Como usar inbound e outbound marketing em sua estratégia de marketing
Muitos empresários possuem dúvidas sobre qual é a melhor estratégia, entre inbound e outbound marketing, para utilizar no seu negócio. A resposta é bastante simples: as duas podem ser importantes e complementares para o sucesso da sua marca.
De fato, utilizar diferentes técnicas de publicidade é fundamental para que uma empresa tenha resultados positivos em relação à venda dos seus produtos ou serviços, conseguindo impactar o público de várias maneiras.
Nesse sentido, é de grande importância que se possua um plano de marketing devidamente elaborado, já que esse cuidado pode garantir que as empresas de manutenção industrial, assim como outras de diferentes segmentos, alcancem melhores desempenhos.
Se o outbound esteve em alta durante muito tempo, mas acabou sendo deixado de lado com a chegada do inbound, hoje diferentes profissionais do setor do marketing reconhecem que o uso conjunto dessas estratégias é indicado para qualquer tipo de negócio.
Afinal, existem ações para diferentes momentos, e a abordagem do potencial cliente de uma marca pode ser feita de várias formas, assim como as estratégias de uma marca podem mudar conforme o período em que a empresa se encontra.
Nesse sentido, encontrar os melhores momentos e utilizar o outbound ou o inbound vai depender do que se deseja alcançar no marketing de uma companhia.
Para auxiliar no entendimento desse processo e de como aplicá-lo conforme a demanda do estabelecimento, este conteúdo traz informações importantes sobre essas duas frentes e as principais dicas de utilização do inbound e do outbound.
Então, se você quer saber mais sobre esse tema, siga na leitura deste artigo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto.
O que são inbound e outbound marketing?
Para que as empresas de comunicação visual SP consigam ser vistas pelos seus potenciais compradores, elas devem investir em ações de marketing. Há duas formas principais para isso: o outbound e o inbound marketing.
Enquanto o outbound pode ser definido como um tipo de prospecção ativa de clientes, o inbound é considerada passiva, já que este, diferente do outbound, espera que o público chegue até o seu negócio por iniciativa própria.
Entre as principais estratégias de outbound marketing é possível citar:
- Panfletagem;
- Anúncios em rádio e televisão;
- Telemarketing ativo;
- Link patrocinado.
Em contrapartida, os meios de aplicar o inbound marketing podem ser vistos em ações como:
- Alimentar um blog;
- Presença nas redes sociais;
- Envio de newsletter;
- Confecção de ebooks.
Em geral, a característica que vai determinar se o marketing de uma empresa vai ser outbound ou inbound é a abordagem que será utilizada na sua maneira de comunicar com os seus clientes.
Por isso, se ela quer utilizar uma linguagem mais ativa, onde se torna responsável por chegar em um potencial cliente e conduzi-lo de modo direcionado até o momento da compra, essa estratégia pode ser enquadrada em outbound.
Porém, se a produção de conteúdos é o foco da empresa, tendo como objetivo a atração do seu público, o inbound marketing é o que caracteriza a maneira desse estabelecimento se promover no mercado.
Dicas para utilização do inbound marketing
Se uma empresa de locação de tendas se planejou para aplicar o inbound marketing entre as suas principais estratégias de divulgação, ela pode utilizar uma série de recursos que vão ajudá-la e atrair e encantar os seus clientes.
01. Otimizar SEO
As técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) são indispensáveis para quem produz bons conteúdos, de modo a posicioná-los melhor dentro das pesquisas realizadas no Google ou em outras plataformas.
Para isso, é indispensável utilizar boas imagens e títulos atrativos, que tornam um artigo mais interessante. Além disso, inserir palavras-chaves como “banner para loja” pode ajudar um cliente a encontrar o seu produto mais facilmente na internet.
02. Estar ativo nas redes sociais
Um inbound marketing bem-feito inclui a presença da empresa também nas redes sociais, onde publicações atrativas e interessantes podem conquistar a atenção dos seguidores e usuários das principais plataformas.
Nesse sentido, o inbound deve ser uma ferramenta utilizada nos seus perfis, sendo responsável por trazer pessoas que passam grande parte do tempo nas redes para perto da sua empresa.
03. Ter um site responsivo
Quem utiliza o inbound para promover o seu negócio deve considerar que quem busca pelos serviços de empresas de outsourcing de impressão pode estar utilizando o celular para fazer uma pesquisa no Google.
