Passo a passo para vender mais em sua empresa
Se você é um vendedor ou um gestor, então você é um empreendedor, e uma constante em sua vida certamente é como vender mais. A lógica é bem simples: o aumento dos números de fechamentos propicia o crescimento e a potencialização do rendimento do negócio.
As flutuações da economia e a competitividade do mercado, pedem um esforço contínuo, e o resultado depende de cada colaborador, afinal, todos os representantes são responsáveis pelo desempenho e sucesso da empresa.
É isso que permite o posicionamento assertivo de uma determinada marca, como um fabricante de etiquetas adesivas: destaque, credibilidade e autoridade perante o público.
Existe uma série de ações, técnicas e ferramentas de grande auxílio para aumentar esses números, e esse conteúdo foi elaborado para abordar, em um passo a passo, tudo o que você precisa saber para potencializar seus resultados. Continue lendo para conferir.
As características de um vendedor de sucesso
Existem duas realidades sobre as pessoas que trabalham com vendas: quem o faz por ocupação e quem se posiciona como um profissional.
Então, caso tenha encarado como uma ocupação até agora, essa é a oportunidade de mudar sua postura, pois todos os passos listados a seguir dependem de proatividade, estudo e esforço pessoal.
Para otimizar a venda de grupo geradores ou de qualquer produto/serviço, algumas características e ações são essenciais, como:
- Estudar e estar continuamente em busca de informação;
- Manter-se atualizado;
- Ter força de vontade e determinação;
- Ter espírito de liderança;
- Ser persistente e motivado;
- Atuar como empreendedor, sendo estratégico e visionário;
- Empatia e simpatia;
- Preocupar-se com o Customer Success, o Sucesso do Cliente;
- Ser adaptável e buscar a evolução constantemente.
Faça uma autoavaliação e desenvolva seus potenciais individuais, encare-se como um profissional e se valorize, independentemente se o produto é um imóvel, uma cesta de alimentos, ou um serviço, como uma consultoria ou uma assistência técnica.
Aliás, tudo que falaremos aqui vale para “vender-se” enquanto profissional também, então, estar consciente da importância do seu trabalho, é fundamental.
Vender mais é uma questão de qualidade. O “vender direito” é a grande exigência dos líderes de mercado, ou seja, deixar o cliente realmente satisfeito.
E outro ponto importante, voltado para os gestores das equipes de vendas, é a necessidade de ponderar sobre o tamanho da equipe versus a capacitação de cada colaborador.
O que queremos dizer aqui, é que nem sempre aumentar a equipe de vendas de uma empresa de impermeabilização de laje, por exemplo, resultará em mais vendas. O fator que realmente conta é a qualidade do serviço prestado.
Dessa forma, aconselhamos investir no treinamento de sua equipe antes de investir em sua ampliação, e as dicas a seguir podem ser um ótimo guia para isso.
Pequeno guia para aumentar suas vendas
Como prometido, segue um passo a passo para te nortear sobre os pontos mais importantes, de forma a evitar erros comuns cometidos pelos vendedores, como manter o foco no produto e deixar o cliente em segundo plano.
Não existe uma receita mágica ou um atalho para o sucesso, e é bom já se conscientizar disso. Mas ao fazer o seu melhor e se manter atento aos pontos a seguir, o aumento de suas conversões será apenas uma das consequências de um trabalho de excelência.
-Invista na geração de leads
Para começarmos, é fundamental investir o máximo possível na geração de leads, ou seja, em adquirir o contato de pessoas interessadas em suas soluções. O marketing digital é um grande aliado nesse momento, pois possui um baixo custo, mas um alto potencial.
Oferecer conteúdo de qualidade e relevante para usuários nas diferentes etapas do funil de vendas, como a descoberta do problema, a consideração da solução, e a escolha da melhor opção, é uma das melhores formas de consegui-los.
Ofereça possibilidade de cadastros para mais informações, para baixar ebooks completos, para o recebimento de newsletters ou de campanhas promocionais exclusivas, como avisos sobre modelos de piso vinílico em promoção. E jamais compre listas de leads2
-Promova networking
Uma ótima forma de gerar leads é promovendo networking, ou seja, realizar e/ou participar de eventos que envolvam outros profissionais e clientes de seu segmento. Algumas ideias para você: invista em eventos, como feiras, simpósios, treinamentos, webinars e cursos.
