Passo a passo para vender mais em sua empresa

Se você é um vendedor ou um gestor, então você é um empreendedor, e uma constante em sua vida certamente é como vender mais. A lógica é bem simples: o aumento dos números de fechamentos propicia o crescimento e a potencialização do rendimento do negócio.

As flutuações da economia e a competitividade do mercado, pedem um esforço contínuo, e o resultado depende de cada colaborador, afinal, todos os representantes são responsáveis pelo desempenho e sucesso da empresa.

É isso que permite o posicionamento assertivo de uma determinada marca, como um fabricante de etiquetas adesivas: destaque, credibilidade e autoridade perante o público.

Existe uma série de ações, técnicas e ferramentas de grande auxílio para aumentar esses números, e esse conteúdo foi elaborado para abordar, em um passo a passo, tudo o que você precisa saber para potencializar seus resultados. Continue lendo para conferir.

Banner Remarketing 10

As características de um vendedor de sucesso

Existem duas realidades sobre as pessoas que trabalham com vendas: quem o faz por ocupação e quem se posiciona como um profissional.

Então, caso tenha encarado como uma ocupação até agora, essa é a oportunidade de mudar sua postura, pois todos os passos listados a seguir dependem de proatividade, estudo e esforço pessoal.

Para otimizar a venda de grupo geradores ou de qualquer produto/serviço, algumas características e ações são essenciais, como:

  • Estudar e estar continuamente em busca de informação;
  • Manter-se atualizado;
  • Ter força de vontade e determinação;
  • Ter espírito de liderança;
  • Ser persistente e motivado;
  • Atuar como empreendedor, sendo estratégico e visionário;
  • Empatia e simpatia;
  • Preocupar-se com o Customer Success, o Sucesso do Cliente;
  • Ser adaptável e buscar a evolução constantemente.

Faça uma autoavaliação e desenvolva seus potenciais individuais, encare-se como um profissional e se valorize, independentemente se o produto é um imóvel, uma cesta de alimentos, ou um serviço, como uma consultoria ou uma assistência técnica.

Aliás, tudo que falaremos aqui vale para “vender-se” enquanto profissional também, então, estar consciente da importância do seu trabalho, é fundamental.

Vender mais é uma questão de qualidade. O “vender direito” é a grande exigência dos líderes de mercado, ou seja, deixar o cliente realmente satisfeito.

E outro ponto importante, voltado para os gestores das equipes de vendas, é a necessidade de ponderar sobre o tamanho da equipe versus a capacitação de cada colaborador. 

O que queremos dizer aqui, é que nem sempre aumentar a equipe de vendas de uma empresa de impermeabilização de laje, por exemplo, resultará em mais vendas. O fator que realmente conta é a qualidade do serviço prestado. 

Dessa forma, aconselhamos investir no treinamento de sua equipe antes de investir em sua ampliação, e as dicas a seguir podem ser um ótimo guia para isso.

Palestrante Masculino Fazendo Apresentacao No Corredor Do Workshop Da Universidade Publico Ou Sala De Conferencias 155003 27425

Pequeno guia para aumentar suas vendas

Como prometido, segue um passo a passo para te nortear sobre os pontos mais importantes, de forma a evitar erros comuns cometidos pelos vendedores, como manter o foco no produto e deixar o cliente em segundo plano.

Não existe uma receita mágica ou um atalho para o sucesso, e é bom já se conscientizar disso. Mas ao fazer o seu melhor e se manter atento aos pontos a seguir, o aumento de suas conversões será apenas uma das consequências de um trabalho de excelência.

-Invista na geração de leads 

Para começarmos, é fundamental investir o máximo possível na geração de leads, ou seja, em adquirir o contato de pessoas interessadas em suas soluções. O marketing digital é um grande aliado nesse momento, pois possui um baixo custo, mas um alto potencial.

Oferecer conteúdo de qualidade e relevante para usuários nas diferentes etapas do funil de vendas, como a descoberta do problema, a consideração da solução, e a escolha da melhor opção, é uma das melhores formas de consegui-los.

Ofereça possibilidade de cadastros para mais informações, para baixar ebooks completos, para o recebimento de newsletters ou de campanhas promocionais exclusivas, como avisos sobre modelos de piso vinílico em promoção. E jamais compre listas de leads2

 -Promova networking

Uma ótima forma de gerar leads é promovendo networking, ou seja, realizar e/ou participar de eventos que envolvam outros profissionais e clientes de seu segmento. Algumas ideias para você: invista em eventos, como feiras, simpósios, treinamentos, webinars e cursos. 

