Você sabia que o Brasil está entre os países com maior índice de estresse do mundo?

O índice de estresse do Brasil se tornou o segundo maior em todo o mundo, já que cerca de 70% da população já apresentou ou possui sintomas de estresse, assim como aponta um estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma - Brasil).

Essa informação pode surpreender alguns, mas a maioria das pessoas não se choca com tal dado, afinal de contas, o estresse acabou se tornando um sentimento comum para muitos e faz parte da rotina de milhares de brasileiros.

Assim como qualquer outro tipo de sentimento, o estresse é normal e até mesmo saudável em alguns momentos, pois significa que a pessoa está viva, com saúde, bem e disposta a sentir o que quer que venha até ela.

Entretanto, assim como qualquer outro sentimento, tudo em excesso faz mal, e quando falamos do estresse, o caso é ainda mais delicado, pois se trata de uma sensação que pode trazer grandes problemas para a sua saúde física e mental.

Muitas vezes, uma pessoa se estressa até encontrar a melhor porta corta fogo que procura, assim como um professor pode se estressar com um aluno que não fica quieto durante as aulas, tal sensação é completamente normal e natural.

Acontece que o dado que apresentamos acima não diz respeito às pessoas que sentem o estresse e depois o deixa ir embora, mas aquelas que se mantém estressadas a todo o momento, e com isso acabam desenvolvendo diversos outros problemas.

Tendo isso em mente, hoje iremos falar mais sobre o estresse e entender o que o causa nos brasileiros, quais problemas graves ele pode trazer e como você pode diminuir essa sensação e ter uma rotina mais leve e tranquila.

Banner

Entenda o que causa estresse nos brasileiros

Para começo de conversa, é importante que entendamos o que gera o estresse na maioria dos brasileiros a ponto de que muitos desenvolvam graves problemas e componham os 70% da população com tal problema.

Como mencionamos, o estresse pode surgir a qualquer momento e em qualquer pessoa, desde uma criança que se estressa por não ter o brinquedo que quer até mesmo o funcionário de uma empresa de casas metálicas pré-fabricadas.

Muitas vezes o estresse é gerado a partir da pressa que se possui para realizar algo ou para chegar em um determinado objetivo, e na maioria das vezes tal pressa provém da ansiedade de querer ver tudo pronto e do jeito que deseja o mais rápido possível.

Com isso, conseguimos ver e entender que o estresse surge de uma rede de diversos outros problemas e que nem sempre vem acompanhado sozinho, o que precisa ser tratado com ainda mais atenção e cuidado.

O perigo do estresse em excesso e sem cuidados

Tendo isso em vista, é importante que também entendamos os perigos que o estresse em excesso traz para a vida das pessoas e como pode auxiliar no desenvolvimento de doenças físicas e também psicológicas.

Quando desenvolvidos, os problemas de saúde podem ser detectados através de exames específicos, pois assim como existem procedimentos personalizados, como a termografia, também existem os exames que ajudam a detectar os problemas gerados pelo estresse.

Em caso de problemas psicológicos, apenas um especialista na área conseguirá lhe atender da melhor maneira possível e conseguir de fato entender como você se sente. Dentre tantos problemas gerados pelo estresse, os que mais se destacam são:

  • Hipertensão;
  • Crises de pânico;
  • Burnout;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Infartos;
  • Bipolaridade.

Tais problemas podem e devem ser evitados quando a pessoa entende que o estresse já está sendo mais comum do que o normal, este é o momento de buscar ajuda e entender que você não está sozinho neste processo.

Stess Overwork And Deadline Tired Unshaven Young Architect Freelancer Massaging Nose Bridge

Práticas acessíveis para reduzir o estresse no dia a dia 

Agora que você já entende o que causa o estresse e os problemas que ele gera, chegou o momento de conferir algumas práticas acessíveis para evitar esse sentimento no seu dia a dia. Confira abaixo as que selecionamos para te ajudar:

Invista em uma boa noite de sono

O adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por noite para que acorde bem e tenha disposição no dia a dia, seja um profissional de eletrocentro ou até mesmo um estudante que está se dedicando para passar o vestibular.

Claro que nem todos os brasileiros conseguem dormir 7 ou 8 horas todos os dias, por isso o recomendado é que, nos dias em que você puder dormir esse total de horas, não deixe de dormir, mas isso irá fazer toda a diferença em seu dia e até na sua semana.

