Favicons: Google inicia testes em 2020
Você sabia que o Favicon, aquele íconezinho com a logo de uma empresa que fica na barra de endereços quando realiza buscas em seu navegador, foi um dos primeiros testes do Google em 2020? Vem saber tudo!
Favicons, um dos testes do Google que já teve início nesse ano. E não poderíamos esperar menos não é mesmo?! Afinal, a empresa já havia anunciado que faria reformulações não só no layout, como no design de suas páginas de resultados de busca.
Com a mudança, a partir de agora, você encontrará o seguinte formato: Favicons seguido pela URL - endereço de busca - e, logo abaixo, o título.
Mas, o que são Favicons?
Eles nada mais são do que os pequenos ícones exibidos no início da barra de navegação de uma URL do seu navegador, que aparece na busca das páginas encontradas.
O que muitas empresas ainda não sabem?
Acredite você ou não, embora esse serviço seja oferecido a tanto tempo, muitos empreendedores não sabiam sobre a possibilidade de configurar um ícone personalizado ou então simplesmente não utilizavam essa funcionalidade.
Porém, caso você já possua um site você pode incluir Favicons na página inicial e se o seu site já tiver um ele poderá aparecer nos resultados da Pesquisa Google.
Afinal, o que muitos não sabem ainda é que essa é uma boa maneira de trazer identidade a sua empresa e de demonstrar profissionalismo dentro no segmento.
O que o Google pretende com os Favicons?
A ideia é que com essa mudança as empresas ganhem não só o reconhecimento do público-alvo, como o usuário também ganhe vantagens ao saber de onde vem a informação que procurou.
“Com este novo design, a marca de um website se torna frontal e evidente, ajudando você a melhor compreender de onde está vindo a informação e quais páginas você está procurando”, informou a empresa por meio de um comunicado.
Ainda de acordo com o texto do Google, “o novo formato também favorece a inclusão de resultados em outros tipos de mídia: no smartphone, uma busca simples no Google traz, além de páginas da web, podcasts, stories do Google, AMP, prévias de páginas antes de você carregá-las e outros botões de ação. Em maio, a empresa inaugurou esses processos em plataformas móveis, então era de se esperar que a novidade também aparecesse no desktop mais cedo ou mais tarde”.
Mas calma lá...
De acordo com o suporte do Google é preciso seguir algumas diretrizes para tornar-se qualificado a exibir o Favicon. E tem mais: eles não fornecem nenhuma garantia de que o ícone será exibido nos resultados da pesquisa, mesmo que tudo tenha sido feito da forma correta.
Você tem um Favicon da sua marca?
Antes de mais nada precisamos te perguntar: você já criou a identidade visual da sua empresa? Caso a resposta seja negativa, e que você não esteja pensando em sua logo tão cedo, nós te alertamos: chegou o momento!
Acontece que ela é a representante do seu negócio, é a essência da história da empresa, a responsável pelo ar profissional e por fazer com que você seja fortemente lembrando.
Apenas para finalizar lembre-se que grande parte dos navegadores dá preferência aos formatos de imagem em PNG. Já a resolução deverá ser em torno de 16x16 ou 32x32 pixels. Agora, para que o Favicon possa ser utilizado, você precisará indicar o caminho com o link nas tags do cabeçalho head.
E você, o que achou do Favicon, a mais nova implementação do Google? Já fez o teste com o ícone da sua empresa? Conta pra gente nos comentários.
Ah, e se não ainda não tiver a sua logo profissional entre em contato com a gente!