Saiba a importância de criar uma identidade visual para sua marca

Identidade visual é um dos elementos de comunicação mais importantes para uma marca. Toda pessoa ou negócio tem um conjunto de características que vão desde o nome e a aparência, até pequenos detalhes que facilitam seu reconhecimento.

Essa identidade bem definida não é importante apenas para as pessoas, mas também para as marcas, para que elas possam ser reconhecidas pelo público.

Ter uma boa identidade visual deve ser prioridade na estratégia de qualquer negócio, pois quando ela é bem trabalhada, encantar e converter clientes se tornam processos muito mais fáceis.

Por outro lado, se ela não for bem desenvolvida, a realidade para as empresas é bem difícil, pois ninguém - ou quase ninguém - se lembrará delas ou dará a devida importância.

Todo negócio também tem uma história para contar, que envolve sua criação, gestão e atividades, pois tudo é feito por uma razão. E para se fazer conhecida por meio de sua história, a marca precisa desenvolver a sua identidade visual.

É isso que vai dar “a cara” do negócio. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é identidade visual, seus benefícios e a importância de contar com um profissional nesse momento.

O que é identidade visual?

Podemos definir identidade visual como a construção de vários elementos gráficos e visuais. Eles são responsáveis por mostrar quem é a empresa, seus valores e de que forma ela vê o mundo e a sociedade.

Em outras palavras, para que uma empresa de totem publicitário, por exemplo, torne-se conhecida de maneira positiva e tenha sucesso em seu mercado de atuação, é preciso defini-la e destacar suas qualidades.

É isso que fará com que a empresa seja lembrada no momento de compra e influencie o consumidor de maneira positiva.

Os aspectos que formam a identidade visual vão muito além de um cartão de visita, pois eles constroem a personalidade da empresa e a expõe ao mundo.

Por isso é importante que ela seja criada de maneira caprichada e compreensível, fazendo com que a empresa ganhe espaço no dia a dia do consumidor.

Portanto, sua principal função é criar uma identidade forte para a marca, de modo que ela seja facilmente reconhecida pelo público. E tudo isso é feito por meio de:

  • Logo;
  • Slogan;
  • Nome da marca;
  • Cores;
  • Website.

O logo, ou logotipo, é a representação gráfica do nome fantasia de uma organização, criado por uma empresa de comunicação visual. O slogan, por sua vez, é uma frase simples que faz com que a marca seja sempre lembrada.

O nome da marca é o modo com ela será chamada e conhecida por seus clientes. As cores são aquelas que serão usadas em seu logo, além disso o website é a plataforma onde os clientes podem obter informações, podem comprar, etc.

Importância da identidade visual

Existem marcas que só de olharmos para suas cores já nos lembramos dela. Essa é a prova de que o esforço e investimento em uma boa identidade visual são muito importantes para o reconhecimento da marca.

Além disso, é importante trabalhar bem essa identidade por vários motivos, mas o principal deles é que, por meio dela, a empresa consegue ser definida de maneira prática e visual sobre quem realmente é.

Tudo isso acontece porque marca nenhuma existe sem uma identidade, pois é ela quem cria o reconhecimento e o valor da empresa.

Além disso, quanto maior é a presença dos elementos de uma marca na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e necessidade dos produtos que ela vende.

Com o tempo, desde as características da fachada para loja até os mínimos detalhes dessa identidade vão ganhando espaço no cérebro do consumidor, transformando seu processo de escolha em algo automático.

É o exemplo daquelas marcas que compramos automaticamente sem nem pensar. Mas, para isso, elas trabalharam durante muito tempo a sua identidade visual.

Como resultado, conseguiram criar um forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento com seu consumidor, o que reflete em suas vendas e crescimento.

Benefícios da identidade visual

A qualidade dos produtos e preços acessíveis já não são os únicos fatores que influenciam e constroem uma boa reputação para as marcas.

A imagem que, por exemplo, uma fabricante de etiquetas personalizadas constrói e transmite é fundamental para o seu sucesso.

Dessa forma, se a identidade visual for bem construída, trará muitos benefícios, dentre eles estão:

Reconhecimento da marca

Conforme a identidade visual de uma marca vai sendo divulgada, ela será cada vez mais reconhecida pelo público.

