Você sabe o que é SEO e para o que ele serve?

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Você já ouviu falar de SEO?

SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização para Motores de Busca, ou seja, otimizar as páginas de um site ou até mesmo o site inteiro para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca. A consequência desta otimização é um melhor posicionamento nas páginas de pesquisa do Google resultando em maior visibilidade e quantidade de acessos/cliques.

Essa é uma técnica que apresenta os seus resultados a médio e em longo prazo, então, não pense que só porque você fez uma vez que você já verá os resultados logo de cara. Quando você adota as estratégias de SEO, você começa a mostrar pro Google que seu site existe e que apresenta conteúdos relevantes e de qualidades para o público, por isso o SEO requer tempo, as melhorias no rankeamento são contínuas.

 

Quais os critérios adotados pelo o Google?

Os critérios que influenciam a melhoria do rankeamento no Google não são divulgados oficialmente, porém após vários usos, otimizações e testes, é possível notar que a utilização de palavras chaves corretas e adequadas são fatores que têm grandes poderes e ajudam muito no rankeamento. No entanto, é preciso ficar atento, pois o uso excessivo de palavras chaves pode te penalizar fazendo com que seu site seja rebaixado ou até mesmo excluído.

O tamanho do conteúdo que você disponibiliza em seu site também é um fator analisado pelo Google, ele considera que os conteúdos são bons e que sua marca é especialista neste assunto quando você produz conteúdos acima de 500 palavras e que sejam de autoria própria, não vale fazer cópias ou plágios. O Google quer que os usuários tenham boas experiências ao acessarem os sites, por isso é muito cauteloso, não aceita conteúdos repetitivos e que não agregam nada ao mesmo.

 

Além destes fatores, existem outros critérios que são adotados pelo Google, que nós vamos dividir aqui entre internos e externos, os fatores internos estão relacionados com a URL utilizada, títulos, subtítulos e imagens. A URL que será utilizada precisa ser clara, evitando que sejam longas, elas precisam ser fáceis de serem encontradas pelo usuário.

Para títulos e subtítulos existe uma quantidade de caracteres ideais, os títulos precisam ter 55 caracteres enquanto os subtítulos entre 153 e 155 caracteres, eles podem ter palavras-chaves e conteúdos sobre o que o usuário encontrará ao acessar determinada página. 

 

A utilização de imagem também ajuda no SEO, no entanto, os mecanismos não percebem a imagem, por isso é preciso demonstrar através de texto sobre o que se trata, colocando no alt da imagem, a descrição da mesma, caso não tenha a descrição o Google irá visualizar como um espaço em branco, sem conteúdo. Uma dica extra é salvar as imagens em seu computador com o título do seu texto.

Já nos fatores externos o Google visualiza se o seu site é citado por outros sites, ou seja, se eles colocaram links que redirecionam para algum conteúdo seu, com que frequências fazem isso, em qual tipo de conteúdo é feito, verificam a qualidade e relevância. É considerada como uma indicação, por isso, quanto mais “indicações” o seu site tiver, melhor.

 

Trouxemos aqui uma breve descrição sobre que é o SEO, esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Ressaltamos aqui, que caso você não tenha o conhecimento necessário ou não se sinta confortável para utilizar esta técnica pode procurar um profissional capacitado nesta área, que irá te ajudar a chegar os seus objetivos.

 

<div id="formulario-seo-743026628c9cb62688b8"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
new RDStationForms('formulario-seo-743026628c9cb62688b8-html', 'UA-45918016-1').createForm();
</script>

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.