Por que criar uma campanha de marketing digital para cidade satélite?
Investir em marketing digital para cidades com o objetivo de alavancar o turismo é algo que parece audacioso em tempos de pandemia, certo?
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento enfrenta a pior crise da história em 2020. Esse pode não ser o momento para fazer uma campanha incentivando o turismo. Definitivamente não é.
Porém, em um mundo pós-pandemia, é inegável que as cidades vão precisar de recursos para se reerguer e que os desejos dos viajantes que estão enfrentando isolamento social estarão bem aguçados.
Inclusive, um estudo nomeado como Barômetro covid-19 revela que após a pandemia, o desejo de encontrar os amigos e sair é algo comum para mais de 50% dos brasileiros.
Ou seja: investir em marketing digital para sua cidade é algo que pode dar um retorno interessante, se houver um bom planejamento de campanha, é claro. Quer saber mais sobre esse assunto? Eu, Cleverson Andrade elaborei um conteúdo completo para te ajudar. Confira!
O que é uma campanha de marketing digital?
Na hora de divulgar um produto ou serviço na internet, as estratégias de marketing digital são de grande valor.
O marketing digital é composto por um mix de ferramentas e expertises que podem ser adotadas para gerar desejo, atração e até mesmo conversão de venda ou reserva.
Pare e pense: se você já planejou uma viagem para algum lugar, é provável que tenha feito algumas pesquisas pela internet para planejar seus momentos de lazer, certo?
Após pesquisar um pouco, certamente o Google ouviu seus pensamentos e logo anúncios patrocinados e campanhas sobre o assunto começaram a aparecer no seu feed das redes sociais. Acertei??
Com uma boa campanha de marketing digital, há várias possibilidades para gerar esse efeito. São elas:
- Criação de anúncios no Google Ads;
- Criação de campanhas institucionais;
- Produções audiovisuais e fotográficas;
- Campanhas com foco em storytelling;
- Ações nas redes sociais;
- Anúncios patrocinados no Instagram e Facebook Ads;
- Campanha de rankeamento orgânico o Search Engine Marketing (SEO);
- Campanhas de display no YouTube Ads;
- Campanhas de inbound e outbound marketing;
- Marketing de guerrilha.
E o marketing digital para cidades satélites?
Ao contrário dos grandes centros urbanos, as cidades satélites são cidades independentes das grandes cidades. Portanto, são menores e podem até ser menos conhecidas.
Ou seja: uma oportunidade e tanto para criar uma campanha de marketing digital para movimentar o turismo e mostrar as experiências que a cidade pode oferecer aos visitantes.
Ao trabalhar com o recurso audiovisual na produção de fotos e vídeos, uma possibilidade é criar materiais institucionais que instiga um olhar mais encantador e convidativo para quem nunca foi à cidade.
Aliás, gerar proximidade e humanização nas campanhas de marketing digital é uma tendência que veio para ficar. Pense em duas situações: ao conhecer uma cidade pela simples apresentação dos pontos turísticos, você é convidado a ter uma imersão naquele local?
Quanto as experiências são transmitidas de forma mais humanizada e fazem com que as pessoas se apaixonem pelo lugar a ponto de preparar as malas e garantir a passagem, o retorno é muito maior.
Por isso, uma boa campanha de marketing digital para cidades satélites é baseada em aspectos como:
- Destaque das qualidades do lugar;
- Destaque das experiências que o viajante pode ter;
- Linguagem próxima e encantadora;
- Uso da emoção e de elementos que despertam gatilhos mentais de desejo;
- Orgulho e personalidade dos seus habitantes: o que impacta toda a experiência dos visitantes;
- O caráter distintivo de um local (como os canais de Amsterdã ou a arquitetura de Gaudí, em Barcelona);
- A ambição e o clima econômico (Budapeste, por exemplo, é penalizada pelo mau desempenho econômico da Hungria);
- Reconhecimento e percepções (conjunto de símbolos ou eventos que distinguem uma cidade);
- O que vale a pena ver;
- O valor de conversação (capacidade de gerar histórias para contar a amigos)
- a localização;
- As atrações e os elementos distintivos.
