4 passos para criar uma marca

Todo grande empresário já passou por dificuldades no momento em que teve que criar uma marca, afinal, existem diversos obstáculos no meio do processo e uma série de lições a serem aprendidas no decorrer da longa estrada do empreendedorismo.

 

Por muitas vezes, não se sabe como colocar a criatividade em prática nos momentos em que as estratégias de marketing exigem do empreendedor um melhor manuseio e conhecimento de seu produto, serviço e público. 

 

Isso causa muitas dúvidas e dificuldades que, infelizmente, não são resolvidas rapidamente, mas exigirá bastante estudo por trás das pessoas que são os cabeças da empresa. É essencial que haja variedade de conteúdo, conhecimento de campo e outros requisitos.

 

Todos esses processos virão com o tempo, após vivenciar uma série de acontecimentos e experiências positivas ou negativas dentro da empresa. O nome disso é empreender no mais puro sentido da palavra.

 

Prova disso é que se jogarmos a palavra empreender em qualquer mecanismo de pesquisa, encontramos diversas definições, mas com uma em comum: iniciar novas mudanças dentro de uma nova empresa ou de empresas já existentes.

 

As mudanças ajudam no crescimento de uma organização e precisam estar em constante pesquisa. Já pensou em uma empresa de engenharia elétrica que trabalha da mesma forma há 70 anos? Algo pode não estar tão certo.

 

Seja na forma como entrega o serviço que pode ter uma qualidade bem maior, no trato com colaboradores que pode refletir no cliente ou nas estratégias que estão sendo utilizadas para o marketing dela, como contratar uma consultoria especializada em marketing digital como a Cr Andrade.

 

O empreendedor parte da ideia inicial de buscar a mudança positiva de um tipo de produto ou serviço baseado nas experiências vividas anteriormente. Neste artigo daremos a você os 4 passos que a maioria das pessoas precisa antes de criar uma marca.

 

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1 - Ter um produto ou um serviço de qualidade

Lembre-se, estamos falando de mudança positiva e não criar algo simplesmente por criar. Uma empresa nova precisa chegar com uma novidade que a destaque das demais concorrentes, mas deve oferecer um produto até melhor do que elas.

 

Pense em uma empresa de prestação de serviços de limpeza e conservação, após anos trabalhando como uma faxineira, uma mulher decide sair e criar sua própria marca. O diferencial dela será a contratação dos serviços por meio de aplicativos de mensagens.

 

Assim, a pessoa se cadastra no novo aplicativo e seleciona a quantidade de faxineiras para realizar o serviço de limpeza, mais o horário e tempo de serviço. A ideia é interessante, pois muitos governantes não trabalham dependendo do serviço e local.

 

Ocorre que no meio do processo, a empreendedora comete um erro. Ela se esquece de filtrar as pessoas que entrarão no aplicativo e acaba por chamar maus profissionais que não cumprem os horários e trabalham mal. O resultado? O desastre da ideia. 

 

O elemento principal para gerar confiança no consumidor é prazo e qualidade, e no exemplo que demos, por mais incrível que possa ser a ideia, acabou que infelizmente não foi cumprido a proposta de entregar algo de qualidade e que chegasse a todos. 

 

Esse é só mais um exemplo de diversos negócios que acabam errando no simples, pois acabam investindo muito tempo e dinheiro na aparência da marca, que apesar de ser muito importante, não sustenta as estribeiras em uma crise de prazo e qualidade.

 

Por isso, empresas que trabalham com limpeza industrial oferecem serviços de qualidade e com funcionários qualificados. Eles entenderam que um bom negócio não depende somente de um lugar bonito, mas de um serviço bem feito e organizado. 

 

2 - Ficar de olho na concorrência

A concorrência é uma excelente prestadora de assessoria interna, se ela está fazendo sucesso por que você não está? Algumas perguntas podem começar a ser feitas no momento em que você vê aquele concorrente disparando nas vendas da sua marca:

 

  • O que eles tem que eu não tenho?
  • O que meus clientes não conseguem indo lá?
  • O que eu posso oferecer a mais do que eles?
  • Quais são os principais erros e acertos deles?

 

A maioria dos empreendedores tem uma história de vida com empresas que viveram. Viram uma necessidade de mudança em uma concorrente e acreditaram que era possível realizar um trabalho bom, quiçá melhor.

