6 perguntas para se fazer na hora de definir seu nicho

Um nicho é um segmento de um mercado maior constituído por suas próprias necessidades, identidades ou preferências que o tornam diferente do mercado em geral.

Por exemplo, no mercado de serviço de adestramento de cães existem muitos segmentos ou nichos diferentes, como adestramento de filhotes, de cães de raças de grande porte, de cães para auxílio de pessoas com deficiência visual e assim por diante. 

Os mercados podem ainda serem subdivididos pelas preferências ou necessidades específicas de um grupo Algumas das formas mais comuns de definir um nicho são baseadas em:

  • Demografia (sexo, idade, nível de renda, nível de educação);
  • Preço (luxo, moderado, desconto);
  • Nível de qualidade (premium, artesanal, econômico);
  • Geografias (residentes de um determinado país, cidade ou mesmo bairro);
  • Psicografia (valores, interesses, atitudes).

Esse grupo de indivíduos tem um conjunto específico de características e necessidades que podem ser atendidas por um produto ou um serviço direcionado que as atendam. 

O marketing de nicho é um produto da especialização. Quando uma empresa oferece um conjunto específico de produtos e serviços, ela se beneficia economizando dinheiro. Assim, ela se torna mais produtiva e fornece uma vantagem comparativa direcionada a um nicho.

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Benefícios da definição de um nicho de mercado

As empresas se beneficiam disso ao colocar em ação as vendas e o marketing. Vender para um nicho de mercado é uma maneira de se destacar dos concorrentes e ajuda sua marca a estabelecer um reconhecimento positivo no mercado. 

Sua empresa pode se tornar uma autoridade em seu setor para esse público de nicho ao atrair mais clientes para seu produto ou serviço. Esse é o exemplo perfeito de uma empresa de licenciamento ambiental que direcionou sua publicidade às empreiteiras. 

Nesse caso, as empreiteiras são membros de um nicho de mercado segmentado pela empresa de licenciamento. Essas são as pessoas que mais precisam do seu produto e têm maior probabilidade de converter e permanecer clientes fiéis. 

Esse é um ótimo caminho para se tornar líder de mercado.

Escolher focar em um nicho é, portanto, uma decisão estratégica de negócios para atender uma determinada base de clientes melhor do que os concorrentes que visam o mercado maior. 

Assim, podemos concluir que, em vez de segmentar uma ampla população, a ideia pode se concentrar em uma pequena parcela de clientes em potencial. Restringir seu escopo oferece a oportunidade de ser o melhor no que faz.

Mas como encontrar um nicho de mercado? O que é necessário ter em mente para descobri-lo? 

Encontre abaixo 6 perguntas para se fazer na hora de definir seu nicho.

  1. Como definir sua proposta de valor?

Um passo importante a ser dado ao tentar aprimorar seu nicho é definir o que é único em sua marca e se concentrar fortemente em sua proposta de valor. Uma proposta de valor é uma promessa de valor a ser entregue da marca ao cliente. 

Tudo se resume ao motivo pelo qual um cliente escolheria você em vez de outra empresa que oferece o mesmo serviço ou produto. Você estabeleceu sua empresa por um motivo – para oferecer o serviço ou produto a um preço melhor, com melhor desempenho ou oferecer mais valor em geral. 

Mesmo que você venda o mesmo produto ou serviço, o foco em sua proposta de valor visará diferenciá-lo da concorrência de maneira positiva. Tenha orgulho e mostre o que torna sua empresa única e deixe isso brilhar em sua marca. 

Um nicho é sobre posicionamento. Um nicho irá ajudá-lo a se posicionar dentro do público-alvo que você escolheu e permitirá que você concorra de forma mais eficaz pelos negócios deles.

Digamos que uma fabrica de farinha de trigo tente uma abordagem de nicho de mercado. Isso envolveria identificar e alcançar as contas-alvo de sua empresa por meio de pesquisa de mercado. 

Para melhorar ainda mais as chances de conversão e fidelidade do cliente, ela entrou em contato especificamente com padarias que mais se beneficiaram de farinhas de trigo, por exemplo. 

Então, à medida que seu negócio cresce, é natural que seu nicho de mercado cresça. Na verdade, grandes mercados podem até evoluir de nichos. 

No caso de uma empresa de sistema para emissão de nota fiscal, houve tamanha expansão de nicho que seus negócios atravessaram as fronteiras e ela, então, passou por um processo de internalização. Hoje, seu nicho se encontra em 4 países, dividindo-se em subnichos.

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  1. Quais problemas seus clientes têm e o que eles precisam?

Agora que você tem algumas ideias de negócios, pense nos problemas enfrentados pelo seu mercado-alvo e como isso pode se tornar um produto ou serviço que atenda às necessidades dele. 

