O que são KPI’s e como eles podem ser usados em sua estratégia de marketing?
Como é possível saber se sua estratégia de marketing está funcionando, comparar o custo e o retorno de suas campanhas e, depois, decidir o que fazer em relação aos resultados? A forma mais correta de se fazer isso é monitorar os resultados do KPI.
Se você está se perguntando: “mas o que são os KPIs?“, você veio ao lugar certo. Continue sua leitura para descobrir a definição e como você pode escolher os objetivos mais adequados para estabelecer para o seu negócio.
Lembre-se, não importa se você tem empresas de terceirização de folha de pagamento SP ou está em qualquer outro ramo de atuação, entender as métricas é de extrema importância.
O que são os KPIs de marketing?
Os Key Performance Indicators (KPIs) podem ser traduzidos para o português como os indicadores-chave de desempenho de uma determinada estratégia.
Em outras palavras, são as métricas que determinam se uma estratégia de marketing está ajudando, por exemplo, o seu escritório de contabilidade a atingir os objetivos de negócios ou não.
Embora existam milhares de números relacionados às várias campanhas que você pode monitorar, os KPIs são aqueles que você julgou mais importantes e que a sua equipe irá monitorar de perto, principalmente para manter perto ou superar as metas e objetivos.
Dependendo do seu setor, pegando o exemplo de serviços de consultoria contábil, há muitas métricas diferentes nas quais você pode e deve se concentrar.
Então pense o seguinte, se você estiver trabalhando para melhorar seu site, seus KPIs podem ser voltados para a velocidade do servidor, o tempo de carregamento e a taxa de rejeição.
Agora, se estiver trabalhando no atendimento ao cliente em serviços de alimentação, você pode optar por monitorar a retenção de clientes e o tempo de resposta dos funcionários que atendem os usuários.
Graças aos avanços do marketing digital, agora você pode obter dados sobre praticamente todos os aspectos de sua estratégia de marketing. Basta selecionar as métricas que fazem mais sentido para você e para o crescimento de sua empresa.
Dessa forma, fica muito mais fácil ter foco e seguir aquilo que realmente pode trazer benefícios.
Já ouviu aquela frase “não tente abraçar o mundo”? Os KPI vão muito nessa linha de descobrir o que realmente fará bem à sua marca, seja ela de consorcio de veículos contemplados ou algum outro tipo de negócio.
Essa é uma ótima notícia se você já tem objetivos específicos, mas pode ser extremamente difícil se você não souber quais conjuntos de dados examinar. É por isso que é tão importante escolher os KPIs de marketing.
As categorias de KPI: por que focar nelas?
Embora você possa medir todos os tipos de KPIs de marketing, faz mais sentido se concentrar, como falamos, naqueles que correspondem aos seus objetivos.
A maioria dessas métricas de marketing se enquadra em três categorias: desempenho financeiro, desempenho de engajamento social e desempenho do seu site.
Existem muitos outros KPIs que valem a pena monitorar, dependendo do seu negócio, mas tente escolher alguns de cada uma dessas três categorias, sem se importar se você trabalha com fornecedor de papel toalha e higienico ou qualquer outro setor.
Você pode decidir adicionar outras métricas, posteriormente, com base em suas descobertas, mas, a menos que tenha uma grande equipe de marketing para fazer isso por você, tentar monitorar tudo de uma vez provavelmente não funcionará.
Veja alguns dos principais KPI de acordo com cada categoria:
KPI de desempenho financeiro
O objetivo de todo marketing é, em última análise, gerar mais receita para sua empresa. Portanto, pode ser benéfico observar como cada parte de sua estratégia influencia o desempenho financeiro. Então, que tipos de KPIs financeiros você pode monitorar?
Um dos indicadores mais básicos é a receita total. Se você está melhorando mês após mês, está fazendo algo certo. Se não, algo precisa, de fato, mudar.
Mais especificamente, você também deseja saber o valor médio de cada cliente que, por exemplo, gera engajamento com a sua empresa de dedetização.
Ao descobrir quanto você pode esperar ganhar com cada lead, você será capaz de determinar quanto está disposto a gastar com ações para atraí-los.
Na mesma linha, você deve monitorar seu custo por lead. Quanto, em média, custa para você atrair um cliente potencial? Com métodos como o custo por clique ou o custo por mil impressões, é plenamente possível medir quanto você paga por cada visitante em seu site.
KPI de desempenho do site
Seu site pode ser um grande indicador do sucesso geral da sua empresa e pode fornecer uma tonelada de insights sobre sua influência no meio digital, bem como o comportamento do consumidor.
Uma das coisas mais simples de medir é a quantidade de visitantes únicos que seu site tem. Ao monitorar esse número ao longo do tempo, você pode ver se novas pessoas estão descobrindo sua empresa ou não, bem como de que forma elas estão fazendo isso.
