Você sabe o que é copywriting?
Hoje em dia, todo negócio precisa persuadir o seu consumidor de alguma maneira. Sendo assim, existem técnicas para isso, inclusive, o copywriting é uma delas, e é algo bastante simples e fácil.
Desse modo, se você consegue escrever e convencer seu leitor, assim como fazer um encantamento por meio das palavras, saiba que apenas com isso você já deve conseguir escrever um copywriting de qualidade.
Não precisa procurar a tradução de sites sobre esse termo em inglês, esse texto tem como objetivo te explicar o que é o copywriting, qual é a sua importância, como isso impacta em seu negócio e como elaborar técnicas convincentes. Confira!
O que é exatamente um copywriting?
É um texto que, como citado antes, precisa ser persuasivo, ou seja, ele é a produção de conteúdo em um texto estratégico, que tem como objetivo ser persuasivo a fazer o leitor começar ou concluir uma ação.
Então, para ser um copywriter é preciso que o seu texto ou copy tenha maneiras de persuadir o seu leitor, ele precisa necessariamente estimular interesse em seu leitor, sempre com o objetivo de converter e aumentar as vendas.
Ele possui algumas diferenças de uma redação publicitária, pois tenta fazer uma chamada mais poderosa para ação, já a redação tenta ser mais suave. Além disso, o Copywriting traz estratégias mais aprimoradas, enquanto a redação publicitária é feita para ser uma venda mais direta.
Um exemplo, se você for escrever sobre empresa de limpeza SP, precisa atrair mais pessoas para fazer a contratação de seu serviço, então você deverá utilizar o Copywriting. Porém, caso precise fazer uma venda de prestação de serviço, a melhor maneira é usar a redação publicitária.
Então, mesmo que seja completamente diferente, o copywriting se originou da redação publicitária, inclusive, podemos dizer que os dois tipos de redação são complementares, é bom utilizar as duas maneiras de redação para obter bons resultados.
O Copywriting tem como principal material a chamada de atenção, ele necessita que o leitor execute alguma ação, seja fazer uma assinatura, fazer download ou simplesmente apenas continuar no site, ou seja, ele precisa chamar a atenção do usuário.
Então, caso você ofereça serviços de desenvolvimento de software e precise aplicar um copywriting em algum desenvolvimento que você queira apresentar a seus clientes, antes de mais nada você precisa chamar a atenção.
Relação copywriting com o marketing de conteúdo
Assim como o copywriting, quando o marketing de conteúdo é usado, a empresa em questão precisa cativar, atrair e educar um determinado público via conteúdo, como o nome mesmo diz, que precisa ser significativo para aquele grupo.
O objetivo do marketing de conteúdo é construir um relacionamento de longo prazo, para ampliar sua rede de negócio, então, ele deixa de ser uma publicidade mais invasiva para tentar ser mais educativa e inovadora.
Ele também faz com que a empresa passe seus valores e pensamentos, melhorando mais a sua imagem, o que faz a marca ser uma grande referência de mercado, pois aumenta sua autoridade em certos tipos de assuntos, isso atrai novos clientes e só favorece o negócio.
Se você usar o marketing de conteúdo aplicado a uma empresa de informatica SP, por exemplo, você vai gerar mais engajamento para que eduque e cative um certo público-alvo.
Então, você deixa de fazer uma publicidade e troca para uma estratégia mais inovadora, passando valores e pensamentos, ou seja, também melhorando sua imagem perante ao seu público-alvo.
Agora iremos falar um pouco da relação que ela possui com o copywriting. Pois bem, a semelhança é que em ambos é necessário o aprofundamento de seu cliente, principalmente porque tentam trazer uma situação para seus leitores para tirar suas dúvidas.
Então, enquanto o marketing de conteúdo tem o objetivo de amaciar o cliente para fazê-lo ficar propenso a comprar, o copywriting vai dar aquela chacoalhada final com métodos persuasivos para que o cliente faça a compra do produto.
Estratégias que não podem faltar em seu copywriting
Antes de tudo, é necessário entender que você pode até escrever bem, mas isso não basta, em qualquer estratégia é necessário inspirar o leitor, construir um relacionamento com a marca e motivar o leitor a uma decisão sobre o produto ou serviço que você oferece.
