Vídeo ou foto, saiba o que traz mais vendas para seu negócio

O marketing de conteúdo é um dos mais utilizados no mundo todo, mas poucas pessoas têm paciência e disciplina para gerar uma grande quantidade de conteúdos para as redes sociais, já outras têm dúvida se devem publicar um vídeo ou foto com frequência.

Vídeos e fotos são os mais consumidos em diversos segmentos, sendo que cada um trabalha de uma maneira positiva em um negócio que deseja aumentar suas vendas com o engajamento gerado após a publicação deles. 

Nos últimos anos, as fotos e vídeos ganharam uma enorme representatividade nas redes sociais e as pessoas passaram a consumir diferentes tipos de conteúdos.

Com as empresas não foi diferente, assim, elas passaram a investir diretamente nesse marketing criado pelos influenciadores ou criaram o próprio sistema de divulgação de conteúdo baseado em suas estratégias de marketing. Ou ainda, buscaram contratar consultorias de marketing para ajudar nesse direcionamento, como a Cr.Andrade.

O tempo passou e acabou gerando um padrão, principalmente com relação à forma como deve ser publicado, horários, legendas e até cuidados necessários para que não ocorram interações negativas.

Fato é que chegou em um patamar onde fotos e vídeos são essenciais para que uma empresa, física ou jurídica, seja vista por todos. Porém, qual das duas é melhor? Onde você deve investir o seu dinheiro? Nas fotos ou nos vídeos?

Se você tem empresas de camisetas personalizadas ou de qualquer outro segmento, tenho certeza que essas dicas serão relevantes para você. Neste artigo abordaremos diversos pontos para que a melhor decisão seja tomada para o seu negócio. 

Entenda mais sobre o marketing com vídeos

Trabalhar com vídeos exige grande produção, então, para isso será preciso de um equipamento de qualidade, sendo que, atualmente, os celulares modernos conseguem gravar grandes vídeos e quebrar um enorme galho.

Tenha apenas em mente que quanto maior a produção, maior será o profissionalismo e o investimento que deverá ser feito com equipamentos. O consumidor não quer saber das suas dificuldades, mas sim de um conteúdo que o faça ter vontade de assistir.

Saiba que mais de 50% dos consumidores assistem um vídeo do produto, da empresa ou da pessoa que está oferecendo um curso, por exemplo, antes de realizarem a compra final. Até se você for vender diferentes enfeites de natal para arvore, os consumidores verão o vídeo.

Isso pode ser utilizado de maneira positiva pelas empresas que querem mostrar para os clientes os seus produtos, então, por que não gravar vídeo de como instalar o produto? Vídeos de como é embalado ou de como são produzidos também são boas ideias.

Todas essas opções geram um leque de possibilidades para o seu negócio, que pode ganhar com isso. Esses vídeos geram nos clientes segurança no momento de comprar e autoridade para a empresa que está divulgando seu produto. 

 

Banner Remarketing 13

 

Aposte em depoimentos de clientes

Depoimentos de clientes são uma maneira bem positiva de conseguir novos consumidores para a marca, isso ocorre, pois outras pessoas querem saber os pontos positivos e negativos de adquirirem o produto.

Eles trazem a sensação de que se deu certo para aquele consumidor, pode dar certo para ele também. Esse tipo de estratégia é muito utilizada em empresas que vendem cursos, livros ou algum tipo de produto feito em uma fabrica de mochilas de uso diário.

Transmissões ao vivo e aulas gravadas

Nos últimos tempos as transmissões ao vivo e a possibilidade de gravar uma aula ou até montar um Webinar possibilitaram com que diversas empresas gerassem um renome em sua base de usuários. 

As transmissões possibilitam uma boa interação com o público e acabam fidelizando os clientes a estarem sempre assistindo e se informando por meio daquela transmissão, seja ela diária, semanal ou quinzenal. 

Aposte no Reels e no IGTV 

O Instagram evoluiu de uma rede social exclusiva para fotos e criou a possibilidade das pessoas publicarem vídeos, sejam eles curtos com o Reels ou de até 60 minutos pelo IGTV, assim, diversas empresas e agencia de stands de publicidade investem nisso. 

Junto a esses vídeos curtos e dinâmicos com muita informação e entretenimento, surgiram outros apps do tipo. Assim, esses aplicativos ganharam os usuários, pois possibilitam muitas ferramentas fáceis de serem usadas sem a necessidade de um programa de edição.

