Você sabe o que é mercado, segmento, nicho e subnicho?

Mercado, segmento, nicho e subnicho são palavras muito presentes na vida de quem tem um negócio ou trabalha com marketing.

Devido ao crescimento do mercado online e da necessidade de investir cada vez mais em estratégias de marketing digital, é importante entender o que significa cada um dos termos que segmentam a atuação de uma empresa.

Assim, mercado e segmento são denominações que também precisam ser estudadas, para que o empreendedor possa afunilar as atividades de seu negócio, e assim atrair clientes e consumidores mais qualificados. E para isso, pode ser interessante contratar uma consultoria de marketing, como o Cr.Andrade.

Apesar de o marketing digital escancarar possibilidades mais acessíveis para as empresas, é necessário investir em ações que mostrem seu diferencial e façam a companhia se destacar no mercado.

Logo, é necessário definir o mercado, segmento, nicho e subnicho de um negócio, se você realmente quer que ele se destaque. Mas nem todo mundo sabe do que se trata, pois, não conseguem segmentar ao máximo suas estratégias de marketing e chegar a bons resultados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar os conceitos dessas divisões e a importância de segmentar uma estratégia de marketing. Confira o texto e tire suas dúvidas.

 

Definindo as divisões de mercado

Cada empresa possui suas próprias particularidades, características que fazem dela uma opção de compra. Além disso, são divididas entre:

  • Mercado;
  • Segmento;
  • Nicho;
  • Subnicho.

Digamos que o mercado é algo mais generalista e amplo, e podemos usar como exemplo uma empresa de automação residencial, que atua no mercado de tecnologia, ou construção civil.

Esse mercado pode abranger outros segmentos, como automação industrial. Ou seja, dentro do mercado, temos vários caminhos, que são conhecidos como segmentos.

Portanto, estas são divisões menores do mercado, que abrem espaço para diferentes atividades do mesmo setor.

Mas essa ramificação pode se espalhar ainda mais, e aí temos os nichos e os subnichos. O nicho é a área de atuação de uma empresa, composto por um público que possui determinadas características e interesse por uma solução.

Um exemplo de nicho é se aquela empresa de automação de residências tivesse como foco a sala de estar. Ela é especializada em automatizar salas de estar, de um modo que nenhuma outra empresa é capaz de oferecer.

Por oferecer uma solução pontual, essa empresa vai receber mais visitas em seu site do que aquela que automatiza a casa toda. Mas para atrair um público ainda mais específico, essa empresa deve afunilar um pouco mais sua ação.

Ela pode automatizar a casa toda, ser especialista em sala de estar, mas ter um foco maior na automação de iluminação de sala de estar. Ou uma empresa de projeto de iluminação comercial pode ter como micro nicho iluminação de salas de reuniões.

Em ambos os casos, temos empresas que descrevem bem o tipo de serviço que oferecem, a partir disso, todo cliente que procurar por elas, irá querer exatamente aquilo que elas vendem.

Entretanto, a partir do momento em que um negócio investe em um subnicho, ou micro nicho, ele vai receber menos visitas, porém, essas visitas serão bem qualificadas.

Isso porque o produto ou serviço oferecido não é algo generalista, mas específico e voltado a uma parcela de consumidores que precisam dele. Outro exemplo é uma loja de próteses ortopédicas, que vende próteses infantis coloridas, para meninas de 0 a 5 anos.

É a partir dessa especificação detalhada que a organização vai trabalhar suas estratégias de marketing de maneira segmentada. E no próximo tópico, vamos mostrar por que isso é importante.

 

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Importância de segmentar ao máximo uma estratégia de marketing

O nicho e o subnicho são duas classificações que, de fato, ajudam uma empresa de isolamento acústico a segmentar ainda mais suas estratégias de marketing. E quando isso é feito, o negócio tem acesso a vantagens, como:

 

Audiência mais segmentada

Ao segmentar as estratégias de marketing para o micro nicho de uma empresa, ela começa a trabalhar com um tema muito específico. Por isso, transforma-se em uma solucionadora de problemas para determinado grupo de pessoas.

Com isso, esses consumidores vão procurar a companhia toda vez que tiverem um problema que ela possa resolver.

Por exemplo, um açougue vegano, especializado em carnes para churrasco feitas de soja. Esse estabelecimento, então, atende pessoas veganas, que querem comer peças adequadas para churrasco, mas feitas apenas à base de soja.

