Conheça os mandamentos dos criativos despertos

Você já ouviu falar dos criativos despertos? Independente da sua resposta, conhecer o que ele significa e como pode mudar a sua perspectiva e visão de mundo em relação a criatividade é essencial para quem deseja aprender um pouco mais.

Podemos contextualizar os criativos despertos como pessoas muito criativas, que sempre possuem uma ideia inovadora ou um jeito diferente e personalizado de resolver uma situação ou ajudar alguém.

Você provavelmente deve conhecer pelo menos uma pessoa que é muito criativa e sempre aparece com ideias diferentes, seja no trabalho, na escola, na faculdade, na roda de amigos ou até mesmo dentro da sua própria família.

Entretanto, ainda existe um grande tabu em torno da palavra criatividade, já que muitos pensam que pessoas criativas acabam trabalhando com algo que realmente incentiva esse lado dela, como em uma produtora de vídeo comercial.

Acontece que a criatividade está longe de ser algo seletiva, muito pelo contrário, ela pode alcançar a rotina e a vida de qualquer pessoa que desejar aprender e conviver com ela. E hoje iremos falar justamente sobre criatividade e o que você precisa fazer para ser mais criativo.

Banner Remarketing 13

Criatividade: dom ou habilidade?

Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem a si mesmas, mas existe um conceito prévio que afirma que a criatividade é um dom, que uma pessoa criativa é assim porque já nasceu com esse ímpeto criativo e isso só foi aflorado com o passar do tempo.

Se uma pessoa que produz caixas de papelão deixa o convencional de lado e resolve abrir uma fábrica de caixa de papelão ondulado, é porque ela teve criatividade desde que nasceu para fazer algo diferente e inovador.

Primeiramente, é necessário que você entenda a teoria e o significado da palavra criatividade antes de falarmos sobre outros pontos relacionados a ela.

Criatividade é o ato de inovação e reinvenção, não é à toa que, se você dividir a palavra, encontra-se os termos criar e atividade. Isso significa que a palavra traz consigo a ideia de criação, ou seja, de inventar algo novo que saia do convencional e que seja fora da curva.

Vamos imaginar que uma costureira que produz calça para uniforme industrial resolve fazer bermudas para os homens e shorts para as mulheres usarem nos dias quentes. Isso pode ser visto como uma ação criativa que irá beneficiar outras pessoas.

Entretanto, se engana por completo quem acredita que essas ideias surgem do nada e mais ainda quem bate o pé para afirmar que a criatividade é um dom e nasceu com determinadas pessoas.

Respondendo a pergunta acima, a criatividade não é um dom, mas uma habilidade. E você sabe qual a diferença entre esses dois? Vamos explicar logo abaixo!

Dom pode ser traduzido como presente de Deus, ou seja, algo que foi dado àquela pessoa desde quando ela nasceu e a acompanhou durante o resto de sua vida.

Um bom exemplo disso são pessoas que cantam bem desde crianças, é correto dizer que elas nasceram com um dom, pois possuem este talento desde a infância e não trabalharam para desenvolver essa habilidade.

Já a habilidade é algo que conquistamos com o passar do tempo e da vida, é quando resolvemos aprender algo novo e nos esforçamos para ser bom naquilo, por mais difícil que pareça ser, não desistimos pois sabemos que vamos conseguir em algum momento.

Um ótimo exemplo para isso é aprender a dirigir. Ninguém nasce sabendo ligar um carro, adquirimos essa habilidade durante a vida e com a ajuda de profissionais. E quando aprendemos de vez, ninguém consegue tirar esse conhecimento de nós.

Quanto mais você dirige, mais propriedade você possui essa habilidade, até chegar ao ponto de ensinar para outra pessoa ou até mesmo fazer as coisas no automático, pois sua mente e seu corpo já sabem exatamente como exercer essa ação.

Assim também acontece com a criatividade. Trata-se de uma habilidade que você adquire com o tempo e com estudos, assim como quem aprende a dirigir ou a quem aprende a vender aluguel tendas para eventos SP online.

Essa habilidade pode ser desenvolvida por você e por qualquer outra pessoa, mas é necessário bastante esforço e dedicação, além de passos essenciais que não podem faltar na trajetória de quem deseja ser uma pessoa mais criativa.

Portrait Of Focus Man Working At Home

5 mandamentos para quem deseja ser mais criativo

Como mencionamos até aqui, ser uma pessoa mais criativa e com ideias inovadoras está longe de ser uma missão impossível, mas é um processo que pode ser lento e difícil no começo.

