Você sabe o que é copywriting?

Hoje em dia, todo negócio precisa persuadir o seu consumidor de alguma maneira. Sendo assim, existem técnicas para isso, inclusive, o copywriting é uma delas, e é algo bastante simples e fácil. 

Desse modo, se você consegue escrever e convencer seu leitor, assim como fazer um encantamento por meio das palavras, saiba que apenas com isso você já deve conseguir escrever um copywriting de qualidade.

Não precisa procurar a tradução de sites sobre esse termo em inglês, esse texto tem como objetivo te explicar o que é o copywriting, qual é a sua importância, como isso impacta em seu negócio e como elaborar técnicas convincentes. Confira!

Banner Remarketing 22

O que é exatamente um copywriting?

É um texto que, como citado antes, precisa ser persuasivo, ou seja, ele é a produção de conteúdo em um texto estratégico, que tem como objetivo ser persuasivo a fazer o leitor começar ou concluir uma ação.

Então, para ser um copywriter é preciso que o seu texto ou copy tenha maneiras de persuadir o seu leitor, ele precisa necessariamente estimular interesse em seu leitor, sempre com o objetivo de converter e aumentar as vendas.

Ele possui algumas diferenças de uma redação publicitária, pois tenta fazer uma chamada mais poderosa para ação, já a redação tenta ser mais suave. Além disso, o Copywriting traz estratégias mais aprimoradas, enquanto a redação publicitária é feita para ser uma venda mais direta.

Um exemplo, se você for escrever sobre empresa de limpeza SP, precisa atrair mais pessoas para fazer a contratação de seu serviço, então você deverá utilizar o Copywriting. Porém, caso precise fazer uma venda de prestação de serviço, a melhor maneira é usar a redação publicitária.

Então, mesmo que seja completamente diferente, o copywriting se originou da redação publicitária, inclusive, podemos dizer que os dois tipos de redação são complementares, é bom utilizar as duas maneiras de redação para obter bons resultados.

O Copywriting tem como principal material a chamada de atenção, ele necessita que o leitor execute alguma ação, seja fazer uma assinatura, fazer download ou simplesmente apenas continuar no site, ou seja, ele precisa chamar a atenção do usuário.

Então, caso você ofereça serviços de desenvolvimento de software e precise aplicar um copywriting em algum desenvolvimento que você queira apresentar a seus clientes, antes de mais nada você precisa chamar a atenção.

Relação copywriting com o marketing de conteúdo

Assim como o copywriting, quando o marketing de conteúdo é usado, a empresa em questão precisa cativar, atrair e educar um determinado público via conteúdo, como o nome mesmo diz, que precisa ser significativo para aquele grupo.

O objetivo do marketing de conteúdo é construir um relacionamento de longo prazo, para ampliar sua rede de negócio, então, ele deixa de ser uma publicidade mais invasiva para tentar ser mais educativa e inovadora.

Ele também faz com que a empresa passe seus valores e pensamentos, melhorando mais a sua imagem, o que faz a marca ser uma grande referência de mercado, pois aumenta sua autoridade em certos tipos de assuntos, isso atrai novos clientes e só favorece o negócio.

Se você usar o marketing de conteúdo aplicado a uma empresa de informatica SP, por exemplo, você vai gerar mais engajamento para que eduque e cative um certo público-alvo. 

Então, você deixa de fazer uma publicidade e troca para uma estratégia  mais inovadora, passando valores e pensamentos, ou seja, também melhorando sua imagem perante ao seu público-alvo.

Agora iremos falar um pouco da relação que ela possui com o copywriting. Pois bem, a semelhança é que em ambos é necessário o aprofundamento de seu cliente, principalmente porque tentam trazer uma situação para seus leitores para tirar suas dúvidas.

Então, enquanto o marketing de conteúdo tem o objetivo de amaciar o cliente para fazê-lo ficar propenso a comprar, o copywriting vai dar aquela chacoalhada final com métodos persuasivos para que o cliente faça a compra do produto.

Musica Para Foco Dicas Para Aumentar A Sua Concentracao

Estratégias que não podem faltar em seu copywriting

Antes de tudo, é necessário entender que você pode até escrever bem, mas isso não basta, em qualquer estratégia é necessário inspirar o leitor, construir um relacionamento com a marca e motivar o leitor a uma decisão sobre o produto ou serviço que você oferece.