Pesquise seus clientes em potencial para determinar seus comportamentos de compra e os desafios que eles enfrentam. Há uma variedade de ferramentas que você pode usar ao explorar sua persona de cliente. 

  1. Como me destacar da concorrência?

Antes de dedicar seu tempo e energia ao desenvolvimento de um novo negócio, você deve pesquisar seus concorrentes em potencial. Você pode ter uma ideia de produto viável, mas com quantas outras empresas você competirá? Assim, verifique como você se compara aos seus concorrentes. 

Ao analisar os produtos e serviços de seus concorrentes, tente descobrir o que está faltando na sua marca. Use isso a seu favor e torne-o um importante ponto de venda em seu material de marketing e em todo o seu site.

Atualmente, há ferramentas disponíveis para explorar os produtos mais vendidos que os consumidores estão pesquisando e ver se sua nova empresa pode atender às necessidades deles. Elas tendem a ter as perguntas abaixo como referência:

  • Que tendências vê no mercado quando considera concorrentes como grupo?
  • Quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes? 
  • Dadas as tendências, o que está mais propenso em seguir? 
  • Você tem um novo pacote que o diferencia da concorrência?
  • Como seus concorrentes podem atrapalhar seus planos?

Idealmente, sua análise de concorrentes deve fornecer insights contundentes sobre sua estratégia geral de marketing, como o que torna sua marca única e quais pacotes de serviços enfatizar. 

Uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, utilizou da questão norteadora “quais oportunidades e ameaças essas tendências apresentam a ela?” para concluir sua definição de nichos, com auxílio da análise SWOT.

  1. O meu produto ou serviço atende às necessidades do nicho?

Teste seu nicho. Embora a pesquisa de mercado já seja útil, testar o mercado em tempo real pode realmente mostrar se você está no caminho certo. 

Uma maneira de testar seu nicho é criar uma landing page que promova um produto ou serviço gratuito relacionado ao seu nicho. Em seguida, direcione o tráfego para essa página de destino usando ferramentas de Ads.

Isso permitirá que você veja quanto interesse realmente existe em seu nicho e/ou produto. Lembre-se de que, se você está recebendo muito tráfego por meio de Ads, mas não muitas conversões, então pode ser que seja um problema com a cópia da sua página de destino.

Outra maneira de validar seu nicho é pesquisar seu público-alvo. Promova sua pesquisa em qualquer lugar que você tenha contato com ele: em suas postagens, em grupos relacionados ao setor, nas mídias sociais, por meio de pesquisas online…

  1. O nicho é lucrativo ou será necessário reduzi-lo?

Não assuma apenas que você pode encontrar um nicho e fazer o mesmo marketing antigo. Gaste o tempo para determinar a melhor maneira de comercializar para eles. 

Sua ideia pode ser lucrativa se você pesquisar o mercado e descobrir produtos semelhantes, mas não muitas empresas que os vendam. 

Neste ponto, você pode querer restringir ainda mais o seu nicho. Por exemplo, você pode ter descoberto que “serviço de porteiro” é um nicho popular, mas quer ver se consegue encontrar um foco ainda mais restrito para o seu nicho, como porteiros especializados em jiu-jitsu.

Assim como escolher seu público-alvo, definir um nicho nesse público permite segmentar e personalizar seus esforços de marketing.

Dê uma olhada nos preços dos produtos e serviços de seus concorrentes para que você possa precificar os seus de forma competitiva. Alguns recursos já disponíveis online são úteis no processo de avaliação de preços de seus concorrentes e determinação de preços para seus próprios produtos e serviços;

Uma empresa de material cirúrgico usou de ferramentas disponíveis no mercado para ver quais subtópicos ou subnichos desejaria seguir. Bastou digitar suas palavras-chave principais e percorrer os fóruns mais populares para confirmar as que mais se encaixavam às necessidades.

Ela então se aprofundou ainda mais visitando fóruns de nicho para ver quais tópicos ou perguntas surgiam regularmente. Isso ajudou a definir melhor o nicho (por exemplo, "materiais de cirurgia esterelizados"), bem como a criar sub-nichos adicionais ou ideias de tópicos de blog para o futuro.

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  1. Quais as ferramentas em tendência no mercado?

É importante sempre estar revisando e revisitando o que está acontecendo em seu nicho. Recursos de advertising e pesquisa já disponíveis no mercado ajudarão você a entender os pontos problemáticos, desejos e tendências do consumidor. 

Uma empresa de sistema de paletização configura alertas de ferramenta de busca para palavras-chave relacionadas e monitore regularmente as conversas de mídia social para ficar por dentro das tendências. 

Apenas escreva o que primeiro vier à mente. Depois de completá-los, analise a resposta e será fácil definir seu nicho de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

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