 

E tudo isso só foi possível após analisar com cuidado os concorrentes e o que eles estavam deixando de oferecer para os clientes. É como instalação de alarmes residenciais, você fica vidrado observando o que está ocorrendo de errado e passa a anotar as brechas.

 

Nosso objetivo é mostrar para você os passos que devem ser feitos para montar uma empresa, e no primeiro passo dissemos que é preciso ter qualidade e prazo, aliado a uma novidade apresentada pelo empreendedor.

 

E essa novidade só será possível de ser observada caso seja feita uma análise quase que 360º de diversas empresas que possam vir a ser as concorrentes da sua marca. Esse será o abridor de portas para o principal diferencial da sua marca.

 

A observação é uma qualidade que todo empreendedor deve ter, não apenas para identificar as falhas de uma concorrentes, mas para fazer as comparações no momento em que sua marca for criada e passar a competir efetivamente contra elas. 

 

O olhar crítico em relação a sua empresa deve ser 10x maior do que para com sua concorrente, afinal você prometeu ser a solução dos problemas causados por ela, caso não esteja cumprindo com sua palavra, estará mentindo sobre sua própria imagem.

 

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3 - Consolide a imagem da sua marca

A imagem da sua marca deve ser consolidada por meio de crenças que você criou para sua empresa. O desejo de suprir a necessidade do mercado e de ser o diferencial. O sonho colocado no momento em que for abrir a sua marca e a forma como for tratar os clientes.

 

No momento em que for fazer a confecção de uniformes da sua marca, toda aquela ideia inicial deve ser posta dentro do design dele. É importante que o cliente tenha em mente como que sua marca trabalha e saber que ali existe um trabalho sério.

 

Quando pensamos em empresas que nos identificamos e costumamos retornar a elas sempre que possível, logo pensamos em um tipo de imagem que elas têm perante a nós. Esse tipo de conceito deve ser preservado e mantido para consolidar a imagem da sua marca.

 

Da mesma forma que conhecemos empresas que fazem isso muito bem, existem outras que acabam passando despercebidas. O trato é tão indiferente que acabamos nos esquecendo da existência delas e as substituindo facilmente por uma concorrente sem motivo válido. 

 

Pense em empresas de organização de eventos, elas normalmente não vendem um local ou uma festa, mas a ideia do inesquecível, que transpassa as nossas almas e atinge aquilo que os clientes desejam: viver algo único. 

 

E cada vez mais, os clientes que surgem com o passar das gerações, exigem que as empresas sejam mais do que simplesmente um local onde você entrega o dinheiro e vai embora. Existe uma carência mundial em que as pessoas precisam se sentir únicas.

 

E por tudo isso, criar uma imagem consolidada da sua empresa que gere experiência positivas para os seus consumidores é um dos passos mais importantes para quem está começando a criar uma marca no mercado.  

 

Isso deve ser aplicado para todos os segmentos, desde uma empresa de manutenção de geradores SP, até agências de marketing e construção civil. A imagem deve ser sempre um dos pontos mais fortes de todas as marcas. 

 

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4 - Fique de olho nos clientes

Lembra da frase: os clientes sempre tem razão. Se faz mais necessária do que nunca. É de extrema importância que antes de criar uma marca os empreendedores, sócios e futuros colaboradores entendam a necessidade de ouvir o cliente de perto.

 

Estar sempre atento às respostas dos clientes pode potencializar o poder da sua marca. Hoje em dia todas as pessoas têm câmeras e podem gravar vídeos elogiando ou criticando negativamente uma marca, além de gravarem stories de tudo que fazem. 

 

Uma empresa de calibração que calibra bem os carros e ferramentas que coloca a mão, ou uma empresa de marketing que entrega bons resultados a seus clientes, devem ter a mesma prioridade, ouvi-los cuidadosamente e tratar se perceberem algo diferente. 

 

As pessoas falam em grupos, sites, blogs e aplicativos de mensagens, entretanto, não é muito difícil ouvir o que as pessoas falam, ainda mais nos dias de hoje. Eis, então, o quarto passo que toda grande marca deve tomar: analisar o feedback dos clientes.

 

É preciso ter em mente que os feedbacks são importantes pois contam como uma assessoria empresarial de graça, ou seja, sem custo, basta ouvir daqueles que compram diretamente de você. Parece algo óbvio, mas são poucas as marcas que se importam.

 

Ironicamente as que são mais importantes são as mais bem sucedidas no mercado. E esses foram os quatro passos para criar uma marca, esperamos que tenham gostado e até a próxima. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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