Como a palavra “antifrágil” pode ajudar em sua estratégia de marketing
Existem diversas formas de lidar com crises, sendo que uma das que mais se popularizou foi o conceito de antifrágil, que se resume em se preparar para situações onde já é do entendimento que haverá uma perda.
O conceito antifrágil surgiu para combater o que era conhecido como período frágil de uma empresa, que acontece quando a marca gasta mais do que consegue render. Isso pode ocorrer por diversos fatores do dia a dia do mundo dos negócios.
Os motivos podem envolver crises na empresa, crises ambientais ou simplesmente estresses e momentos em que nada dá certo. Pensando nessas ocasiões, Nicholas Taleb criou o conceito do antifrágil, que tenta lidar com essas situações.
Basicamente, o antifrágil é saber lidar com o caos e mais do que isso, prevê-lo e, se possível, tirar benefícios dele. Existem diversos momentos incertos que podem ser lidados com a metodologia desse conceito tão importante.
Neste artigo será abordado como o conceito antifrágil chegou no mundo dos negócios e atuou como forte protetor de crises. Por fim, falaremos de como esse conceito pode ajudar na estratégia de marketing de sua empresa.
Antifrágil nas empresas: entenda como funciona
Todo o segmento passa por dificuldades e tempos onde as vendas caem, da mesma forma que existem épocas do ano em que as vendas aumentam muito. Isso com uma empresa de armazenagem de equipamentos pesados, assim como qualquer outra, é comum.
Então o primeiro passo de uma empresa que faz negócios e passa por um momento difícil é entender quais foram os motivos que causaram aquela crise, antes de realizar uma ação de reação. O conceito de antifrágil exige dos empresários a capacidade de adaptação.
Para que seja possível se adaptar ao “golpe” sofrido é preciso fazer uma análise dos motivos que causaram aquela crise. Somente assim será possível tomar uma ação proativa de lidar com o acontecimento. Costuma funcionar desta forma dentro das empresas.
O objetivo não é ser somente resiliente à crise, mas entender que acontecimentos aleatórios tendem a ocorrer, então, é preciso estar preparado para isso, sobrevindo a essa situação, evitando estar sempre exposto à aleatoriedade do mundo dos negócios.
Perceba que muitas das vezes não é possível impedir que algo ocorra, nem ao menos prever o que pode ocorrer, mas é possível sabemos da fragilidade e fraquezas dos negócios, por isso uma noção de é criada em nossas mentes.
O importante aqui é saber como lidar com essas situações da mesma forma que os fornecedores de biodiesel lidam com outras dificuldades no mercado, entendendo a sua participação e lidando diretamente com os momentos que podem vir a ocorrer.
Remédio para aleatoriedade
A implementação do antifrágil funciona como um remédio para cuidar das aleatoriedades que podem vir a surgir durante as crises. É impossível prever coisas aleatórias, bem como as perdas que serão causadas.
Para isso, funciona o sistema antifrágil, que tenta também se aproveitar desses acasos utilizando a força do marketing como uma medida importante. Sendo essa uma técnica para empresas de seguros de autos ou uma loja de materiais de construção.
Inovações rápidas
Uma empresa que aplica o conceito de antifrágil não tem problemas com a aplicação de algo novo ou, até mesmo, com implementar novidades, seja no sistema utilizado, na equipe ou nos processos mais importantes da empresa.
Uma das características das empresas frágeis é ter medo da inovação, justamente por não terem tido a capacidade de se precaver de situações negativas. Em vez disso, criaram escudos e se fecharam em pensamentos que ficaram no passado.
Esse é um sistema que prejudica muito quando um colaborador chega cheio de vontade de inovar e é aos poucos desmotivado, vendo que os processo são intocáveis. Uma empresa antifrágil acolhe inovações, como faz uma de distribuidor de etiqueta adesiva.
Sistema de hierarquia horizontal
Uma empresa antifrágil aplica um sistema de equipes horizontal, ou seja, praticamente todos os colaboradores têm o mesmo poder de decisão. Não necessariamente isso precisa ser aplicado no papel, mas pode ser um combinado no quesito tomada de decisões.
Além disso, com esse tipo de sistema é possível ter uma liberdade de expressão maior entre os colaboradores. Isso possibilita com que se tenha diversas ideias e diversos tipos de resoluções para diferentes problemas.
