Como aplicar o 5W2H em sua estratégia de marketing?
O método conhecido como 5W2H pode ser aplicado em diversos planos de ação empresariais, inclusive no marketing, pois o objetivo é validar as iniciativas, por meio de um checklist de perguntas: o quê, por quê, onde, quem, quando e como.
Na prática, essa metodologia permite analisar os diferentes aspectos estratégicos dos projetos, já que cada uma das perguntas representa uma análise a ser feita.
A grande vantagem é que a estratégia pode ser usada por qualquer segmento, como empresas de prestação de serviços de contabilidade, comércios e até profissionais autônomos que querem melhorar o planejamento estratégico.
Para entender mais sobre o conceito, o artigo de hoje vai mostrar como aplicar o 5W2H em sua estratégia de marketing, bem como os benefícios da metodologia para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é o 5W2H?
O 5W2H é uma lista de validação dos planos. Por meio dessa ferramenta, é possível traçar perguntas que auxiliam no gerenciamento dos projetos, contribuindo para a melhor eficiência de cada departamento da sua empresa.
Para compreender a fundo o que é essa metodologia, é preciso ter noção do termo “projeto”. De forma resumida, ele consiste em qualquer plano de ação com etapas, responsáveis e prazos, como é o caso dos planejamentos de marketing.
Por exemplo, uma campanha no Google AdWords, com o intuito de aumentar o reconhecimento de uma fábrica de camisetas personalizadas, pode ser elaborada com base em um projeto.
Afinal, a campanha requer um planejamento prévio, com a definição de valores, canais de comunicação, responsáveis pela gestão, lances de palavras-chave para o AdWords, entre outros pontos que são importantes para a gestão da atividade.
Durante a criação do projeto, vários pontos devem ser analisados e cumpridos. Por isso, para padronizar a análise, o método 5W2H surge como uma metodologia eficiente.
Quais são as perguntas que norteiam o 5W2H?
O método 5W2H é norteado por cinco perguntas principais. São elas:
- What (o quê);
- Why (por quê);
- Who (quem);
- When (quando);
- Where (onde).
Além disso, pode-se incluir os 2Hs, que representam How (quanto) e How Much (valor).
Para entendermos melhor, imagine que uma empresa de consultoria contábil deseja investir em um software de marketing.
Para fazer isso, é necessário elaborar um projeto, especificando o que será feito, o porquê, quando será a aplicação, os responsáveis e, é claro, se o valor acompanha o orçamento destinado ao marketing.
A seguir, conheça mais especificamente cada um dos elementos que compõem o 5W2H.
What (o quê será feito)
A primeira questão gira em torno das características do plano propriamente ditas, ou seja, o que a sua empresa quer ou precisa fazer para melhorar as campanhas de marketing.
Em nosso exemplo anterior, “o quê” seria o software de automação que o empreendimento deseja adquirir.
Why (por quê)
O Why se refere ao “por quê”, ou seja, qual a justificativa para adquirir o software de automação, no caso do exemplo, ou investir em qualquer outra melhoria no projeto. Quer dizer que a intenção é mostrar o quanto a campanha é relevante.
Ainda seguindo a nossa ilustração, um escritorio de contabilidade e consultoria tem muito a ganhar com um software de automação, já que é possível aumentar a produtividade e reduzir atividades burocráticas.
Who (quem)
O who diz respeito às pessoas responsáveis pela aplicação da melhoria ou das campanhas.
Esse ponto é importante para designar quem serão os colaboradores envolvidos, delegando as atividades para cada membro da equipe.
When (quando)
No When, temos uma perspectiva de quando a ação será feita. Ou seja, estamos determinando um prazo específico para que o projeto seja realizado.
Em nosso exemplo, a empresa de consultoria contábil pode determinar que a instalação do software deve ser feita em um prazo de 30 dias.
Where (onde)
O último “W” é referente ao lugar onde a ação irá ocorrer. Em alguns casos, o local pode ser visto como o ponto em que a ação será feita.
Novamente em nosso exemplo, o lugar é realmente a empresa contratada para implementar o software de automação.
How (como)
O How, sendo o primeiro H do 2H, significa “como será feito”. Na prática, é a etapa em que se especifica como o plano de ação será realizado.
Aqui, é importante trazer detalhes sobre o seu projeto. Por exemplo, quais as funcionalidades do software de automação de marketing adquirido pela empresa.