Não sabe por onde começar? Saiba que tudo começa no planejamento!
Por isso, o primeiro passo para uma campanha bem sucedida é a definição de qual é o consumidor alvo que buscamos para estar em nossa cidade além de uma análise criteriosa de todos os pontos fortes e fracos, além dos fatores internos e externos que podem interferir no objetivo que é atrair mais visitantes.
Em um momento de isolamento social, o cuidado é redobrado.
No entanto, estudar o comportamento do público que você deseja atingir, bem como os hábitos de consumo, interesse e outros dados é algo que pode ajudar a traçar um planejamento estratégico para executar uma campanha de marketing digital depois da pandemia.
O bom senso deve predominar, mas nada impede que os insights sejam coletados a partir das transformações que estão ocorrendo atualmente.
Lembre-se que grandes inovações vieram pelos momentos disruptivos do mundo.
Ações práticas de marketing digital
Sua cidade tem um bom site, otimizado para os mecanismos de busca
Ham? mas o que é isso!? "... otimizado para os mecanismos de busca..."
Basicamente é quando um alguém digitar na barra de busca do google, bing ou qualquer um dos buscadores:
Qual o melhor lugar para se hospedar e conhecer a Disney? O Google te responde: Kissimmee
A consequência disso é uma estimativa de 210 milhões brasileiros que podem conhecer um cidade que não sabia que existia, simplesmente por um condado da Flórida fazer uma campanha destinada ao público brasileiro, focada no rankeamento orgânico.
Criar um site institucional pensando no SEO é um pilar para qualquer campanha de marketing digital.
Um site institucional é o centro da estratégia. É lá onde o turista e o próprio morador encontrará as principais informações da cidade, bem como notícias e avisos importantes. Antes de chamar turistas, podemos melhorar o seu site, que tal?
Em um pensamento semelhante, toda cidade precisa ter um trabalho de gestão de redes sociais. Geralmente, essa demanda é responsabilidade do departamento de comunicação e assessoria de imprensa da prefeitura.
No entanto, nem toda cidade tem verba para isso e nem todo gabinete consegue gerenciar essa comunicação nas redes sociais de forma interativa, informativa e atraente. Pensar em cidade para pessoas é uma tendência e a comunicação com o cidadão ou turista passa por esse fator.
Por isso, melhorar ou fortalecer sua estratégia de social media com um bom trabalho de gestão de mídias sociais faz toda a diferença.
Houve um tempo em que a Prefeitura de Curitiba ficou conhecida em todo o Brasil por causa do trabalho nas redes sociais. Na época, as interações com outras prefeituras e pessoas de outras cidades foram significativas graças à estratégia.
Cada cidade tem suas raízes e particularidades. Porém, o papel do marketing digital é explorar os pontos fortes e alavancar sua estratégia, trazendo mais resultados.
Precisa de ajuda? A Clikss Brasil está com você!
Neste momento, os sonhos e desejos não precisam ser cancelados e sim, adiados. Por isso, conte com a Clikss Brasil para te ajudar nessa missão e tenha uma campanha de marketing digital para cidades satélites com alta performance.
A partir de um planejamento estratégico, podemos avaliar a necessidade do município e traçar as melhores ações, visando atingir o perfil de turista que a cidade precisa atrair.
Certamente, os resultados a médio e longo prazo poderão impactar no turismo, na geração de empregos e na próprio branding da cidade que terá uma imagem característica no mundo digital.
Conte com quem tem expertise no assunto. Os profissionais da Clikss Brasil são especialistas.
A agência tem mais de 14 anos de atuação e estaremos com você do início a todas as alegrias dadas quando o projeto estiver em andamento, pois o nosso foco é sempre nos resultados e no indicadores de sucesso que iremos elaborar juntos, porque juntos somos mais fortes!
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