direcionados, que tornam suas ações muito mais consistentes.
Um dos principais resultados trazidos por ele é o aumento das vendas. Lembre-se, estamos inseridos de vez em um mundo digital, então, se quiser vender, precisa estar na internet para chamar o consumidor, e não importa o que seu negócio faz.
Além disso, é por meio da comunicação que uma empresa, como uma de serviços de contabilidade, consegue evoluir questões como os debates acerca de responsabilidade social e ambiental.
Esse assunto está em pauta e os consumidores modernos valorizam muito mais as organizações que têm essa preocupação.
A comunicação permite que esse assunto se integre à companhia e que ela leve essas informações até os clientes. É aí que entramos em outro ponto que torna a comunicação relevante: o poder de transformar e influenciar pessoas.
Se levarmos isso para o lado dos interesses do seu negócio, ele assume uma posição que soa como algo de convencimento, ou seja, que influencia os consumidores em sua decisão de compra.
Em linhas gerais, é preciso cuidar bem de toda a rede de comunicação e atuar como protagonistas nesse processo, porque isso depende do posicionamento da companhia no mercado.
Dessa forma também é possível construir uma imagem, bem como definir os resultados que serão obtidos. Você, como consumidor, compra das empresas que tem na memória. Com as outras pessoas é a mesma coisa.
Ou seja, elas só vão comprar, por exemplo, com as melhores empresas de consorcio de imoveis porque elas souberam se comunicar, tiveram um bom posicionamento e marcaram a lembrança do público.
Então, já entendemos quais são os principais fatores que fazem da comunicação um trabalho tão relevante para as marcas. Agora estamos prontos para saber como tomar as rédeas desse processo. Acompanhe a leitura!
Estratégias para assumir o protagonismo no mercado
Ser protagonista no mercado está diretamente relacionado com a sua capacidade de trabalhar com as melhores estratégias de marketing digital. Então, pensando nisso, dentre elas temos as seguintes:
Desenvolver bons copies
Copy é um texto que tem como objetivo converter, ou seja, escrever conteúdos que vendam um produto ou serviço de qualquer tipo de organização, como uma agencia de stands.
Para fazer um bom copy, primeiro entenda o problema da persona, pensando como ela, entendendo suas dores e focando na solução.
Desperte a emoção por meio da empatia, por exemplo, associando sua marca a momentos em família. Fale sobre o produto no momento certo do texto, e não em cada linha redigida, pois isso pode ser visto de forma negativa.
Por fim, use números e pesquisas para respaldar o seu texto e carimbá-lo como fonte confiante de informação.
Ter forte presença nas redes sociais
Se você procurar sobre empresas de contabilidade no Facebook, vai encontrar perfis de vários escritórios. Pensando nisso, seu negócio também precisa estar lá, mas deve fazer isso do jeito certo.
Primeiro, escolha as plataformas em que seu público está. Preencha todas as informações com atenção e detalhes.
Se você criar um perfil no Facebook, por exemplo, alimente a página com conteúdos interessantes diariamente, ou semanalmente. O importante é não deixar o perfil abandonado.
Insira fotos dos seus produtos e responda prontamente às mensagens, perguntas, elogios ou críticas dos seus seguidores. Interagir com eles pelas redes sociais é fundamental, afinal, o objetivo dessas plataformas é justamente promover a interação.
Investir em posicionamento orgânico
O posicionamento orgânico é importante para que os usuários enxerguem o seu negócio como uma marca de valor.
Para isso, é necessário trabalhar com as estratégias em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que tem como objetivo otimizar as páginas do site para que elas apareçam nos resultados de pesquisas iniciais.
Por exemplo, se um profissional de coaching de carreira investe em estratégias orgânicas, ele garante um site otimizado, que pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador.
Também é importante criar conteúdos de qualidade, que gerem valor para o público. Outra prática é usar as palavras-chave adequadas, que são termos usados pela sua persona ao realizar uma pesquisa, para que as pessoas possam encontrar seus conteúdos.
Conclusão
Agora você já sabe como tomar a frente de suas estratégias de marketing e comunicação, bem como de que forma isso é importante para o seu negócio.
Temos certeza de que com as dicas que demos aqui, sua empresa vai encontrar novas oportunidades e se destacar ainda mais no mercado.
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Sobre a Clikss Brasil
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