Você sabe o que é : Mercado, Segmento, Nicho e Sub-nicho?

O mundo corporativo possui uma série de termos e jargões importantes para você conseguir compreender melhor as ações tomadas pela empresa, como mercado, segmento, nicho e sub-nicho.

Esses conceitos são muito importantes para qualquer organização que deseja expandir seu potencial, principalmente por meio de ações de marketing especializadas para atender uma certa parcela da população.

Entender a diferença entre esses quatro conceitos pode ser um grande avanço para qualquer empresa de segurança eletrônica que está se lançando atualmente, conseguindo identificar cada peculiaridade e como usar isso a seu favor.

Entenda a diferença entre os conceitos

O mercado é um conceito macro. A palavra mercado tem muitas maneiras de utilização, e seu significado pode ser muito amplo. Por isso, para conseguir compreender melhor esse conceito, a ideia é entender o mercado como qualquer situação onde existe oferta e procura.

Já o segmento é uma divisão do conceito do mercado. Enquanto o mercado é algo macro, que representa o todo, o segmento separa esse mercado em categorias, tornando mais fácil identificar o tipo de negociação realizada daquela forma.

Dentre os tipos mais comuns de segmento estão o:

  • Local;
  • Organizacional;
  • Concorrência;
  • Global.

Todos estes segmentos atingem elementos do mercado e ajudam a compreender melhor o tipo de comércio que será realizado dentro do conceito mais fechado do segmento, seja para uma empresa especializada em construção civil ou qualquer outra.

O nicho do mercado é a forma como ele se divide. Depois de encontrarmos o segmento, é preciso afunilar esse tipo de recurso com características que façam sentido para juntar um grupo de pessoas, como gostos ou interesses em comum.

O nicho então se torna uma referência direta ao tipo de consumidor que você pretende atrair. Esse tipo de divisão é importante para você conseguir compreender o tipo de público que deseja atrair, de maneira funcional.

O sub-nicho acaba tornando esse tipo de mercado ainda mais específico. Tratam-se de consumidores com necessidades próprias, que muitas vezes escapam do escopo de nicho que pretendem fazer.

Por exemplo, pessoas que consomem itens em inox são um sub-nicho, que pode ser usado para a venda de bancada de inox sob medida ou qualquer outro item que faça uso do material em questão.

Dessa maneira, você consegue explorar muito melhor suas atividades, aproveitando esses modelos de maneira mais direta para atingir esse tipo de consumidor.

Embora seja um público consideravelmente menor do que as divisões anteriores, é onde se concentra uma grande oportunidade de negócio. Isso porque as pessoas do sub-nicho estão muito mais propensas a consumir algo que é muito específico para elas.

 

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Veja alguns exemplos sobre os termos

Em um exemplo para clarificar estes conceitos, tenha em mente um tipo de conteúdo que tem atraído muito a atenção do público, a cultura pop. O mercado que representa a cultura pop em geral, com todas as suas vertentes, é chamado mercado geek.

Ele então é dividido em diversos segmentos, como filmes, séries, quadrinhos e outros detalhamentos de conteúdos que são consumidos pelo público geek.

O nicho do mercado explora um tipo específico de material procurado pelo público desse mercado, como camisetas, action figures, DVDs e Blu-Rays, entre outros.

E então, no sub-nicho temos um desenvolvimento ainda maior, apelando para um grupo específico. Uniformes personalizados para eventos podem ser um destes nichos.

Fãs de uma determinada saga de filmes ou séries de TV, que consomem muitos produtos dessa linha, acabam se encaixando no conceito de sub-nicho, explorando melhor esse tipo de conteúdo.

Saiba mais sobre as diferenças entre nicho e sub-nicho

Existe muita confusão com relação aos dois conceitos, principalmente porque o sub-nicho era um conceito muito pouco utilizado, uma vez que não havia a necessidade de grandes quantidades de segmentação de público.

O sub-nicho surgiu quando começou a se estudar formas de aproveitar parcelas ainda mais específicas dentro do mercado. Entretanto, uma mesma companhia pode atender a diversos sub-nichos de uma só vez.

Quando você está criando uma estratégia de marketing, é comum pensar em seu público-alvo. Este é o grupo de pessoas que têm mais propensão a conseguir alcançar uma conversão em vendas com seu stand para eventos, por exemplo.

Quando você define os sub-nichos que trabalhará, pode conseguir uma análise muito mais detalhada, e inclusive criar de forma mais assertiva sua persona. A persona é uma figura fictícia criada para auxiliar a equipe de gestão em tomadas de decisão.

Trata-se de um personagem criado com muita profundidade, pautado nas informações coletadas de seu público-alvo e de suas negociações anteriores. Além de elementos comuns, como um nome e endereço, a persona é muito mais complexa.

