Você sabe o que é SEO e para o que ele serve?

Você já ouviu falar de SEO?

SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização para Motores de Busca, ou seja, otimizar as páginas de um site ou até mesmo o site inteiro para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca. A consequência desta otimização é um melhor posicionamento nas páginas de pesquisa do Google resultando em maior visibilidade e quantidade de acessos/cliques.

Essa é uma técnica que apresenta os seus resultados a médio e em longo prazo, então, não pense que só porque você fez uma vez que você já verá os resultados logo de cara. Quando você adota as estratégias de SEO, você começa a mostrar pro Google que seu site existe e que apresenta conteúdos relevantes e de qualidades para o público, por isso o SEO requer tempo, as melhorias no rankeamento são contínuas.

 

Quais os critérios adotados pelo o Google?

Os critérios que influenciam a melhoria do rankeamento no Google não são divulgados oficialmente, porém após vários usos, otimizações e testes, é possível notar que a utilização de palavras chaves corretas e adequadas são fatores que têm grandes poderes e ajudam muito no rankeamento. No entanto, é preciso ficar atento, pois o uso excessivo de palavras chaves pode te penalizar fazendo com que seu site seja rebaixado ou até mesmo excluído.

O tamanho do conteúdo que você disponibiliza em seu site também é um fator analisado pelo Google, ele considera que os conteúdos são bons e que sua marca é especialista neste assunto quando você produz conteúdos acima de 500 palavras e que sejam de autoria própria, não vale fazer cópias ou plágios. O Google quer que os usuários tenham boas experiências ao acessarem os sites, por isso é muito cauteloso, não aceita conteúdos repetitivos e que não agregam nada ao mesmo.

 

Além destes fatores, existem outros critérios que são adotados pelo Google, que nós vamos dividir aqui entre internos e externos, os fatores internos estão relacionados com a URL utilizada, títulos, subtítulos e imagens. A URL que será utilizada precisa ser clara, evitando que sejam longas, elas precisam ser fáceis de serem encontradas pelo usuário.

Para títulos e subtítulos existe uma quantidade de caracteres ideais, os títulos precisam ter 55 caracteres enquanto os subtítulos entre 153 e 155 caracteres, eles podem ter palavras-chaves e conteúdos sobre o que o usuário encontrará ao acessar determinada página. 

 

A utilização de imagem também ajuda no SEO, no entanto, os mecanismos não percebem a imagem, por isso é preciso demonstrar através de texto sobre o que se trata, colocando no alt da imagem, a descrição da mesma, caso não tenha a descrição o Google irá visualizar como um espaço em branco, sem conteúdo. Uma dica extra é salvar as imagens em seu computador com o título do seu texto.

Já nos fatores externos o Google visualiza se o seu site é citado por outros sites, ou seja, se eles colocaram links que redirecionam para algum conteúdo seu, com que frequências fazem isso, em qual tipo de conteúdo é feito, verificam a qualidade e relevância. É considerada como uma indicação, por isso, quanto mais “indicações” o seu site tiver, melhor.

 

Trouxemos aqui uma breve descrição sobre que é o SEO, esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Ressaltamos aqui, que caso você não tenha o conhecimento necessário ou não se sinta confortável para utilizar esta técnica pode procurar um profissional capacitado nesta área, que irá te ajudar a chegar os seus objetivos.

 

<div id="formulario-seo-743026628c9cb62688b8"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
new RDStationForms('formulario-seo-743026628c9cb62688b8-html', 'UA-45918016-1').createForm();
</script>

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.