5 estratégias para se diferenciar em seu nicho

Empreender não é uma tarefa simples, mas também não é nenhum monstro de sete cabeças. Porém, um dos principais e primeiros desafios a serem enfrentados por quem toma essa decisão é escolher qual o seu nicho de vendas de produtos e serviços.

O texto de hoje irá abordar cinco estratégias para se diferenciar em seu nicho, mostrando as qualidades que podem ser obtidas ao decidir trabalhar com esse tipo de público, independente do que será comercializado.

Imaginar o tanto de tarefas que uma empresa gigantesca tem que desempenhar para atingir as expectativas de seu público e fazer o negócio ser rentável é bastante difícil e pode assustar pequenos ou inexperientes empreendedores.

Mesmo uma empresa de serviços contábeis pode encontrar dificuldades nesse processo, mas é importante entender que, até chegar lá, mesmo uma grande organização pode utilizar de um nicho de mercado para crescer.

Sem mencionar que, com a chegada do meio digital e da internet, tudo se tornou mais rápido e dinâmico, além de ser um pouco mais fácil de ser notado e encontrado por outras pessoas, embora não signifique que seja fácil.

Com tantas empresas em constante atuação, a concorrência aumentou e, pode-se dizer que alguns produtos e serviços, encontram-se saturados no mercado ou simplesmente é muita concorrência de gigantes para valer a pena o investimento.

Ou seja, mesmo as melhores empresas de factoring em SP podem encontrar dificuldades em fornecer produtos cujo a variedade de empresas e interessados nesses produtos são muitos. As referências são grandes e a competitividade também.

Por esse e muitos outros motivos que muitos estão adotando a política de fornecer produtos de nicho, aumentando assim o seu alcance, autoridade e engajamento nessa área, além da possibilidade de grande desenvolvimento no segmento. A CR Andade pode te ajudar a encontrar o seu.

Mas o que é nicho e como ele é utilizado nos dias de hoje? A sua empresa de gestão administrativa condominial se enquadra no que é necessário para ser considerada como nicho? E quais as vantagens em se produzir para esse tipo de público?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos logo a seguir.

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O conceito de mercado de nicho

Antes de mais nada, é importante entender o que é nicho de mercado, para que fique mais simples o entendimento do restante do texto. 

Nicho é um recorte ou uma segmentação do mercado. Ou seja, é uma parcela do público bem pequena na qual é possível desenvolver e oferecer serviços específicos que, normalmente, não abrangem a maior parte do público.

Por exemplo, ao pensarmos em um setor que trabalha com software de inteligência artificial, esse tipo de mercado é muito amplo e vasto, mas ao trabalhar com, por exemplo, mercado de costura caseira, as coisas já diminuem exponencialmente.

Porém, isso também significa que as pessoas que consomem esse tipo de serviço ou produto, ainda não possuem uma solução eficiente ou variável no mercado, ou seja, não são muitas empresas que investem nesse público.

Isso significa que é uma grande oportunidade que a sua empresa tem de adentrar esse tema e conquistar novos tipos de cliente, aumentando o crescimento e ajudando a ser mais vista perante o mercado de trabalho.

Uma organização que oferece material promocional de empresas tem a dificuldade de competir com outras tantas no mercado e ainda ser eficiente, ter um diferencial e estar sempre um passo à frente das concorrentes.

Já uma empresa que trabalha única e exclusivamente com materiais de pesca já possui um nicho bem específico e, por não ser um assunto que engloba tantas pessoas no mundo, fica muito mais simples de prever os próximos passos e fidelizar o seu público.

Por isso, é extremamente importante definir o seu tipo de nicho no mercado, seja ele ligado a algum serviço ou produto específico de empresas de engenharia civil em SP ou simplesmente a criação de objetos caseiros a base de cerâmica.

Para facilitar o trabalho, o nicho de mercado pode ser dividido em alguns segmentos como:

  • Segmentação comportamental;
  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação psicográfica.

E, dentro dessas segmentações, ainda é possível segmentar mais um pouco ainda, dividindo o público aos interessados em saúde, entretenimento, jogos, esportes, hobbies, produtos para animais, relacionamentos e muito outros.

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Quais estratégias utilizar

Seja para utilizar na sua consultoria de informatica SP ou em uma empresa que fabrique bolsas personalizadas, é necessário seguir algumas estratégias que podem funcionar muito bem com o mercado de nicho.