É uma excelente forma de conseguir criar conteúdo para sua empresa e conseguir aumentar as vendas atraindo mais clientes, ou investindo nos influenciadores para divulgação de seus produtos. 

 

01

 

A força dos vídeos 

Façamos agora um levantamento básico do porquê investir em vídeos e como eles podem gerar bons resultados nas vendas para o seu negócio. Em geral, podemos elencar os seguintes benefícios levando em consideração a tecnologia utilizada hoje, são eles:

 

  • Atualmente são fáceis de produzir e de editar;
  • Explicam diversos assuntos de maneira convincente;
  • Geram muito engajamento e são de fácil compartilhamento;
  • Melhoram o ranqueamento do site na internet;
  • Geram bastante autoridade.

 

Todos esses pontos são somente possíveis pela quantidade de horas que as pessoas passam assistindo conteúdos pela internet. É a nova realidade do mundo, assim, uma empresa como uma loja compressor de ar precisa investir na produção de vídeos. 

Entenda mais sobre o marketing com fotos 

Captar o momento certo com o click certo é o que define a fotografia para diversos artistas. Transpassar um sentimento sincero com uma câmera é algo impagável para muitos. Assim, fica nítido para todos quando uma foto faz sucesso.

Com base nesses sentimentos, as empresas entenderam que campanhas fotográficas criadas deixaram de ser algo exclusivo para as grandes empresas, mas se tornaram uma necessidade de qualquer segmento que deseja prospectar clientes com o marketing.

A fotografia não depende unicamente do ramo digital, mas se expandiu com a explosão das redes sociais. A diferença é que é nítido quando uma foto é feita por uma pessoa amadora e por uma produção profissional, focada na qualidade do take e na edição da imagem.

Já imaginou contratar os serviços de uma empresa de paisagismo, por exemplo, sem ver antes seu portfólio ou ao menos suas redes sociais? Pois é, isso ocorre pois buscamos um apoio visual para julgar se o produto ou serviço é realmente bom.

Para se ter uma noção da importância de uma boa imagem, um artigo ou conteúdo  ilustrado é 94% mais visto do que um que contém somente texto. Além disso, um conteúdo com foto chega a aumentar em 45% o engajamento gerado. 

Por fim, mais de 60% dos consumidores optam por escolher uma empresa que contém um conteúdo fotográfico de qualidade na divulgação de seus produtos, do que empresas que oferecem somente textos. 

Fotos agregam valor 

Uma fotografia agrega um valor imensurável ao produto, isso porque uma empresa de usinagem de peças necessita mostrar o que vende, sendo que a comunicação é gerada através de imagens bem montadas.

Em um contexto geral, investir em uma fotografia profissional sempre gerará melhores resultados do que fazer por conta, por isso, o valor investido sempre será correspondido com lucro.

Cuidado com os direitos autorais 

As leis de direitos autorais ganharam muita ênfase nos últimos tempos, assim, se violadas podem render grandes problemas para a empresa.

É bom ter um banco de imagens próprio, onde a empresa possa divulgar os produtos de sua fábrica de camisetas lisas para sublimação ou de qualquer outro ramo.

Pense que a ausência dos direitos autorais pode causar problemas futuros, além disso o preço pago para utilização de um banco de fotos é incrivelmente menor do que construir um banco próprio com todos os direitos reservados.  

Além disso, existem negócios onde é inviável o uso de imagens prontas, sendo que a produção é mais do que necessária para conseguir montar a divulgação da empresa. Principalmente tratando de produtos exclusivos feitos apenas por aquele negócio.

 

Banner Remarketing 14

 

Considerações finais 

Podemos dizer que fotos e vídeos são essenciais para qualquer empresa que deseja aumentar as vendas. A decisão do que for melhor para o seu segmento vai depender exclusivamente do tipo de produto ou serviço que estará sendo oferecido. 

Para isso, é preciso entender o que seu público-alvo mais consome e quais serão as estratégias de marketing utilizadas. A partir daí é possível mensurar as melhores estratégias, mas o ideal seria um mix. 

Nesse mix podemos colocar 70% da produção na estratégia seja de foto ou vídeo que gerar maior resultado e os outros 30% para se ter um outro tipo de conteúdo de qualidade, aproveitando dos pontos positivos que esse tipo de veiculação possibilita.

Não esqueça de comprar um equipamento de qualidade para a produção dos seus conteúdos, e, se for preciso, contrate uma equipe profissional. Pense sempre no investimento a longo prazo, assim os frutos estarão mais maduros para serem colhidos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.