Quais os pilares de uma venda online?

Muitas pessoas podem até não saber, porém, os pilares de uma venda online são importantes para os empreendedores que querem vender pela internet. No entanto, poucos possuem experiência no assunto, o que acaba resultando em dificuldades.

Vemos as empresas tentando entrar em grupos de afiliados ou criando produtos digitais, acreditando que isso vai ajudar a aumentar as vendas.

Mas apenas isto não basta, visto que é necessário colocar em prática algumas estratégias. Inclusive, entender sobre as vendas online é importante diante de um cenário em que esse modelo de negócio tem crescido exponencialmente.

O consumidor moderno já percebeu as vantagens de fazer esse tipo de compra, pois pode encontrar todos os produtos que deseja, por um preço mais acessível e receber tudo no conforto de casa.

Mas não são só apenas os consumidores que obtêm vantagens neste modelo de compra e venda. As empresas também se beneficiam muito ao venderem pela internet. Por exemplo, é possível vender 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, o que traz mais lucros para o negócio.

Então, se você quer melhorar suas vendas pela internet, leia este artigo. Vamos te mostrar como pensar como um empreendedor e quais são os pilares para esse tipo de negócio. Confira.

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Por que é importante pensar como um empreendedor?

Hoje em dia, as organizações podem contar com diferentes estratégias para fazer suas vendas online, mas apenas elas não são o suficiente. Existem outros fatores que são primordiais.

Um deles é que o empreendedor precisa pensar de maneira inteligente. Não se pode desistir diante do primeiro não de um cliente, pelo contrário, é necessário encontrar outras maneiras de abordá-lo e convencê-lo.

É assim que você vai provar que oferece a melhor solução para os problemas dele. Além disso, é necessário estar atento aos resultados, visto que se algo não estiver trazendo resultados, o negócio terá mais prejuízos.

Não importa se o cliente quer comprar pallet ou qualquer outro produto ou serviço, para evitar os prejuízos, o primeiro passo é fazer um estudo de mercado.

Ele não envolve apenas os seus concorrentes, mas também o seu público-alvo, já que é dessa forma que você vai conseguir prever situações de insucesso em suas vendas pela internet.

Agora, se você fez um bom estudo de mercado, saberá qual é a real necessidade do seu público-alvo e poderá oferecer soluções ideais para essas pessoas. Consequentemente, as vendas aumentarão consideravelmente.

Agora que você já sabe qual é a importância de pensar como um empreendedor, no próximo tópico, vamos mostrar quais são os pilares das vendas online.

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Os principais pilares das vendas pela internet

Depois de fazer uma pesquisa de mercado, o empreendedor tem uma dimensão melhor em relação aos seus números. Isso permite que uma loja de, por exemplo, peças para motores elétricos possa iniciar as suas vendas online.

No entanto, é importante se basear nos pilares desse tipo de negócio, e sem mais delongas, é necessário considerar:

Engajamento da audiência

Toda empresa precisa saber como engajar os usuários que acessam o seu site. Para fazer isso, é necessário escolher uma boa plataforma.

Ou seja, é necessário visualizar a loja virtual e considerar a sua importância, da mesma forma que você faz com a sua loja física. Por exemplo, há uma grande preocupação em relação ao layout do ponto de venda.

É por meio dele que você transmite o conceito do seu negócio, garante uma experiência positiva para os seus clientes e consegue converter seus leads.

O layout do site tem a mesma importância, assim sendo, é necessário sempre caprichar na aparência da sua plataforma, para que ela desperte a vontade de comprar.

Construir autoridade

A construção da autoridade de marca depende da qualidade dos conteúdos que você cria para educar o seu público. No caso de um fabricante de placa de sinalização de segurança, ele pode fornecer essas informações de maneira gratuita ou vendê-las por um preço simbólico.

A partir do momento em que os consumidores notam a autoridade da sua empresa, basta uma referência para conquistar credibilidade. Com isso, tudo o que for feito pelo seu negócio estará em evidência e conquistará admiradores.

Não é fácil se tornar um líder de segmento, mas se você investir nas ações certas, será capaz de criar bons conteúdos que transmitem segurança e levam conhecimento sobre o seu mercado para o público-alvo.

