CRM: a ferramenta que pode aumentar as suas vendas

As estratégias e ferramentas de marketing são estipuladas com o intuito de apoiar e definir as ações tomadas em relação a um negócio, impulsionando seu número de vendas, ou outros objetivos da empresa. O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que pode te ajudar nesse sentido.

Com a implementação dessa e de outras ferramentas especialmente planejadas, os números da sua empresa podem se encontrar em um constante nível de crescimento, ao atender as necessidades do seu público-alvo, como também dos setores internos da sua empresa.

Dessa forma, uma assessoria fiscal encontra resultados positivos se os seus clientes também contarem com um retorno positivo de suas atividades, da mesma forma que essa empresa só terá esse valores favoráveis se o seu público se mostrar satisfeito com os seus serviços.

Uma grande relação econômica que se define através de uma associação de valores trabalhados por cada um dos agentes nessa relação, sendo nesse caso a assessoria a empresa comercial e o cliente sendo o mais importante, o público final.

E para corresponder aos objetivos do seu público, uma empresa deve antes de tudo conhecer a sua audiência, para que possa instaurar práticas que irão ser bem recebidas por essa audiência, sendo necessário conhecê-la profundamente.

Ferramentas como o CRM são capazes de auxiliar as empresas nessa missão, só é preciso saber como utilizá-lo, e claro, conhecer todas as funcionalidades dessa técnica de marketing.

Como funciona a ferramenta de CRM?

Para entender como funciona o CRM, primeiro é importante entender o significado dessa sigla. Uma abreviação para Customer Relationship Management, um termo em inglês que pode ser traduzido como “gestão de relacionamento com o cliente”.

Esse sistema permite que as relações de contato com os seus clientes sejam otimizadas, atuando em diferentes aspectos relativos à conexão da empresa com o seu público, acerca de temas como satisfação, atendimento, lealdade e qualidade dessa relação.

Uma ferramenta capaz de incrementar as atividades sociais e econômicas de uma empresa, similar a um programa para controle financeiro empresarial, porém com um foco maior na relação direta com os seus clientes.

Mesmo funcionando por meio de uma relação complexa, analisando e cruzando dados referentes a sua audiência, o CRM pode ser feito de diversas maneiras, usando programas de computadores, assim como o velho e bom papel e caneta.

Alguns materiais que podem ser usados nesse processo são:

  • Softwares de programação;
  • Sistemas de gestão;
  • Planilhas do Excel ou Google Sheets;
  • Planilhas manuais;
  • Relatórios.

Dependendo do nível do seu negócio, como uma revendedora de perfumes que atua com um público pequeno de moradores de sua rua, uma planilha de papel, com os nomes e telefones dos clientes já se mostra suficiente.

Por outro lado, quando se pensa em uma empresa de expansão nacional, como a fábrica que produz esses perfumes, um software de gestão empresarial se mostra necessário, para que os seus colaboradores possam ter um melhor controle sobre os seus clientes.

Essa é justamente a função de um CRM, sendo uma ferramenta capaz de armazenar os dados dos clientes, como informações de contato, referências de idade, gênero e até mesmo produtos consumidos anteriormente.

Com cada cliente oferecendo um conjunto de informações por meio de um CRM, a equipe de marketing de uma empresa como a CR.Andrade é capaz de analisar e combinar esses dados, tendo um claro diagnóstico sobre os interesses e comportamentos do seu público.

A partir dessa análise, uma empresa do ramo da educação, que trabalhe com a oferta de curso de excel avançado a distancia, pode desenvolver melhores técnicas para divulgar o seu curso, atingindo de forma específica a sua audiência desejada.

Esse controle de dados ocorre durante todo o processo de compra, analisando a reação do público geral em cima de uma comunicação, podendo dessa forma identificar os potenciais consumidores que ali se encontram.

Após isso, no fechamento da compra, outros dados interessantes podem ser registrados, principalmente quando se pensa no mercado digital. O tempo que um produto fica disponível no carrinho, a duração dessa compra, indicando uma possível resistência.

Isso além das informações referentes a identidade do usuário, que são conquistados por meio de programas de computador, que atuam com a permissão dos visitantes deste site. Sistemas que podem ser geridos por meio de um suporte de informatica para empresas.