Em todo o caso, mesmo que você durma menos do que esse total de horas, vale a pena se dedicar para que elas sejam bem aproveitadas e que você consiga de fato descansar muito bem, mesmo que seja por algumas horas.

Tenha uma rotina pré-sono

Ainda falando sobre o sono, para que você tenha uma boa noite de descanso, é importante que você construa uma rotina antes de dormir para que o seu cérebro entenda que chegou o momento de desligar a bateria e descansar.

Essa rotina é muito importante, pois quem trabalha com fabricantes de produtos de limpeza, por exemplo, possui a mente sempre agitada, pensando em novos produtos, formas de gerar mais resultados e diversas coisas que podem atrapalhar a noite de sono.

Por isso, é válido ter um horário fixo para dormir, não tomar cafeína depois das 17h, deixar o celular fora do seu alcance na cama e investir em uma iluminação mais aconchegante para que você consiga relaxar antes mesmo de deitar na cama.

Leia ou medite antes de se deitar

Além disso, também é de grande importância que você pratique algum tipo de atividade que estimule o descanso e que faça a sua mente de fato entender que é o momento de descansar, e apostar na leitura ou na meditação são ótimas opções.

Para praticar a meditação, se estiver em um pico de estresse, basta fechar os olhos e contar 5 respirações profundas. Simples e eficiente, não é mesmo? Para a leitura, opte por livros leves e que te inspirem a descansar em paz e tranquilidade.

Assim como é possível encontrar ótimos piso laminados valor acessível na internet, você também consegue encontrar ótimas opções de livros e diversos vídeos de meditação guiada que podem te ajudar a reduzir o estresse no dia a dia.

Tenha tempo intencional para lazer e hobbies

Dormir e trabalhar são coisas maravilhosas, mas é preciso saber descansar também quando se está acordado, e para isso nada melhor do que investir seu tempo e energia em um momento de lazer ou encontrando um novo hobby.

Sendo assim, reúna a família ou os amigos em um fim de semana e saia para um restaurante, para o shopping, para um parque ou para qualquer outro lugar em que você se sinta bem e que possa descansar ao lado de quem ama em momentos de felicidade.

Além disso, busque novos hobbies para chamar de seu, seja escrever poesias, tirar fotos, aprender a jogar xadrez, cantar, tocar algum instrumento, desenhar ou qualquer outra atividade que te ajude a relaxar e fazer algo que gosta.

Pratique atividade física constantemente

O estresse é um problema que afeta todo o nosso corpo, por isso mantê-lo ativo é essencial para qualquer tipo de pessoa, seja o vendedor de uma loja container ou até mesmo um médico.

Existem diversos tipos de modalidades que você pode investir para manter o seu corpo ativo, como a caminhada, andar de bicicleta, academia e por aí vai. Tais exercícios, além de te colocar no momento presente, liberam hormônios do bem-estar e disposição.

E é claro que cuidar da sua alimentação, beber bastante água e evitar vícios também colabora para que a sua saúde fique boa no geral e quando o estresse bater, ele não traga tantas consequências ruins para você.

Cuide da sua saúde mental

Por fim, mas longe de ser menos importante, não podemos deixar de falar sobre a importância dos cuidados com a sua saúde mental também, que assim como a saúde física, precisa ser devidamente acompanhada por um especialista.

Assim como você consegue encontrar a melhor fábrica de tecidos na internet nos dias de hoje, também consegue encontrar psicólogos e terapeutas à sua disposição para te ajudar a tratar o estresse da maneira correta.

Fazer terapia está longe de ser algo para pessoas loucas, como muitos pensam, mas um sinal e uma prova de autocuidado e de amor próprio, que te ajudará a lidar melhor consigo mesmo, com seus problemas e com o que sente.

Essas são as dicas que selecionamos e que, por mais simples que possam parecer, acredite, fazem toda a diferença na rotina de quem se considera uma pessoa estressada e deseja ter mais tranquilidade no dia a dia.

Banner3

Considerações finais

Dessa maneira você conseguirá ter mais qualidade de vida e evitar graves problemas que te coloquem em risco, pois entenderá como simples cuidados no dia a dia fazem toda a diferença para que se cuide mais da sua saúde física e mental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.