Além disso, você também deve monitorar de onde estão vindo seus visitantes. O tráfego pode vir de pesquisa orgânica, links de outros sites e uma variedade de outras fontes.
Saber onde você tem mais sucesso pode ajudá-lo a decidir no que focar em sua estratégia de KPI. Além do volume e da origem dos visitantes, você pode acompanhar o que eles fazem quando chegam ao seu site.
KPI de engajamento nas mídias sociais
As métricas nas redes sociais ajudam a avaliar o sucesso de seus esforços de marketing em termos de engajamento com seus leads e com o seu público de forma geral.
Embora possa ser tentador se concentrar na contagem ou proporção de seguidores, algo que é muito popular nos tempos atuais, é importante manter o foco nos números que realmente mostram o engajamento. E não apenas quem segue ou deixa te seguir.
Em plataformas como o Twitter, você deve sempre monitorar suas menções. Quando sua empresa entrar em uma thread, quando há uma série de comentários e posts relacionados à uma história específica, você poderá ter uma boa ideia do sentimento geral.
Em plataformas como o Facebook, você deve buscar comentários e compartilhamentos, mais do que curtidas, por exemplo.
Embora as curtidas de página e postagem sejam indicativas de reconhecimento, as pessoas que comentam e compartilham seu conteúdo têm maior probabilidade de se tornarem clientes do que aquelas que apenas utilizam o botão de curtida.
Como saber se está dando certo?
Saber se a estratégia está dando resultado por ser difícil, pensando nisso, separamos a seguir alguns pontos para monitorar e saber se seus KPI estão bem definidos.
São eles:
- Fornecem uma maneira de testar várias estratégias;
- Concentram a atenção da equipe no que é mais importante;
- São fáceis de entender para qualquer nível empresarial;
- São válidos e realistas e baseados em dados;
Os KPIs de marketing mais importantes
Agora que você já tem uma ideia do que são KPI, que tal revisar as principais métricas de marketing uma a uma?
Taxa de conversão
Sua taxa de conversão destaca a eficácia de seus esforços de marketing e publicidade para, por exemplo, a sua empresa de instalação de cerca eletrica.
Ela mede a porcentagem de usuários que concluem uma etapa do seu funil de vendas, como o envio de um formulário de contato ou a própria compra de um produto ou aquisição de um serviço.
Monitorar sua taxa de conversão mantém seu negócio aquecido. Em vez de lançar um novo formulário de contato aleatório, você pode iniciar um teste A/B para saber qual modelo converte mais e os usuários preferem.
Custo por lead
Essa métrica mede o preço médio para sua empresa ganhar um novo lead. Dessa forma, é um KPI de marketing obrigatório para empresas que giram em torno da geração de leads.
Avalie o custo por lead de sua empresa com a seguinte fórmula:
Custo por lead = gasto / número de leads
Seus gastos podem incluir uma variedade de despesas, como anúncios, contratação de terceiros, softwares, etc. Se você deseja um custo baixo por número de lead, calcule seu custo por lead por canal.
Por exemplo, se sua empresa divulga nas redes sociais e faz otimização para os serviços de busca, conhecido como SEO, calcule, então, o custo por lead para cada canal.
Você pode descobrir que o SEO, por exemplo, supera os esforços das mídias sociais, o que pode influenciar seus orçamentos de marketing e suas decisões.
Tráfego orgânico
Seu tráfego orgânico monitora a quantidade de pessoas que chegam ao seu site sem um centavo investido. Em comparação, os anúncios de tráfego pago requerem um gasto mensal com a contratação de publicidade.
Geralmente, o tráfego orgânico está vinculado com a sua estratégia de SEO. Você pode medir seu tráfego orgânico para avaliar as classificações de seu site nos resultados de pesquisa.
Retorno do investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento (ROI) mede o desempenho financeiro dos seus esforços de marketing e publicidade.
Como qualquer negócio, sua empresa quer ver o retorno do seu trabalho. Seu ROI pode medir isso, bem como mostrar, de forma imediata, o valor do marketing e da publicidade.
A fórmula para calcular o ROI é:
ROI = Lucro Líquido (Investimento total - Custos) / Investimento Total x 100
Assim como o custo por lead, é desejável calcular seu ROI geral e o seu ROI por canal.
Por exemplo, sua empresa pode calcular o retorno de seu marketing de mídia social e estratégia de publicidade em mídia social e, em seguida, gerar um ROI geral das estratégias.
Com todas as dicas e explicações do conteúdo, sua empresa terá muito mais facilidade em entender os KPIs, bem como avaliar cada uma das métricas.
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