O blog é o melhor canal para veicular os seus conteúdos, e quando falamos desses materiais, nos referimos a diversos formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Por exemplo, um fabricante de válvulas hidráulicas pode publicar todos esses tipos de conteúdo em seu blog. Entretanto, no caso dos vídeos, é interessante criar um canal no YouTube para publicá-los.

Segmentação de audiência

Um dos maiores erros que os empreendedores podem cometer são as listas de e-mail prontas. Isso porque essas listas contêm todos os tipos de pessoas e, muitas vezes, endereços de e-mail que nem existem mais.

É a receita perfeita para desperdiçar investimentos, perder tempo e impactar pessoas que não estão interessadas na sua solução.

Isso acontece porque, ao comprarmos uma lista pronta, é necessário investir em ferramentas de automação para enviar os e-mails a esses contatos, mas sem saber se eles realmente vão receber a mensagem.

É muito mais seguro para uma empresa de locação de empilhadeiras, por exemplo, criar a sua própria lista de contatos, e a mesma situação se aplica ao seu negócio.

Isso pode ser feito por meio da coleta de dados em páginas de captura, já que é assim que você vai entender o tipo de público que está atraindo para a sua marca.

Baseando-se nessa lista, teremos a certeza de que a audiência com a qual estamos nos comunicando é formada pelas pessoas certas para a organização. Com isso, os resultados serão mais promissores.

Além disso, contar com uma consultoria de marketing, como a CR Andrade, pode ajudar sua empresa a conseguir resultados mais rapidamente na segmentação de audiência.

Conquistar a confiança do cliente

Pois bem, se você procurar por, por exemplo, uma empresa de manutenção de geradores SP na internet, encontrará dezenas de empresas que atuam nesse segmento.

O que queremos dizer com isso é que o consumidor moderno pode comprar o mesmo produto ou serviço com diversas marcas. Isso torna o mercado mais competitivo, sendo assim, é necessário conquistar a confiança do cliente.

Uma das melhores formas de fazer isso é se relacionando com essas pessoas, por exemplo, ao oferecer um conteúdo de valor por e-mail. Aprimorar o atendimento ao cliente também é uma forma de mostrar para sua audiência que o seu negócio está disponível.

Estratégias assertivas

É essencial que a empresa saiba investir em estratégias assertivas para reter o seu público. Isso pode ser feito desde a nutrição de um relacionamento com o cliente, até as práticas para melhorar o posicionamento da empresa e melhorar suas vendas.

Lembre-se que cada contato está em um estágio da jornada de compra, portanto, as ações são diferentes para cada um. Uma loja que vende acessórios pet atacado pode usar o e-mail marketing para enviar os conteúdos, de acordo com a jornada de seus prospects.

Gerar tráfego

Toda a plataforma de vendas precisa pensar no tráfego, sem ele você não vende e ainda corre o risco de não ser encontrado. Enquanto a loja física depende da escolha assertiva de onde será o seu ponto de venda, na internet isso está relacionado ao tráfego.

Para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e ser encontrado por um número maior de pessoas, você precisa investir na otimização de suas páginas na internet.

Uma maneira de fazer isso é com o SEO, o conjunto de práticas que faz com que o seu site de vendas ou o de uma organização de fretado para empresas, por exemplo, apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Capacidade de conversão

De nada adianta atrair muitas pessoas para o seu site se você não consegue convertê-las em clientes.

Para converter seus visitantes em clientes, invista em um bom layout e garanta um checkout simples e rápido. Procure oferecer para o seu cliente diferentes opções de pagamento e acompanhe o retorno sobre investimentos constantemente.

Capacidade de retenção

Por fim, invista em estratégias capazes de reter os clientes que você já tem, isso porque conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter as pessoas comprando com você.

Uma das melhores práticas de retenção é oferecer um bom atendimento ao cliente, possibilitando que as pessoas se comuniquem com você por diferentes canais, tais como e-mail, telefone e WhatsApp.

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Conclusão

Vender online é o objetivo de todo negócio que sabe quais são as tendências de vendas para um futuro próximo. Mas assim como a internet possibilita esse recurso, ela também aumenta a concorrência entre as marcas.

O melhor a se fazer é conhecer os pilares das vendas online, como estes que mostramos ao longo deste texto. Agora que você já sabe quais são eles, conseguirá resultados melhores para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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