Posicionamento 

Muitos fatores contribuem para o incentivo e a promoção de futuros progressos para a empresa, como projetos, cultura e valores.

Melhora o vínculo com o cliente

De acordo com o ponto de vista dos clientes, uma boa identidade visual aumenta a sensação de pertencimento e a confiança.

Gera confiança

Pense bem, entre uma empresa de coleta de lixo com uma identidade visual forte e uma que nem mesmo tem um logo, a primeira é a que passa mais segurança e desperta a confiança do público.

Capacidade de permanência e sucesso no mercado 

A identidade visual permite responder de maneira rápida e eficaz às mudanças no mercado e no ambiente do negócio. É isso o que garante a permanência em tempos difíceis, como uma crise.

Engajamento com o cliente

O engajamento é o que move a empresa, melhorando suas vendas e ajudando-a a conquistar mais espaço. O público engajado promove a marca e traz mais crescimento para ela.

Rentabilidade

Uma identidade visual bem planejada poupa gastos desnecessários. Isso porque não será necessário reinventar gráficos constantemente para uma marca sólida e bem estabelecida.

Portanto, quando falamos em identidade visual, falamos em uma parte primordial para a organização, seja esta uma empresa de dedetização ou qualquer outra.

Quando é bem clara e desenvolvida, faz a marca crescer continuamente, tendo acesso a todos esses benefícios. Dessa forma, é um item crucial e estratégico que precisa estar alinhado a todas as áreas da empresa.

Agora que já entendemos a importância da identidade visual para as organizações, precisamos falar sobre o profissional que é parte fundamental dessa construção.

A importância de um profissional especializado em comunicação visual

Até aqui já ficou bem claro qual a importância da identidade visual para a formação de uma marca. 

E por se tratar da primeira comunicação que a empresa estabelece com um cliente, ela precisa ser planejada e projetada por quem entende do assunto.

O problema é que, por conta dos custos, pequenas empresas e microempreendedores escolhem criar sozinhos a identidade visual de seu negócio.

Isso resulta em logotipos e cartões de visita que não condizem com a empresa e prejudicam a sua imagem perante o público.

Para evitar essa situação, é importante contratar uma empresa ou profissional em comunicação visual, pois eles oferecem solução completa que profissionaliza a imagem de uma clínica de cardiologia ou qualquer outro empreendimento.

Esses profissionais tornam a imagem do negócio coerente com sua qualidade e o tipo de produto ou serviço oferecido. Afinal, um especialista no assunto traz consigo todo o seu aprendizado e experiência.

A construção do logo, por exemplo, deve ser uma das principais preocupações, pois ele também guia ações internas e externas da marca. Um logo de qualidade traz muitos benefícios para a empresa, como a evolução positiva dela.

Se o proprietário do negócio tentar fazer esse trabalho por sua conta e risco, acaba escolhendo cores, elementos e imagens com base em critérios pessoais e não nas características do negócio.

Um exemplo disso é um logo ou fachada usando fotos inadequadas, personagens ou mascotes sem autorização, além de cores que não têm relação com o segmento. Por isso, são decisões que dependem do conhecimento de um profissional.

Dessa forma, uma produtora de vídeo institucional, por exemplo, evita abuso na quantidade de informações, falta de conhecimento em regras básicas e outras falhas comuns do amadorismo.

Problemas como muito texto em pouco espaço, falta de alinhamento e organização espacial, erros na escolha das cores, entre outros fatores fazem com que a imagem da empresa não transmite o valor de seus produtos e serviços de maneira adequada.

Por isso, contratar um profissional em comunicação visual é a melhor escolha para garantir a identidade de uma marca, independentemente de seu mercado de atuação.

Conclusão

Estabelecer uma boa comunicação imediata com os clientes e ser reconhecida por eles é um grande benefício e uma característica muito importante para qualquer empresa.

Dessa forma, ela desperta a confiança das pessoas e se torna a primeira opção quando o consumidor precisar daquilo que ela vende. E tudo isso só se conquista por meio de uma boa identidade visual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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