Rede Social x Entrevista de Emprego: entenda porquê é tão importante não desativar as suas redes sociais

Começamos este artigo dizendo que: é importante não desativar as suas redes sociais enquanto estiver procurando um novo emprego, isso porque muitas empresas, mais precisamente, 96,2% das empresas brasileiras, estão presentes nas redes sociais.

Isso acontece porque além de serem um dos principais canais de marketing digital, essas plataformas são ótimas para atrair candidatos para as vagas que vão surgindo

Pensando por esse lado, passamos a enxergar esses canais muito além de apenas um meio de entretenimento. Por meio deles, é possível criar um networking, encontrar indicações profissionais, dentre outras oportunidades similares.

Pensando assim, para quem está se lançando no mercado de trabalho, manter os perfis ativos e atualizados nas redes sociais é ainda mais importante.

As organizações costumam fazer o que chamamos de job description (descrição da vaga), em todas essas plataformas. Sendo assim, elas se transformam em mais um canal para que os profissionais encontrem ótimas oportunidades.

Se você está em busca de emprego ou quer conhecer pessoas experientes no seu ramo, leia este artigo. Aqui, vamos explicar o uso das redes sociais por parte das companhias, mostrar como você deve usá-las e de que forma elas podem te ajudar.

 

O uso das redes sociais pelas empresas

Não é novidade para ninguém que as empresas utilizam as redes sociais, afinal, são plataformas imprescindíveis para as estratégias de marketing digital. Só que além disso, elas ajudam a filtrar perfis de candidatos para vagas de empregos nos mais variados setores.

As empresas publicam seus jobs description (descrição de vagas), para atrair profissionais de diferentes ramos de atuação. Isso facilita o processo de busca por uma nova oportunidade de trabalho, mas causa outros efeitos também.

Um deles é o fato de que a vida pessoal do candidato fica exposta, inclusive, detalhes de seu comportamento. Sendo assim, o que antes era usado apenas de maneira particular pelas pessoas, passou a ser parte de sua imagem como profissional.

Isso acontece porque um escritório de contabilidade, por exemplo, consegue obter informações mais detalhadas de seus candidatos. Nesse contexto, é fundamental que as pessoas saibam como tirar proveito disso para melhorar suas chances.

Em vista dessa realidade, tudo o que compõe o seu perfil em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram deve ser bem pensado. No próximo tópico, traremos algumas dicas que podem te ajudar a fazer isso. Acompanhe a leitura!

 

 

Banner Remarketing 13

 

Como usar adequadamente as redes sociais

As redes sociais são usadas pelas companhias para facilitar a comunicação com o público-alvo, interagir e fazer a divulgação da marca. Mas elas também servem para que as empresas de serviços terceirizados analisem perfis de candidatos.

Há anos, essa política se limitava a buscas de indicações em agências ou com outros profissionais. Mas com a chegada da internet, esse processo se tornou mais fácil, visto que a maioria das pessoas possui ao menos um perfil ativo.

Dessa forma, a organização faz uma avaliação rápida do perfil dos candidatos, até mesmo comparando o que foi dito na entrevista de emprego com as publicações postadas nessas plataformas.

Portanto, as redes sociais podem sim ser consideradas como uma espécie de currículo. Então, é necessário saber como utilizá-las, principalmente para passar uma impressão positiva para as organizações.

Dentre as dicas mais importantes está o fato de selecionar uma boa foto de perfil. Ela vai passar uma primeira impressão para quem visitar sua página, então, deve transmitir uma mensagem positiva.

Evite dar opiniões radicais acerca de assuntos que estão em alta, como política ou religião, é melhor ser cauteloso na hora de se expressar.

Toda organização, como uma empresa de fomento mercantil, sabe que as pessoas defendem um ponto de vista, e que isso é natural. Mas isso não significa ofender, ser radical, racista ou discriminar minorias.

Procure sempre postar algo interessante e construtivo, principalmente relacionado à sua profissão. Isso ajuda a mostrar quais são seus interesses e ajuda a perceber que tipo de profissional você é.

Cuidado com a poluição visual do seu perfil. Costumamos ver muitas campanhas e correntes circulam nessas plataformas, mas isso não te obriga a compartilhar tudo na sua página particular.

Selecione o que vai postar por meio de uma leitura prévia, dessa forma, as empresas de seguros, por exemplo, perceberão que você entende do assunto. Compartilhar tudo, sem se importar com o conteúdo, demonstra falta de comprometimento e polui o perfil.