Essa coleta de dados continua mesmo após o processo de compra, com as atividades de atendimento relacionadas ao período de pós-venda, analisando a recepção que um cliente teve com o seu serviço contratado, por exemplo.

Com o auxílio de uma ferramenta de CRM a sua empresa de cobertura metalica poderá lidar com uma série de vantagens comerciais frente aos seus concorrentes, por conhecer de forma aprofundada a relação que a sua audiência demonstra ter com os seus produtos e serviços.

O CRM e sua relação com o aumento de vendas

Se a função do CRM é desenvolver melhor o relacionamento entre as marcas e o público, e os números de venda estão diretamente ligados ao nível de satisfação do cliente com o produto ou serviço, é fácil prever a relação positiva entre ambos.

Entre as vantagens comerciais que essa ferramenta pode trazer, podemos destacar:

  • Experiência do consumidor;
  • Fidelização dos clientes;
  • Redução da taxa de churn rate;
  • Aumento do ticket médio de compra.

Todos esses benefícios não apenas estão relacionados à ferramenta de CRM como apresentam uma correlação entre si, com cada tópico influenciando no sucesso do próximo, assim como um sistema de gestão para franquias, que lida com a conexão entre as filiais.

Experiência do consumidor

Tendo uma análise melhor aprofundada sobre as características do seu público, é possível pensar em estratégias de venda e de comunicação que melhor irão se conectar com os seus clientes e potenciais consumidores.

E quanto melhor for a experiência do consumidor, durante e após o processo de compra, melhor será a relação contínua que ele terá com essa empresa. O que leva ao próximo tópico.

Fidelização dos clientes

O procedimento de conquista de um novo cliente é algo que traz custos para uma empresa, sendo necessárias constantes ações de comunicação, para obter a atenção do público, e após isso desenvolver a relação de desejo em cima de um produto.

Logo, manter um cliente conectado à sua marca é algo muito mais econômico do que desenvolver práticas para se alcançar novos consumidores. E essa relação pode ser fortalecida por meio de sistemas que facilitem o desempenho da sua marca.

Uma empresa pode trabalhar com um sistema controle de estoque e vendas, que além de trazer progresso aos seus processos internos, e com isso realizar uma entrega mais rápida dos produtos aos seus compradores.

Redução da taxa de churn rate

A taxa de churn rate é uma fórmula que identifica o número de rotatividade entre os seus clientes, ou seja, a média de público que deixou a sua companhia, parando de assinar um serviço de assinatura, por exemplo, optando por outras empresas.

Nesse caso, a taxa de saída de público pode ser revertida por meio de estratégias que foquem nos desejos do consumidor, como um preço reduzido ou melhores benefícios que podem ser concedidos juntos dessa compra.

E ao agir para manter os seus clientes próximos, sem que eles abandonem um contínuo processo de compra, a sua empresa atua também com a otimização desse público, capaz de apresentarem um maior potencial de vendas.

Aumento do ticket médio de compra

No marketing, o ticket médio é um conceito que simboliza a média de compra de um indivíduo em relação aos produtos ou serviços ofertados por uma empresa. Ao identificar esse ticket médio, uma companhia consegue entender o nível de relevância de cada cliente.

A implementação de uma ferramenta de CRM pode auxiliar justamente nessa identificação de valor de cada consumidor, facilitando a realização de ações específicas para cada um desses clientes.

É uma relação similar ao que é feito em uma joalheria de luxo, no qual um cliente frequente recebe um atendimento diferenciado, por representar um valor maior para aquele estabelecimento.

E quanto melhor esse cliente for tratado, maior pode ser o seu valor de compras, fazendo com que ele consuma em quantidades maiores, por ter confiança na qualidade dos produtos ali oferecidos, junto do atendimento especializado, aumentando o seu ticket médio.

Assim como outros sistemas são importantes para o progresso de uma empresa, como um sistema para dar baixa online de entregas, para uma loja virtual, o CRM é uma ferramenta essencial para conhecer melhor o seu público.

Principalmente em um mercado no qual a concorrência é cada vez maior entre as empresas que, por meio da internet, desenvolvem estratégias únicas e personalizadas para suas respectivas audiências, além daqueles que demonstram um potencial de consumo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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