Então, esse são elementos básico, inclusive, a seguir mostraremos o que não pode faltar na sua estratégia de construir um copywriting bom:

  • Faça uma pesquisa sobre o assunto que o seu copywriting aborda;
  • Tenha em mente o seu objetivo, saiba a mensagem que você quer passar;
  • Saia da mesmice, não faça um conteúdo que entrega as mesmas informações;
  • Otimize a busca pelo seu produto, use técnicas SEO;
  • Faça uma análise de perto, você precisa saber o que acontece com as métricas.

Depois de explicar as dicas, chegou o momento de falarmos de algumas técnicas para seu copywriting ser um case de sucesso.

1 - Entenda qual é o público que você quer atingir

Você precisa saber exatamente qual público você quer atingir com seu copywriting. Assim, defina o público-alvo através de dados, pense em tudo que envolve a pessoa que você quer atingir, como idade, sexo, condição financeira, hobbies, interesses, onde trabalha, etc.

Por exemplo, se você escrever um copywriting sobre excelencia operacional para empresas, o público-alvo são os empresários que estão querendo melhorar a eficácia de suas empresas, ou funcionários que querem melhorar seu desempenho e precisam de algo a mais. 

Então, sempre defina o público o qual você vai querer atingir com o seu produto.

2 - Use a linguagem e o tom certos

Sempre use a linguagem certa para seu copywriting, se você for fazer um texto o qual o público-alvo são os adolescentes, você deve usar esse tom, e não um tom empresarial, por exemplo.

3 - Faça títulos atrativos

O título de seu texto é como se fosse a capa do livro, ele que vai gerar uma expectativa no leitor e chamar para a leitura. Existem inúmeras formas de criar um título, mas tenha em mente o fato de ser direto.

Por exemplo, “Saiba quais são os 5 melhores produtos promocionais personalizados”, um título simples, mas que atenderá quem está procurando por produtos promocionais personalizados.

4 - Tenha uma conexão direta com o seu leitor

Para você passar confiança na hora de persuadir o seu leitor é necessário que você faça uma conexão entre o texto e a pessoa que está lendo.

Por isso é tão importante que você trace o perfil do seu público-alvo, independentemente se o seu assunto for futebol, comida ou serviços de escrituração, você precisa saber quem está do outro lado da tela para definir uma estratégia eficiente para abraçar esse leitor.

5 - Use verbos no modo imperativos

O objetivo do copywriting é fazer com que o seu leitor execute uma determinada ação, então nada melhor do que utilizar verbos no modo de ação para que ele seja persuadido a fazer a ação que você quer.

Desse modo, tente usar a estratégia para que o cliente realize uma ação, por exemplo: “Entenda o funcionamento da empresa de terceirização de RH”.

6 - Utilize o seu lado mais persuasivo

Como em um texto copywriting é necessário ter o lado persuasivo aguçado, é preciso você trabalhar bem isso. Para ajudar, vamos listar exatamente o que precisa fazer para ser uma pessoa que escreva convencendo bem o seu leitor:

  • Seja recíproco;
  • Mostre depoimentos e casos de sucesso;
  • Faça com que seu leitor sinta afeto ao ler o seu texto;
  • Você deve mostrar que é uma autoridade no assunto;
  • Use a coerência a seu favor;
  • Desperte em seu leitor o sentimento de escassez.

Com todas essas dicas, certamente, os clientes da sua empresa sentirão necessidade em ir atrás do seu produto e, claro, efetuar a compra. Pensando em melhorar ainda mais, crie sempre ações que tenham relação com o seu nicho de atuação!

A importância do copywriting em seu negócio

Ele não só convence o seu leitor a fazer algo que você queira, mas também estreita laço com ele. Inclusive, é de suma importância que você crie esses laços, ao mesmo tempo que ele também é algo mais inovador.

Então, se você quiser criar um conteúdo mais diferenciado para que consiga estabelecer boas vendas para seus clientes, use e abuse do copywriting e de técnicas que possam potencializar a sua empresa e as suas ações.

Lembre-se, vale muito a pena usar o usar o copywriting, inclusive, é recomendado para que você passe confiança e melhore a imagem de seu negócio de forma que ele execute a ação e confie plenamente naquilo que está fazendo.

Banner Remarketing 11

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.