Então, esse são elementos básico, inclusive, a seguir mostraremos o que não pode faltar na sua estratégia de construir um copywriting bom:
- Faça uma pesquisa sobre o assunto que o seu copywriting aborda;
- Tenha em mente o seu objetivo, saiba a mensagem que você quer passar;
- Saia da mesmice, não faça um conteúdo que entrega as mesmas informações;
- Otimize a busca pelo seu produto, use técnicas SEO;
- Faça uma análise de perto, você precisa saber o que acontece com as métricas.
Depois de explicar as dicas, chegou o momento de falarmos de algumas técnicas para seu copywriting ser um case de sucesso.
1 - Entenda qual é o público que você quer atingir
Você precisa saber exatamente qual público você quer atingir com seu copywriting. Assim, defina o público-alvo através de dados, pense em tudo que envolve a pessoa que você quer atingir, como idade, sexo, condição financeira, hobbies, interesses, onde trabalha, etc.
Por exemplo, se você escrever um copywriting sobre excelencia operacional para empresas, o público-alvo são os empresários que estão querendo melhorar a eficácia de suas empresas, ou funcionários que querem melhorar seu desempenho e precisam de algo a mais.
Então, sempre defina o público o qual você vai querer atingir com o seu produto.
2 - Use a linguagem e o tom certos
Sempre use a linguagem certa para seu copywriting, se você for fazer um texto o qual o público-alvo são os adolescentes, você deve usar esse tom, e não um tom empresarial, por exemplo.
3 - Faça títulos atrativos
O título de seu texto é como se fosse a capa do livro, ele que vai gerar uma expectativa no leitor e chamar para a leitura. Existem inúmeras formas de criar um título, mas tenha em mente o fato de ser direto.
Por exemplo, “Saiba quais são os 5 melhores produtos promocionais personalizados”, um título simples, mas que atenderá quem está procurando por produtos promocionais personalizados.
4 - Tenha uma conexão direta com o seu leitor
Para você passar confiança na hora de persuadir o seu leitor é necessário que você faça uma conexão entre o texto e a pessoa que está lendo.
Por isso é tão importante que você trace o perfil do seu público-alvo, independentemente se o seu assunto for futebol, comida ou serviços de escrituração, você precisa saber quem está do outro lado da tela para definir uma estratégia eficiente para abraçar esse leitor.
5 - Use verbos no modo imperativos
O objetivo do copywriting é fazer com que o seu leitor execute uma determinada ação, então nada melhor do que utilizar verbos no modo de ação para que ele seja persuadido a fazer a ação que você quer.
Desse modo, tente usar a estratégia para que o cliente realize uma ação, por exemplo: “Entenda o funcionamento da empresa de terceirização de RH”.
6 - Utilize o seu lado mais persuasivo
Como em um texto copywriting é necessário ter o lado persuasivo aguçado, é preciso você trabalhar bem isso. Para ajudar, vamos listar exatamente o que precisa fazer para ser uma pessoa que escreva convencendo bem o seu leitor:
- Seja recíproco;
- Mostre depoimentos e casos de sucesso;
- Faça com que seu leitor sinta afeto ao ler o seu texto;
- Você deve mostrar que é uma autoridade no assunto;
- Use a coerência a seu favor;
- Desperte em seu leitor o sentimento de escassez.
Com todas essas dicas, certamente, os clientes da sua empresa sentirão necessidade em ir atrás do seu produto e, claro, efetuar a compra. Pensando em melhorar ainda mais, crie sempre ações que tenham relação com o seu nicho de atuação!
A importância do copywriting em seu negócio
Ele não só convence o seu leitor a fazer algo que você queira, mas também estreita laço com ele. Inclusive, é de suma importância que você crie esses laços, ao mesmo tempo que ele também é algo mais inovador.
Então, se você quiser criar um conteúdo mais diferenciado para que consiga estabelecer boas vendas para seus clientes, use e abuse do copywriting e de técnicas que possam potencializar a sua empresa e as suas ações.
Lembre-se, vale muito a pena usar o usar o copywriting, inclusive, é recomendado para que você passe confiança e melhore a imagem de seu negócio de forma que ele execute a ação e confie plenamente naquilo que está fazendo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.