Não é fácil encontrar um lugar tão específico assim, por isso, esse açougue terá uma audiência mais segmentada, e mais do que isso, vai conseguir fidelizar os seus clientes com facilidade.

 

Conteúdo mais específico

Estamos na era da informação, então, criar conteúdos é uma necessidade para qualquer empresa, de uma que presta serviços de portaria até uma loja de móveis infantis.

E criar conteúdos para subnichos pode ser mais fácil do que falar sobre um anúncio mais generalista. Se você tem um nicho mais abrangente, precisa falar sobre mais coisas, o que pode ser complicado e exigir um trabalho extenso.

Ademais, isso pode acabar afetando a qualidade dos materiais produzidos, uma vez que é difícil falar com propriedade sobre tudo o que envolve um mercado. Toda empresa é melhor em uma parte específica daquilo que faz, e ter um subnicho é se dedicar totalmente a um propósito.

É uma oportunidade de atender a um grupo de consumidores que carecem de um produto ou serviço específico. No caso da loja de próteses, ela oferece um produto adequado para meninas pequenas que precisam delas.

É difícil agradar uma criança se ela não gosta de alguma coisa, mas depende disso. Uma prótese rosa, com sua princesa preferida vai animá-la e suprir uma necessidade.

Consequentemente, a companhia será capaz de produzir conteúdos com mais qualidade, mais específico e informativo e em menos tempo.

Assim, se uma empresa de, por exemplo, instalação de pabx é capaz de fazer isso, vai manter os seus canais sempre atualizados. Isso é importante para as estratégias orgânicas de marketing digital.

Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias de otimização para páginas na internet, que tem o intuito de fazer com que o site ou blog de sua empresa apareça sempre entre os primeiros resultados.

 

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Mais lucros

Um consumidor em busca de um subnicho sabe exatamente do que precisa. Ele só tem dificuldades para encontrar aquilo que se encaixa em suas perspectivas.

Ao segmentar bem as estratégias de marketing para um nicho específico, consequentemente, as ações de vendas trarão mais resultados.

Uma pessoa que precisa, por exemplo, de uma administradora predial, quer uma empresa que compreenda as necessidades de um condomínio.

Essa administradora pode atender prédios residenciais e comerciais, mas o síndico de um conjunto residencial vai preferir aquela que seja especializada em condomínios de moradia.

Só esse tipo de empresa sabe administrar as necessidades intrínsecas de um prédio residencial, oferecendo um serviço mais específico. Entendeu a diferença?

Com isso, ele prefere fechar negócio com aquela administradora que tenha exatamente os recursos e conhecimentos necessários para prestar os serviços desejados.

 

Mais engajamento

Se um fabricante de caneca de acrílico personalizada envia e-mails marketing com um conteúdo, pensado para o público de seu micro nicho, vai conseguir aumentar seu número de conversões.

Uma pessoa que pesquisa algo específico está altamente engajada com suas buscas. Ela quer saber exatamente sobre aquilo que o seu negócio está falando. Se você tem uma boa estratégia de envio de conteúdo, mais pessoas vão abrir os e-mails que você enviar e vão clicar no conteúdo.

Por que alguém haveria de se interessar pela mensagem de uma confecção que oferece camisetas simples, se está interessado e precisa de camisetas bordadas para o uniforme de uma organização?

Esse consumidor quer e precisa de camisetas para uniformes bordadas e não camisetas com logo impresso.

Oferecer, de maneira pontual, uma solução, é a melhor forma de fazer com que aquele grupo de consumidores se engaje ao produto ou serviço. Se não for assim, seu negócio vai ter que trabalhar muito mais para atender a um segmento maior.

 

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Conclusão

Existem muitas diferenças entre mercado, segmento, nicho e subnicho, como vimos ao longo deste artigo, e cada uma dessas divisões vai impactar o modo como uma companhia executa e segmenta suas estratégias de marketing.

Ações bem segmentadas são a melhor forma de chegar até os consumidores certos, e mesmo que o público seja menor, ele será formado por quem se interessa pelas soluções.

Lembre-se de que quantidade é diferente de qualidade, e falar com um número restrito de pessoas é trazer para perto da sua empresa quem vai mesmo comprar com você. Assim, suas campanhas de marketing digital serão um verdadeiro sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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