Essas são excelentes formas de gerar valor para sua marca, ganhar autoridade e fortalecer o relacionamento com os diferentes stakeholders, como clientes e os fornecedores de produtos para pet shop, em um exemplo prático.
-Qualifique seus leads
É muito comum que uma certa parcela dos leads gerados não estejam realmente interessados em sua solução, ou que estejam muito longe do momento de compra.
Para evitar perder tempo e dinheiro, é fundamental desenvolver estratégias para a qualificação dos leads, ou seja, determinar métodos para saber rapidamente a abordagem certa para cada possível cliente.
Busque conhecimento técnico para desenvolver esse feeling. É fundamental ter seu mercado muito bem segmentado para não perder tempo com os clientes curiosos e sem perfil para compra. Ou, se preferir, conte com a ajuda profissional de empresas de consultoria, como a CR Andrade.
Aqui, o marketing digital também é uma das principais ferramentas, pois “educa” o consumidor em relação às soluções que você oferece, como produtos de limpeza atacado ou outros itens.
Além disso, uma boa produção de conteúdo, alinhada com uma linkagem estratégica de páginas e os CTA’s (Call To Action ou Chamadas para Ação) certos, fará com que a jornada do cliente se desenvolva naturalmente, o que reduz o custo da venda.
-Utilize ferramentas de automação
As possibilidades e soluções disponíveis no mercado de automação de marketing e/ou dos demais processos de sua empresa, certamente trarão a possibilidade de escalar resultados.
Existem ferramentas gratuitas e pagas para organização da sua agenda de trabalho, para o processo de nutrição e qualificação de leads, para a publicação de anúncios, entre um leque gigantesco de oportunidades
Para o gerenciamento de leads e de clientes, assim como para o acompanhamento do histórico de negociação e do relacionamento com cada cliente, indicamos optar por uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management).
Ter controle sobre seus contatos e, principalmente, agir de forma personalizada, não é um diferencial, é uma exigência. Isso torna o CRM um item indispensável em sua lista de ferramentas para automação.
-Humanize sua marca
Para aproximar o seu negócio, que pode ser, por exemplo, uma fábrica de produtos de limpeza, de seus clientes, é muito importante humanizar sua marca. Pessoas interagem e engajam com pessoas e, novamente, o marketing digital será seu maior aliado.
Seja diferente e único, conheça muito bem seu público e aposte nas redes sociais: mantenha-se sempre presente, tenha frequência em suas postagens, sempre responda mensagens, e busque fazer isso no menor tempo possível.
-Construa uma relação de confiança com os clientes
Sempre, independentemente da situação, preze pela ética. Busque continuamente sua evolução como profissional, o que envolve a construção de relacionamentos de alta confiança com seus clientes.
Seja sincero e transparente para se colocar como a melhor solução para eles. Também é fundamental agir com humildade, reconhecer possíveis limitações e ser verdadeiro em relação a isso.
São ações nesse sentido, além de estar em constante estudo sobre seu produto e o mercado, que construirão sua reputação.
-Invista em treinamento e capacitação profissional
Já apontamos a importância de estar em contínua busca por conhecimento e investir em qualidade, mas ressaltamos aqui fazendo um adendo: é importante se atentar tanto para a sua qualificação quanto de toda a sua equipe de vendas.
Ofereça treinamentos e dinâmicas, conheça os pontos fortes e fracos, motive, engaje, reconheça os esforços e dê feedbacks para todos os colaboradores.
-Faça Upsell e Crossell
Para vender mais, é importante não se limitar apenas à geração de novos clientes. Pratique upsell, técnica em que se oferta um novo produto ao cliente após uma compra, e crossell, técnica de venda de produtos complementares no fechamento do negócio.
Essas técnicas simples de complementação de vendas, podem aumentar significativamente o ticket médio do seu negócio. Aconselhamos desenvolver um script de vendas para ajudar os integrantes da equipe a identificarem oportunidades e a lidarem com objeções.
Considerações finais
Nesse artigo você conferiu 8 passos para se destacar como vendedor, ou seja, para aumentar não só o número de vendas, mas, principalmente, a qualidade de cada uma delas.
Mantenha-se sempre em busca de aprendizado, de experiências, e de evolução, tanto como profissional quanto pessoalmente.
Um dos principais segredos das vendas é a empatia, ou seja, a capacidade de compreender as dores e problemas do cliente e, então, mostrar toda a sua simpatia ao se posicionar honestamente como melhor opção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.