Planejamento de marketing digital: Top 4 benefícios para criar o seu
O planejamento de marketing digital é o primeiro passo para construir uma estratégia assertiva na hora de posicionar o seu negócio na internet. Sabia disso?
Uma pesquisa da Content Trends (2019) revela que mais de 90% dos brasileiros estão em alguma rede social e consomem conteúdo online. Ou seja, sua empresa realmente precisa de presença on-line, pois, seu concorrente certamente está lá.
Porém, muito além de estudar qual é a rede social ideal e como promover a imagem da sua marca na internet, é importante que a sua estratégia seja relevante e traga soluções para as personas — representação ideal do cliente, seus hábitos e desafios — que são atingíveis pelo seu negócio!
O planejamento de marketing digital é a ferramenta que vai agregar às suas estratégias, reduzir os erros que podem destruir a reputação da sua marca e trazer resultados reais para sua empresa a curto, médio e longo prazo.
“Ah, mas então não basta criar um perfil no Facebook ou Instagram e postar conteúdo? Achei que era mais simples”. Não, não basta. Independente do material ser uma campanha publicitária, um anúncio ou oferta de conteúdo nas redes sociais, toda estratégia deve ser estruturada de forma estratégica.
Não sabe por onde começar? Este artigo é para você. Eu, Cleverson Andrade, CEO da Clikss Brasil, separei os top 5 benefícios que vão fazer você pensar em um planejamento de marketing digital agora mesmo!
1.Planejamento de marketing digital = estratégias certas
Quem nunca ouviu algum conhecido reclamando de ter investido em marketing e não ter o retorno esperado em vendas ou outros objetivos? Sem um planejamento de marketing digital adequado, saiba que você realmente vai perder dinheiro e tempo!
Não é possível dizer que uma campanha vai trazer seu faturamento de volta em 3 dias. O risco sempre existe e nem tudo depende apenas do marketing.
O seu produto pode influenciar a venda, o mercado, o cenário econômico, os pontos fortes da concorrência e o escopo da ação se marketing.
É por isso que contar com especialistas que saibam como desenvolver um planejamento de marketing digital é fundamental. Ao fazer isso com os profissionais certos, você terá vantagens como:
- Análise em profundidade dos pontos fortes e fracos da sua marca;
- Diagnóstico da concorrência;
- Estudos e pesquisas sobre o seu cliente ideal para construir as personas;
- Projeção de investimentos e estratégias mais direcionadas ao objetivo;
- Definição de objetivos e ações ideais para alcançá-los por meio do marketing.
Importante: no marketing, o diagnóstico inicial da sua marca e da concorrência é conhecido por análise SWOT. Sem essa ferramenta, seu planejamento de marketing digital pode ter lacunas que podem custar bem caro no futuro.
Por isso, é importante procurar profissionais com expertise de mercado não só em marketing, mas em inteligência comercial, e isso sim é skin in the game! mas afinal o que é esse termo?
Uma expressão da língua inglesa que nada mais é que, se você me fala que faz então me mostra que você faz, pois hoje em dia o que mais tem é empreendedores de palco, onde falam que fazem mas nunca praticaram nada vezes nada, então quando for escolher alguém para fazer o seu planejamento de marketing estratégico, escolha quem tem Skin in the game!
2. Com planejamento de marketing digital, você vende mais
Com um planejamento de marketing digital certo, você pode vender mais!
Obviamente, esse planejamento precisa ser direcionado para uma estratégia de vendas que inclui serviços como o Google Ads, campanhas patrocinadas nas redes sociais ou outras estratégias como:
- Campanhas de e-mail marketing produzidas com técnicas de copywriting (escrita para venda);
- Uso de gatilhos mentais de persuasão (em breve teremos mais artigos sobre isso);
- Conteúdo com foco em storytelling (arte de contar histórias em diversos formatos: uma tendência de campanhas publicitárias que veio para ficar);
Existem algumas variáveis neste processo. Antes de vender, sua empresa precisa de um trabalho de branding para posicionar sua empresa na internet e fazer com que ela seja lembrada pelos pontos que agregam a vida do consumidor.