Essas são excelentes formas de gerar valor para sua marca, ganhar autoridade e fortalecer o relacionamento com os diferentes stakeholders, como clientes e os fornecedores de produtos para pet shop, em um exemplo prático.

-Qualifique seus leads

É muito comum que uma certa parcela dos leads gerados não estejam realmente interessados em sua solução, ou que estejam muito longe do momento de compra.

Para evitar perder tempo e dinheiro, é fundamental desenvolver estratégias para a qualificação dos leads, ou seja, determinar métodos para saber rapidamente a abordagem certa para cada possível cliente. 

Busque conhecimento técnico para desenvolver esse feeling. É fundamental ter seu mercado muito bem segmentado para não perder tempo com os clientes curiosos e sem perfil para compra. Ou, se preferir, conte com a ajuda profissional de empresas de consultoria, como a CR Andrade.

Aqui, o marketing digital também é uma das principais ferramentas, pois “educa” o consumidor em relação às soluções que você oferece, como produtos de limpeza atacado ou outros itens.

Além disso, uma boa produção de conteúdo, alinhada com uma linkagem estratégica de páginas e os CTA’s (Call To Action ou Chamadas para Ação) certos, fará com que a jornada do cliente se desenvolva naturalmente, o que reduz o custo da venda.

-Utilize ferramentas de automação 

As possibilidades e soluções disponíveis no mercado de automação de marketing e/ou dos demais processos de sua empresa, certamente trarão a possibilidade de escalar resultados.

Existem ferramentas gratuitas e pagas para organização da sua agenda de trabalho, para o processo de nutrição e qualificação de leads, para a publicação de anúncios, entre um leque gigantesco de oportunidades

Para o gerenciamento de leads e de clientes, assim como para o acompanhamento do histórico de negociação e do relacionamento com cada cliente, indicamos optar por uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management).

Ter controle sobre seus contatos e, principalmente, agir de forma personalizada, não é um diferencial, é uma exigência. Isso torna o CRM um item indispensável em sua lista de ferramentas para automação.

-Humanize sua marca 

Para aproximar o seu negócio, que pode ser, por exemplo, uma fábrica de produtos de limpeza, de seus clientes, é muito importante humanizar sua marca. Pessoas interagem e engajam com pessoas e, novamente, o marketing digital será seu maior aliado. 

Seja diferente e único, conheça muito bem seu público e aposte nas redes sociais: mantenha-se sempre presente, tenha frequência em suas postagens, sempre responda mensagens, e busque fazer isso no menor tempo possível.

-Construa uma relação de confiança com os clientes

Sempre, independentemente da situação, preze pela ética. Busque continuamente sua evolução como profissional, o que envolve a construção de relacionamentos de alta confiança com seus clientes.

Seja sincero e transparente para se colocar como a melhor solução para eles. Também é fundamental agir com humildade, reconhecer possíveis limitações e ser verdadeiro em relação a isso.

São ações nesse sentido, além de estar em constante estudo sobre seu produto e o mercado, que construirão sua reputação.

-Invista em treinamento e capacitação profissional 

Já apontamos a importância de estar em contínua busca por conhecimento e investir em qualidade, mas ressaltamos aqui fazendo um adendo: é importante se atentar tanto para a sua qualificação quanto de toda a sua equipe de vendas.

Ofereça treinamentos e dinâmicas, conheça os pontos fortes e fracos, motive, engaje, reconheça os esforços e dê feedbacks para todos os colaboradores.

-Faça Upsell e Crossell

Para vender mais, é importante não se limitar apenas à geração de novos clientes. Pratique upsell, técnica em que se oferta um novo produto ao cliente após uma compra, e crossell, técnica de venda de produtos complementares no fechamento do negócio.

Essas técnicas simples de complementação de vendas, podem aumentar significativamente o ticket médio do seu negócio. Aconselhamos desenvolver um script de vendas para ajudar os integrantes da equipe a identificarem oportunidades e a lidarem com objeções. 

Banner Remarketing 26

Considerações finais

Nesse artigo você conferiu 8 passos para se destacar como vendedor, ou seja, para aumentar não só o número de vendas, mas, principalmente, a qualidade de cada uma delas.

Mantenha-se sempre em busca de aprendizado, de experiências, e de evolução, tanto como profissional quanto pessoalmente.

Um dos principais segredos das vendas é a empatia, ou seja, a capacidade de compreender as dores e problemas do cliente e, então, mostrar toda a sua simpatia ao se posicionar honestamente como melhor opção. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.