Entretanto, se ter mais criatividade é o que você deseja, garantimos que o processo valerá a pena. E para te ajudar com isso, selecionamos alguns mandamentos, ou seja, dicas essenciais para te ajudar a ser mais criativo. Confira:

  1. Estude bastante

Você provavelmente já viu ou ouviu a frase "conhecimento é poder” em algum lugar pelo menos uma vez na sua vida. E ela é uma das maiores verdades da nossa geração, pois podem roubar qualquer coisa de você, menos o seu conhecimento.

Assim como um vendedor que trabalha em uma agência de eventos corporativos SP precisa estudar sobre o seu trabalho para realizá-lo da melhor maneira possível, é necessário estudar e buscar referências para ser uma pessoa criativa.

Você pode começar listando alguns assuntos que te interessam e estudar eles a fundo, procurando textos, vídeos e palestras sobre o assunto. Mas lembre-se também de listar aquilo que você não gosta ou não entende tanto, estudá-los também irá te ajudar a ser mais criativo.

Com a internet, nunca foi tão fácil ir atrás de conhecimento e informação. Procure sites e fontes confiáveis para aumentar o seu leque de referências e nunca pare de ir atrás de conhecimento, ele será seu melhor amigo nesta jornada.

  1. Busque referências

Uma das ações que mais ajudam pessoas a serem criativas e terem ideias inovadoras é buscar referências em coisas do mesmo tema e que já foram criadas, pois isso estimula o pensamento.

Por exemplo, a pessoa que inventou o adesivo para baú corrugado provavelmente já conhecia um adesivo para baú convencional, mas viu que aquilo não era o suficiente, e baseado no que já existia, teve uma ideia criativa e inovadora.

Por isso, procure referências só que você gosta, veja o que já existe e traga sempre à memória o que você pode fazer para melhorar esse cenário e ajudar outras pessoas. Você pode encontrar referências na internet e em algumas redes sociais e plataformas online, como:

  • Pinterest;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Canva.

Anote ideias que venham a sua mente e procure sempre seguir a sua intuição e o que mais combina com você, pois a criatividade é um processo individual e irá acontecer de acordo com o que você pensa e sente.

  1. Saia da sua zona de conforto

A criatividade está longe de ser um processo fácil e confortável, isso porque ela te desafia, te incentiva a sair da mesmice e criar algo novo, e isso pode ser muito complicado.

A pessoa que criou uma fábrica de uniformes personalizados provavelmente passou muito tempo pensando nisso e lidando com sentimentos e pensamentos que a tiraram de sua zona de conforto, mas isso foi ótimo, pois ela criou algo exclusivo que mudou esse mercado.

Por isso não estude apenas o que você gosta, não obtenha referências apenas daquilo que você acha relevante e bacana. A criatividade está ligada à mudança, e quanto mais longe da sua zona de conforto você estiver, mais chances de ideias diferentes e inovadoras você terá.

  1. Peça ajuda quando necessário

O processo de criatividade é individual, mas não solitário, muito pelo contrário. Quando você conta com outras pessoas para te ajudar, as ideias surgem ainda mais rápido e de uma maneira que irá surpreendê-lo.

Por exemplo, uma gráfica para impressão de apostilas não surgiu apenas com uma pessoa, foi necessário o apoio e a ajuda de outros indivíduos que compartilharam da mesma ideia e investiram seu tempo e conhecimento naquilo.

Por isso nunca hesite em pedir ajuda ou buscar a opinião de alguém que você conhece e confia. Essa pessoa irá ajudá-lo a ver seu processo com outros olhos e te ajudar a enxergar onde está indo bem e onde pode melhorar.

Banner Remarketing 11

  1. Tenha um propósito

Como mencionamos no início do texto, a palavra criatividade significa criar algo inovador, revolucionário e transformador. Mas essa criação não precisa ser especificamente para você, e sim para os outros.

O processo criativo começa com a empatia, em sentir o que o outro sente e pensar em soluções que irão ajudá-lo. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha um propósito bem claro e definido em sua vida.

Não use a criatividade apenas como uma moeda de troca ou forma de se enquadrar em um grupo de pessoas ou conquistar uma boa vaga de trabalho, use-a para fazer do mundo um lugar melhor e pensar em soluções que ajudem as pessoas a resolverem os seus problemas.

Quando criamos algo novo, a alegria de saber que conseguimos é avassaladora, mas a emoção de saber que aquilo pode ajudar outra pessoa é ainda melhor. Tenha isso sempre em mente e desenvolva o seu lado criativo de maneira natural e habilidosa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.