A criação de uma psique é fundamental para a efetividade da ferramenta, e por ser um indivíduo, é muito mais comum conseguir explorar o conceito de sub-nicho com esta referência.

Vantagens do marketing de nicho

Muitos empresários não vêem necessidade em nichar seus estabelecimentos, acreditando no poder de vendas em massa. Entretanto, muitas vezes esse tipo de ação acaba tendo um custo muito mais elevado, o que prejudica as vendas da empresa.

Por isso, muitas vezes escolher um nicho de atuação e veicular estratégias e ações de marketing e publicidade para este nicho acaba gerando resultados mais assertivos.

Afinal, estas pessoas estão mais propensas a consumir material dentro de seu nicho de interesse, como é o caso de plantas de grande porte ou qualquer outro item. Conheça mais algumas das vantagens:

Objetividade

Quando você lida com o mercado de nicho, está falando para um público distinto. A propaganda terá muito mais objetivo ao ser lançada, uma vez que dialoga diretamente com pessoas que têm interesse no produto ofertado.

Quando você faz uma propaganda, o ideal é encontrar o nicho certo para conseguir explorar todo o potencial de sua empresa. Assim, o marketing de nicho acaba auxiliando suas campanhas a evitarem o desgaste com ações não direcionadas.

 

Palestrante Masculino Fazendo Apresentacao No Corredor Do Workshop Da Universidade Publico Ou Sala De Conferencias 155003 27425

 

Redução de custos

As ações para grandes massas têm um elevado custo de produção, principalmente para que consigam encontrar as pessoas certas para esse tipo de ação.

Ao nichar seu público, você concentra seus esforços de maneira mais direcionada, evitando gastos desnecessários. É importante ter em mente que a redução de custos é tão importante quanto a geração de lucro.

Pensando assim, fornecedores de plantas ornamentais, por exemplo, precisam de estabilidade financeira para conseguirem se manter ativas no mercado, e muitas vezes esse é o caminho para seguir.

Menos concorrência

Por se tratar de um nicho mais específico de público que você está tentando atingir, a concorrência diminui consideravelmente. Dessa maneira, você consegue segmentar muito melhor sua audiência e consegue pensar em formas de explorar estes recursos.

Em muitos casos, até mesmo o sub-nicho é utilizado para conquistar um público específico e fidelizá-lo. Então, sua empresa pode aos poucos expandir suas vendas e aumentar a visibilidade.

Entretanto, esse tipo de recurso pode ser fundamental, principalmente se sua empresa ainda é pequena, para que você consiga aproveitar melhor todos os recursos que tem à disposição.

É função principal de um gerente ou de uma agência de marketing, como a CR Andrade, explorar todas as suas possibilidades dentro de um nicho, encontrando aqueles que têm um potencial maior de interação e aproveitando para conseguir explorar todos os recursos disponíveis para se engajar com estes clientes.

Dentre as possibilidades de segmentação, você pode encontrar elementos sociais, geográficos, de consumo e muitos outros aspectos. Existem diversos ambientes no mercado com espaço para explorar, aguardando serem descobertos.

Cabe a sua equipe entender esse sub-nicho e conseguir atingi-lo, criando uma rede de relacionamento com clientes que pode ser muito vantajosa para a empresa. Isso porque os clientes de uma empresa que trabalha em um sub-nicho costumam ser muito fiéis.

Por isso, eles acabam espalhando a informação para outras pessoas que façam parte desse mesmo tipo de nicho que eles, aproveitando para apresentar sua empresa.

Mais engajamento

O mercado hoje está completamente integrado ao mundo digital. As redes sociais e blogs têm mudado a forma como as pessoas fazem negócios, o que permite muitas possibilidades para empresas que trabalham com públicos específicos.

Em uma empresa de maquina de suco de laranja,  por exemplo, conversar com estas pessoas através de recursos digitais acaba trazendo um engajamento muito maior para a empresa, que consegue explorar seus recursos com muito mais facilidade.

Além disso, é possível que estas pessoas compartilhem suas publicações, gerando a possibilidade de viralização de conteúdo, atraindo cada vez mais pessoas para conhecerem sua empresa e potencialmente se tornarem clientes.

 

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Considerações finais

Os conceitos de mercado são fundamentais para que haja uma compreensão melhor das possibilidades que uma empresa possui, sobretudo em seu estágio inicial de pesquisa. É muito importante definir a capacidade que você pode explorar dentro de suas competências.

Por isso, muitas empresas acabam optando por trabalhar com nichos e sub-nichos até se sentirem mais confortáveis de explorar mercados maiores, uma vez que assim é possível estabilizar sua empresa com clientes fiéis antes de espalhar seu conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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