Evite o excesso de exposição, mesmo sabendo que as redes sociais foram feitas para que possamos manter contato com quem nos interessa. Só que isso não significa expor tudo o que acontece na sua vida pessoal, como o que você comeu, o que comprou, dentre outras situações.

É importante assumir uma postura mais profissional e ter limites. Mas se você deseja expor algumas particularidades, é melhor criar um blog onde possa desabafar e falar sobre coisas aleatórias.

Crie um perfil com vistas a expô-lo no mercado, ou seja, para que uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, possa vê-lo com bons olhos. Para isso, vá além de postar uma foto e dados profissionais.

Mostre quais foram suas experiências, capacitações, formações e outros cursos que tenha feito. Também é importante construir um bom networking, cultivando contatos profissionais influentes.

Tenha cuidado com a imagem que transmite para os recrutadores, uma vez que um único deslize pode minar suas chances naquela empresa que sempre quis trabalhar.

Conecte-se com pessoas que tenham interesses em comum com você e compartilhe boas informações. Dessa forma, os recrutadores podem avaliar você de maneira positiva, em relação a características como:

  • Boas referências;
  • Comportamento online;
  • Histórico profissional;
  • Talentos.

No LinkedIn, encontramos companhias de todo tipo de segmento, como uma empresa de processamento de folha de pagamento, e todas elas buscam profissionais comprometidos, que assumam uma boa postura a cada publicação.

Em vista disso, é importante desenvolver um filtro pessoal, determinando o que é ou não importante ser compartilhado.

Faça publicações inteligentes, com assuntos estritamente relacionados à sua vida profissional, afinal, o LinkedIn é voltado exatamente para questões de trabalho e carreira. Em linhas gerais, evite exposição desnecessária de sua vida pessoal.

Ademais, exponha suas opiniões de maneira educada e passe longe de textos irrelevantes. Isso também está relacionado a evitar discussões infundadas, que só expõem preconceitos e outros sentimentos negativos.

Por fim, busque organizações, como uma empresa especializada em construção civil, que divulguem suas vagas, mantendo o foco naquelas em que gostaria de trabalhar. Veja o que elas exigem e entre em contato demonstrando interesse nas oportunidades.

 

 

emprego x social media

 

Como as redes sociais ajudam a conquistar um emprego

Dentre as principais plataformas para conseguir uma oportunidade de trabalho estão as principais, como Facebook, LinkedIn e Instagram.

O Facebook reúne pessoas do mundo todo e ajuda a expor várias informações de sua vida pessoal, como instituição de ensino em que cursou a faculdade e cursos realizados.

O usuário pode participar de grupos relacionados à sua área de atuação, divulgação de vagas, acompanhar páginas de empresas e fazer postagens relacionadas aos seus interesses profissionais.

Por meio dele, uma empresa de usinagem, por exemplo, pode publicar vagas, sendo que, dessa forma, os candidatos conseguem se inscrever com facilidade.

O Instagram, por sua vez, apesar de ser uma rede social voltada para a publicação de imagens, permite a divulgação de vagas de emprego para uma grande quantidade de pessoas.

Você pode interagir com as contas de sua área de atuação e as empresas podem falar um pouco mais sobre sua rotina de trabalho.

Por fim, o LinkedIn é a principal rede social no que diz respeito ao mercado de trabalho. Ele reúne o perfil de milhões de profissionais, o que ajuda as pessoas a criarem um networking eficiente.

Sendo assim, você deve manter um perfil ativo e bem preenchido, principalmente em relação às recomendações. Dessa forma, você mostra que mantém uma boa relação com os empregadores, mesmo depois de não trabalhar mais com eles.

Além de ter um perfil completo, é fundamental fazer postagens com bons conteúdos relacionados à sua vida profissional. Com isso, você aumenta sua visibilidade e constrói uma reputação positiva.

 

 

Banner Remarketing 14

 

 

Conclusão

As redes sociais, de fato, tornaram-se parte da vida profissional de milhões de pessoas ao redor do mundo. Cuidar bem do seu perfil nelas é a melhor forma de garantir uma oportunidade para a sua carreira.

As organizações estão presentes nesses canais e acompanham os perfis dos candidatos. Assim como você deseja uma boa oportunidade, elas desejam contratar talentos alinhados à sua cultura.

Estabelecer uma troca positiva com as companhias por meio das redes sociais é a melhor forma de angariar uma chance. Sendo assim, neste artigo, você descobriu como fazer isso do jeito certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.