How much (quanto)
O How Much se refere ao quanto custa, isto é, a parte orçamentária do seu projeto. No caso, o preço do software de automação de marketing.
Como aplicar o 5W2H na prática?
Compreender melhor os elementos da metodologia é a chave para alcançar êxito na aplicação do 5W2H. Dessa forma, é possível usar a estratégia em diversos projetos, como no marketing de empresas de folha de pagamento, entre outros.
Importante ressaltar que a estratégia também pode ser aplicada em uso pessoal. Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla de como guiar o seu próprio crescimento. Porém, para facilitar a visualização da metodologia, separamos algumas dicas. Confira!
1 - Defina a missão, visão e valores
O primeiro passo é definir qual é a missão, visão e valores da sua empresa. Isso ajuda a alinhar todos os colaboradores a um mesmo objetivo, seguindo a cultura da organização e ajudando na elaboração de projetos assertivos.
2 - Determine os objetivos estratégicos
Os objetivos estratégicos irão definir as etapas do seu projeto, bem como as soluções que podem ser aplicadas ao marketing da sua empresa.
3 - Identifique os indicadores
Os indicadores estão diretamente relacionados aos objetivos estratégicos, pois eles representam o quanto o seu projeto está tendo sucesso. O ideal é ter poucos indicadores, para que a análise seja mais profunda e assertiva.
4 - Elabore o plano tático
Após definir os objetivos e as formas de mensuração, é necessário pensar em ações para alcançar essa meta. Por exemplo, na contratação de mão de obra especializada para eventos, o plano tático irá mostrar as etapas para adquirir o serviço.
Além disso, é uma forma de mostrar como as iniciativas serão executadas para performá-las da melhor maneira possível.
Quais são as vantagens do método 5W2H?
Como vimos, o método 5W2H pode ser aplicado em vários segmentos e projetos, não só em marketing. Por exemplo, se um empreendimento quer adquirir equipamentos de higiene hospitalar, é possível usar a estratégia para identificar a eficácia dessa compra.
Fora a eficiência da metodologia, o 5W2H traz diversas vantagens. Abaixo, conheça algumas delas.
Garantia de cumprimento de prazos
O 5W2H garante que o projeto cumpra os prazos corretamente, já que é possível delegar as funções para cada um dos responsáveis e o cronograma para execução.
O cumprimento dos prazos é fundamental para a eficácia dos projetos, visto que muitas campanhas precisam justamente de um tempo específico para serem realizadas.
Melhor análise do plano de ação
Visto que o 5W2H é um checklist, é possível analisar o plano de ação de uma forma muito mais completa, com todos os pontos que merecem a devida atenção.
Nesse sentido, as empresas de alimentação, por exemplo, podem verificar com detalhes como as campanhas podem ser feitas.
Maior facilidade de criação de campanhas
Criar um projeto não é uma tarefa simples, ainda mais quando o projeto envolve muitas pessoas, atividades e tem um limite de valores. Por esse motivo, as campanhas devem ser detalhadas, para que a execução das campanhas seja muito mais fácil.
A metodologia também agrega uma previsibilidade maior de defeitos e erros. Daí o porquê o 5W2H também é usado para verificar os resultados da sua campanha.
Melhor otimização dos processos internos
O método 5W2H também é capaz de otimizar os processos internos de uma empresa. Através da descrição de cada um dos pontos, é possível gerenciar melhor os recursos internos, destinar responsáveis certos e, dessa forma, melhorar o desempenho das iniciativas.
A otimização também é capaz de melhorar a produtividade da sua empresa, reduzir riscos e gastos desnecessários.
Conclusão
A metodologia 5W2H é muito eficiente para a gestão de projetos, incluindo os planos de marketing corporativos. Afinal de contas, é uma forma de verificar cada uma das etapas e detalhar os processos de modo específico, direcionado e assertivo.
Ao longo deste artigo, elencamos quais os principais elementos da metodologia, isto é, as perguntas que norteiam a aplicação do método. Além disso, foi possível conferir na prática, como aplicar a estratégia.
As vantagens do 5W2H são inúmeras. Por esse motivo, vale a pena aplicá-lo ao longo dos projetos de gestão de campanhas na sua empresa, para ter resultados ainda melhores.
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