É positivo, pois por muitas vezes os colaboradores tendem a se ocultar em discussões mais “quentes” pelo medo da repressão de líderes que exercem uma hierarquia mais rígida, onde a ordem vem de cima e os mais abaixo vão obedecendo.
Equipes mais unidas
Em empresas frágeis é comum de se ter um certo ciúmes de funções realizadas entre as equipes, isso ocorre pela insegurança de perder um cargo ou de acreditar que a função não pode perder a utilidade com o tempo.
Já com empresas antifrágeis, como uma de equipamentos de proteção radiologica industrial, existe um conceito de multitarefa muito forte entre as equipes, onde cada pessoa realiza diversas tarefas, criando uma rede de ajuda. Justamente para possibilitar que exista uma melhor cooperação.
Isso é importante, pois em ocasiões de crises, algumas pessoas podem vir a ter de fazer outras tarefas para cumprir as demandas geradas pela crise. Para que as tarefas possam ser cumpridas e a missão completa, é preciso que a equipe saiba fazer todo o trabalho.
Isso possibilita que nestes momentos seja conquistada uma união entre as equipes, tornando a crise menos forte, criando a famosa resiliência que citamos um pouco mais cedo. Equipes unidas agem melhor nas situações adversas.
Novamente citamos, não adianta ter competitividade se não houver trabalho. A competição é saudável no cumprimento das metas.
Como funciona o antifrágil no marketing
Existe um conceito que está sendo criado chamado marketing antifrágil, sendo que ele funciona, justamente, na adaptação de todo um plano de marketing para crises que possam vir a ocorrer.
Sendo os principais pontos:
- Mudança de algoritmos;
- Mudança no sistema SEO;
- Mudança na preferência dos usuários;
- Mudança na forma de fazer marketing.
Um exemplo de como o marketing antifrágil é utilizado é em um contexto onde nenhuma empresa pode abrir devido a um vírus que atinge o mundo todo. Lembra da aleatoriedade, mas pode ocorrer com qualquer um.
Nesses casos, onde não é mais possível agir contra a maré, uma empresa de manutenção de compressores que investia no mundo digital consegue suprimir um pouco da crise, justamente pelo método digital impedir que as pessoas se encontrem pessoalmente.
Essas mudanças são muito comuns nas novas empresas de tecnologias que estão surgindo com o tempo, as chamadas Startups, que têm um carisma mais voltado para as inovações do mercado e entendem as possíveis tendências.
Já com empresas mais tradicionais, investir em marketing digital, por exemplo, é mais visto como um gasto que não traz resultados rápidos. Sendo que o marketing visa o aumento progressivo do número das vendas. São formas diferentes de ver a mesma situação.
E é justamente a forma como o marketing lida com as crises que ele saberá se sobressair delas, uma vez que não tem medo de mudar tudo o que for preciso no momento certo. E isso é até mais comum do que se parece, principalmente lidando com o meio digital.
Pense em uma marca que trabalha com um sistema de segurança eletronica para empresas, e de repente sobre um ataque hacker, ela pode perder todo o seu conceito de segurança.
O marketing poderá atuar justamente para mostrar que até essas empresas podem sofrer com isso, por isso que o seu sistema deve ser cada vez mais protegido.
A forma de se adaptar a situações, assumir os erros, fazer compensações ou investir em inovações, faz com que o marketing antifrágil consiga até se beneficiar de alguma crise.
Considerações finais
Vimos ao longo de todo o artigo como é importante e interessante estar preparado para as crises que podem ocorrer. Estar ciente que aleatoriedades podem acontecer, mostra que a mentalidade antifrágil pode ser muito útil nesses momentos.
Qualquer segmento pode ser atingido por esse sistema, seja um setor imobiliário, construtores, uma empresa de fomento mercantil, etc. Por isso, não se trata do tipo de serviço que está sendo aplicado, mas da mentalidade que deve ser criada na empresa.
Crises ocorrem e as empresas podem mudar o conceito como lidam com isso. Criando equipes mais unidas com a implementação de um sistema de hierarquia horizontal, onde todos podem falar sem medo e propor soluções.
É necessário não ter medo na hora de criar inovações e investir em marketing de crise para tentar sobressair dessas dificuldades. Todas essas medidas serão primordiais nos momentos em que uma mentalidade antifrágil for exigida.
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