Dessa forma, ter um site responsivo, que se enquadra perfeitamente em qualquer tamanho de tela, é essencial para que os usuários tenham uma boa experiência na sua página, mesmo que estejam visualizando-a em dispositivos móveis.
04. Captar leads
Ao oferecer bons conteúdos no seu inbound marketing, é importante que a empresa alinhe a essa estratégia a captação de leads, montando uma lista de contatos que poderá ser trabalhada em outro momento.
Com isso, ela poderá realizar ações de e-mail marketing, que vão auxiliar no compartilhamento de conteúdos e no relacionamento com o cliente.
05. Ter um blog
Outra dica fundamental de inbound, que pode servir tanto para uma produtora de filmes quanto para uma loja de roupas femininas, é ter um blog, onde a publicação de artigos e de diferentes materiais seja periódica.
Ao utilizar esse recurso, a empresa consegue engajar o seu público, além de aumentar a relevância da sua página na internet, conquistando a atenção de diversos usuários na internet.
Dicas para utilização do outbound marketing
O outbound marketing também pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz de publicidade, sendo responsável por trazer resultados bastante interessantes para diversos tipos de negócios.
01. Prospecção de novos clientes
O outbound é importante para a prospecção de novos clientes. Ele pode ser feito de diferentes formas: por meio do telemarketing ativo, em visitas porta a porta, ao se angariar contatos para uma lista de leads, etc.
Ao ter esses contatos em mãos, é indispensável que a empresa consiga qualificar esses leads, podendo trabalhá-los com maior eficiência.
02. Usar mídia paga
Para empresas de esquadrias de alumínio, ou outras de diferentes segmentos, uma alternativa interessante de outbound marketing é, justamente, utilizar mídia paga, fazendo anúncios para tornar os seus produtos ou serviços mais atrativos ao público.
Seja em rádios ou emissoras de televisão, seja em redes sociais, é possível ter um bom desempenho e conseguir conquistar, ativamente, a atenção dos potenciais clientes do seu negócio de modo mais simples e dinâmico.
É possível apostar nos posts patrocinados oferecidos pelas principais plataformas sociais do momento, desfrutando de diferentes estratégias que poderão impactar rapidamente os clientes, com anúncios exibidos no feed de notícias, aplicativos, stories, etc.
03. Telemarketing e atendimento personalizado
A prospecção de novos clientes é fundamental, mas alinhar diferentes estratégias para ter maior sucesso nessa técnica de outbound pode ser essencial para garantir um trabalho mais assertivo.
Unir o uso do telemarketing como de um atendimento personalizado para um cliente que possui interesse em adquirir um totem publicitário é uma forma eficaz de não se tornar apenas uma empresa preocupada em vender.
Assim, ao realizar uma ligação em que o profissional esteja habilitado para ouvir o que o potencial comprador precisa, e oferecer verdadeiras soluções para ele, é possível ter maior sucesso com a publicidade da marca.
Inbound e outbound: uma união assertiva
Depois de entender as principais diferenças entre o inbound e o outbound, assim como as principais estratégias e recursos oferecidos por essas formas de marketing, é possível entender como a união deles pode potencializar os resultados de uma empresa.
Do mesmo modo que a prospecção de novos clientes traz uma boa base de leads para um estabelecimento, o envio de conteúdos produzidos para o blog, por meio do e-mail marketing, é uma maneira de unificar as duas estratégias.
Outro exemplo disso é a empresa que possui uma página bem desenvolvida nas redes sociais, publicando materiais de interesse geral, e aposta no uso de anúncios pagos, impactando pessoas que ainda não seguem o perfil do negócio.
Há ainda, a oportunidade de captar um grande número de leads, qualificá-los e, então, partir para as estratégias de outbound, como uma visita presencial ao endereço do cliente, para a apresentação dos produtos ou serviços prestados pela empresa.
Ao analisar esse cenário, é possível perceber que uma companhia que entende a importância do outbound e do inbound, e consegue notar em quais etapas elas podem ser mais assertivas, terá maior sucesso na conquista e fidelização do seu público.
Para tanto, torna-se indispensável também investir no treinamento da equipe da sua empresa, de maneira que os colaboradores possam entrar em ação no momento mais indicado para o relacionamento com o cliente.
Encontrar o ponto de equilíbrio ideal, assim como identificar as necessidades de marketing do seu negócio, é a melhor maneira de potencializar os resultados e garantir um trabalho bem-feito, que consolidará a marca no mercado, e, principalmente, dentro do seu setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.