Você já conhece o IGTV?

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Em Junho o Instagram lançou o IGTV, uma nova função que permite o compartilhamento de vídeos com duração de 1 hora, vale ressaltar que anteriormente a duração máxima para os vídeos compartilhados eram de apenas 1 minuto. Essa nova função faz com que o Instagram entre para o mercado de vídeos, tornando-se concorrentes de empresas como o Youtube.
O IGTV é como um canal de vídeos que os usuários podem compartilhar seus conteúdos, muito parecido com o já conhecido Youtube. O compartilhamento é integrado, então, os conteúdos publicados no IGTV podem ser visualizados normalmente através do próprio aplicativo Instagram, e são reproduzidos sequencialmente como os stories do Instagram.

Se você está cogitando a possibilidade de começar a produzir esse tipo de material, é preciso ficar atento à características que os vídeos precisam ter para que sejam compartilhados e executados da melhor maneira dentro do app.
A orientação em que os vídeos precisam ser compartilhados no IGTV foi pensado exatamente no público que utiliza e consome conteúdos frequentemente pelo o smartphone, logo, o ideal são os vídeos feitos na orientação vertical na proporção 9:16. Quanto ao formato, a plataforma suporta vídeos na resolução de até 4k e com duração máxima de 1h.

Existem algumas questões que precisam de atenção na hora de compartilhar um vídeo. Para o compartilhamento de vídeos com duração de 1h, é necessário ter uma conta grande ou seja, com números de seguidores relativos e que a mesma seja verificada, podendo ser feito o upload por aqui. Mas, caso você não tenha uma grande conta, você pode compartilhar vídeos com no máximo 10 minutos de duração.
Tanto o vídeo quanto a capa do vídeo precisam estar na vertical, a capa precisa estar no tamanho 420 px por 654 px (ou a taxa 1:1,55). E até o momento, não é possível editar a foto da capa após enviá-la, então cuidado para não enviar a errada. Já o vídeo precisa estar no formato de arquivo MP4 e com o tamanho máximo de 650MB.

Algumas dicas para deixar o seu conteúdo ainda melhor são essenciais, como por exemplo: cuidado com o movimento da câmera. Se você está filmando algo em movimento o é ideal tentar manter a mão firme para que a imagem fique a mais nítida possível, evitando as “tremidas”. Uma boa solução para isso, é utilizar um tripé que segure sua câmera, seja ela qual for e até os famosos “bastões de selfie”.

Fazer edições também ajudam a deixar o seu vídeo ainda mais atrativo, existem aplicativos para dispositivos móveis que facilitam algumas edições. Quando o vídeo é filmado com o chamado fundo Chroma, que é aquele fundo verde, existem aplicativos que conseguem alterar o mesmo. Aplicativos que colocam efeitos especiais, imitam o visual das famosas e antigas VHS e filtros também estão entre os disponíveis para usuários de dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOs.

A função é nova então é possível que ainda apareçam dúvidas sobre o funcionamento da mesma, então não se preocupe, haverá uma solução. Caso você tenha alguma dúvida que não respondemos neste post, deixe um comentário para nós. Vamos adorar responder.

<div role="main" id="consultoria-de-marketing-digital-b629392e4e7669235889"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
  new RDStationForms('consultoria-de-marketing-digital-b629392e4e7669235889-html', 'UA-45918016-1').createForm();
</script>

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.