Criação de marca, logo, logotipo e logomarca, o que realmente eu preciso?
A criação da marca é o que determina a identidade de uma empresa e como ela será reconhecida no mercado. Ela é quem vai dizer às pessoas a imagem que se quer passar do negócio. Resumindo: uma marca deve ser alinhada aos propósitos da empresa, bem como ao segmento em que está inserida.
Mas antes de falar do que é necessário na criação de um logo, precisamos abrir um parênteses para falar sobre algumas regras de design e de uma vez por todas diferenciar o que é marca, logotipo, logo e logomarca.
O que é logotipo?
O logotipo é uma palavra de origem grega que junta dois termos: logos (significado) e typos (símbolo ou figura). Portanto, literalmente, o logotipo são as letras que dão identidade e distinguem uma determinada marca, símbolo ou pessoa de outros. Esse é o caso, por exemplo, de algumas marcas como a Sony ou Nike (quando aparece desacompanhada de seu símbolo).
A explicação anterior nos ajuda também entender o que é um logo. Eles são elementos visuais que nos ajudam a identificar marcas sem que seja necessário o uso de letras. É o caso da própria Nike ou da Apple, por exemplo.
Vale ressaltar que convencionou-se no mercado publicitário o logotipo como sendo uma junção de um símbolo com um texto, o que, apesar de impreciso, não está errado.
E o que é uma marca?
Para falar do significado de marca vamos também à sua etimologia, quem vem do germânico “marka”, que traduzido para o português é “significado”.
Acontece que no mundo da comunicação (com o perdão pelo trocadilho) essa palavra ganhou um significado bem mais amplo, que vai além de uma simples representação gráfica. A marca está relacionada à missão, valores, visão e consumidores de uma empresa.
Resumindo: quando fala-se em Nike, para nos mantermos no exemplo, logo se pensa em prática de esportes e performance, acompanhadas de estilo e qualidade. É essa associação que a marca representa.
É importante salientar que no mercado de comunicação se usa muito o termo “marca” para se referir ao logo (o que não é errado, trata-se apenas de um uso informal e corriqueiro do termo).
Se logos é significado e marka também, então o que é Logomarca?
Bem, usar este termo, principalmente com profissionais de design e marketing, certamente vai passar a impressão uma impressão de amadorismo.
Como vimos acima, na etimologia das palavras “logo” e “marka”, este termo é um neologismo com significado bastante redundante. Seria algo como o “significado do significado”. Não faz muito sentido.
Então agora já sabe, né? Quando estiver procurando profissionais e soluções para te auxiliar nesta tarefa tão importante, estará tratando da criação de logotipo ou logo, nunca da logomarca.
Como criar um logo e/ou logotipo?
Apesar de parecerem simples, a criação de um logos e logotipos envolve muita pesquisa e passa por diversas áreas de estudo do design, do marketing e até da psicologia. E em todo esse desenvolvimento multidisciplinar, os profissionais por trás do projeto levam em consideração desde conceitos envolvendo cores, semiótica, história, propósito da empresa, até dados de mercado e concorrência, por exemplo.
O resultado ideal, apesar de levar algum tempo para chegar até ele, deve ser a criação de uma marca, que além de funcional e bonita, esteja dentro das especificações do cliente, bem como de seu segmento.
Para que fique claro como funciona esse processo, selecionamos cinco características que se deve buscar para criar logos e logotipos. Lembrando que não existe fórmula mágica nesse processo, procure a ajuda de profissionais capazes de ajudá-lo a alcançar o “desenho” ideal. A seguir abordaremos atributos gerais, mas importantes de se dar um check na hora de criação. Confira!
1- Simplicidade
Parece óbvio que a principal proposta de uma marca seja passar a imagem de uma empresa, em um único símbolo, facilmente identificável. Mas justamente essa busca por síntese pode acabar induzindo à logos muito rebuscados ou enfeitados com elementos e efeitos que transmitem uma impressão que pode ser de amadorismo ou até mesmo de desorganização. Essa característica é fundamental e todas as demais citadas a seguir, nesta lista, de alguma forma passam por ela.
2 - Adequabilidade e memorabilidade
A busca por simplicidade já deve auxiliar bastante nesse quesito, mas some isso a um estudo completo dos propósitos e valores da marca. Utilize cores e formas que sejam adequadas à essência da empresa, bem como do mercado em que está inserida. Se a proposta é criar o logo de escritório de advocacia, por exemplo, espera-se o uso de formas e cores mais sóbrias e regulares. Já uma marca infantil pediria o oposto disso. Essa adequabilidade irá ajudar a sedimentar o posicionamento da marca e facilitar a lembrança dela pelos clientes.
3 - Flexibilidade
A aplicabilidade de um logotipo em diversos meios e canais é fundamental nos dias de hoje. Sua eficácia deve se testada nos mais diversos pontos de contato da empresa, seja nas redes sociais, em outdoors, ou até mesmo em cupons fiscais. Esse teste deve levar em conta o tamanho, o meio e até mesmo o uso de cores.
4 - Atemporalidade
Eventualmente uma marca pode precisar passar por atualizações e elas são fundamentais para mostrar que a empresa está acompanhando as mudanças do mundo e do mercado. Mas note que usamos a palavra “atualizações”. O segredo aqui é criar um símbolo capaz de de ter longevidade e que, mesmo passando por alguma alterações, não perca as suas principais características.
5 - Estilo apropriado
Uma marca pode optar por diversas combinações na sua identidade, que podem ser desde o uso só de palavras (logotipos) ou símbolos (logos), passando pela combinação dos dois em emblemas ou monogramas com as iniciais do nome da empresa, por exemplo. A escolha de um estilo tem muita relação com o momento do negócio. Uma empresa consolidada, como a já citada Nike, certamente será reconhecida só pelo seu logo. O Google, hoje é facilmente reconhecido apenas pelo uso da sua inicial. Essas duas situações muito provavelmente não valem para um negócio que deu seus primeiro passos recentemente.
Conclusão
Deu para notar que a criação de logos e logotipos é um assunto complexo e recheado de camadas. Até mesmo profissionais experientes enfrentam verdadeiros desafios no desenvolvimento de marcas. Esperamos que esse texto possa ajudar você a entender um pouco mais sobre a riqueza desse trabalho.
Caso tenha alguma dúvida sobre a criação do seu logo, aqui na Clikss Brasil estamos a postos para explicar cada uma das variáveis que envolve um projeto como esse. Venha tomar um café conosco e descubra como podemos ajudar você a ter uma marca, que além de bonita, represente os valores da sua empresa.