Para saber sobre elas, confira os tópicos a seguir onde serão melhor abordadas.

01 - Se atente aos seus concorrentes

Independente do nicho de mercado que escolher empreender, sempre existirão concorrentes, o que de fato não é um problema. 

Concorrência é ótimo para o consumidor e faz com que a empresa sempre esteja em constante trabalho para aprimorar seus produtos e serviços.

Porém, isso não é um fator que impede você e sua empresa de dominar o mercado. 

Portanto, é importante que saiba o que seus concorrentes estão comercializando e qual estratégia de mercado estão adotando para atrair cliente, mesmo que sua empresa de brindes personalizados seja pequena

Isso se aplica desde o conteúdo postado nas redes sociais até a forma como lidam com o cliente. 

A partir disso, é possível verificar o que é melhor aceito pelo público além de conseguir suprir a necessidade dos clientes sobre a falha deles, aumentando então o seu público.

02 - Foque em suas redes sociais

O mundo digital chegou para ficar e é um erro gravíssimo para qualquer empresa não dedicar boa parte do seu tempo para promover e aumentar a influência tanto da marca quanto dos produtos e serviços através da internet.

A internet permite que se comercialize inclusive para pessoas que não estão no alcance físico da sua empresa e, com o e-commerce, é possível encontrar um público único e que consiga adquirir os seus produtos.

As redes sociais deixaram de ser apenas um local de lazer e entretenimento, hoje em dia elas são incríveis ferramentas de trabalho que precisam ser exploradas para alcançar novos públicos e aumentar o engajamento daqueles que já são fiéis ao seu trabalho.

Utilize as postagens para saber o que o seu público mais gosta, faça memes, busque interagir e saber a opinião deles sobre determinada mudança na empresa ou sobre como está sendo abordado alguns assuntos. Isso faz muita diferença no balanço final da empresa.

03 - Crie conteúdo focado na sua persona

Isso significa criar conteúdo focado no cliente ideal para a sua empresa, ou seja, criar conteúdo específico e que faça seus clientes e leads continuarem mantendo o interesse em sua marca, além de gerar engajamento e ajudarem a atrair mais pessoas.

Falar diretamente com o público é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas, quando falamos em mercado de nicho, essa abordagem é bastante impactante, afinal, eles são um público menor e mais fiel ao que é comercializado pela sua empresa.

Portanto, falar a mesma linguagem que eles e entender, de fato, o que eles esperam e buscam ao pesquisar e seguir a sua empresa é necessário para que as demais estratégias sejam efetivas e funcionais.

04 - Utilize o máximo de dados possível

Qualquer negócio que queira ser bem desenvolvido de forma natural, saudável e efetiva tem que utilizar os dados que se tem disponível de maneira correta e que faça sentido para o negócio e o ajude a tomar decisões assertivas quando necessário.

Essas informações podem ser adquiridas através de enquetes durante o processo de compra, no quanto os clientes se interessaram pelo produto, pela taxa de aceitação e rejeição, engajamento nas redes sociais e diversas outras formas.

Busque sempre analisar os dados de maneira fria e calculista, evitando que o emocional se misture e a análise seja o mais assertiva possível.

05 - Conheça o seu produto

Trabalhar com mercado de nicho significa ter um público que conhece o produto, espera que ele seja comercializado da melhor maneira possível e que busque novos produtos relacionados ao nicho, expandindo os horizontes da sua empresa.

Para isso, é necessário conhecer o produto e saber trabalhar e desenvolver seu negócio envolta dele, avaliando sempre o que é melhor para a empresa e para os clientes. 

Porém, diferente de ambientes de mercado genéricos, o mercado de nicho tem a vantagem de poucas empresas trabalharem com o produto.

Isso significa que o público é muito mais fiel e muito mais engajado, aumentando o apoio à sua empresa.

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Considerações Finais

O texto de hoje abordou algumas estratégias para se diferenciar em seu nicho de mercado, mostrando como isso pode impactar no dia a dia de sua empresa e algumas formas essenciais de desenvolver os seus produtos e serviços para o tipo de público.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto para orientar e guiar as suas decisões, ajudando a ter uma visão muito maior sobre o processo todo e sendo muito mais fácil de gerenciar e administrar o negócio.

Agora que já entende bem melhor como funciona o mercado de nicho, se planeje e busque as melhores ferramentas que se adequem a realidade de sua empresa, mostrando aos concorrentes para que veio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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