Trabalhar com marketing de conteúdo relevante é crucial neste sentido e a consequência também pode ser uma venda, já que um planejamento bem feito vai considerar todas as etapas da jornada do consumidor até que a conversão de fato.
Para que fique mais clara a relação entre planejamento de marketing digital e resultado nas vendas, imagine a seguinte situação:
Joana tem uma pizzaria no bairro. Devido à pandemia, ela perdeu mais de 50% do seu faturamento. A pizzaria não tem gestão de redes sociais e Joana não tem parcerias com aplicativos de delivery. Tudo é feito no boca a boca.
Como neste momento, as pessoas estão consumindo mais pela internet e, inclusive, a busca por comida por sistemas on-line aumentou 89% no caso de restaurantes e 29% em relação aos supermercados, segundo um levantamento divulgado pela revista Veja SP.
Ou seja: um planejamento de marketing digital com foco em vendas pode ser a solução que Joana precisa no momento.
É importante esclarecer que estar na internet e vender pela internet são situações completamente diferentes!
Sabe o por quê?
- Estar na internet = fazer divulgações em massa para atrair consumidores para adquirir qualquer tipo de serviço;
- Vender na internet = o cliente compra de você por um e-commerce, sem que você o veja. Todo o checkout é feito pelo cliente!
A internet é o futuro que já chegou. Quanto mais você demorar para usá-la, mais vai demorar para engajar seu público e chegar aos seus clientes em potencial.
3. Redução de erros e mais foco no resultado
Quando uma marca elabora uma campanha, disponibiliza conteúdo relevante, faz um webinar online ou prepara um e-book gratuito para auxiliar as pessoas ao mesmo tempo, em que mostra sua autoridade em determinado nicho de mercado, tudo depende de interação.
Como interagir com seu cliente final e seus parceiros? A evolução do marketing é cada vez mais rápida e hoje o consumidor é o centro da estratégia e decisão de compra!
Preço, qualidade do produto, reputação da marca e compromisso com o cliente são fatores cruciais para gerar resultado.
Porém, com a internet, tudo é uma via de mão dupla e promover o relacionamento com seu cliente em tom de diálogo e entender realmente as suas necessidades minimiza erros e traz mais resultados.
Ninguém gosta de ficar no vácuo, não é mesmo? Por isso, planejamento de marketing digital é a essência para saber exatamente como interagir e quando fazer isso no momento que o seu cliente ideal procura pela solução!
Podemos incluir aqui também um processo de gestão da qualidade que é o famoso PDCA. Em resumo:
P - Planejando a sua campanha;
D - Fazendo a sua campanha;
C - Checagem do que deu certo;
A - Agindo para que a campanha tenha uma melhoria contínua e que a performance da sua estratégia só melhora dia após dia.
Tem como dar errado? Você só vai poder dizer isso se fez o que tinha que ser feito na hora certa!
4. Você conhecerá melhor o seu cliente
Relacionamento, interação e conectividade são a base para qualquer estratégia de marketing funcionar hoje.
As pessoas estão antenadas, acompanham o posicionamento das marcas, podendo amá-las ou odiá-las por causa disso!
E a pergunta que não quer calar é: você conhece o seu cliente de verdade?
Ao elaborar um planejamento de marketing digital, com todas as técnicas de pesquisa, investigação e contribuição de colaboradores, equipe comercial e parceiros, você terá informações muito mais consistentes para responder essa pergunta!
Lembre-se: o cliente é o coração de tudo. Sua empresa existe por causa de um propósito que é atendê-lo e isso só pode ser feito com excelência quando fica claro quais são as suas dores, problemas e desafios!
Afinal, como fazer um planejamento de marketing digital?
Elaborar um planejamento de marketing digital é um desafio que não deve ser deixado na mão de amadores. O barato pode sair muito caro e especialmente neste mercado, há muitas vertentes que oferecem milagres sem um estudo em profundidade.
Desde 2005, eu e a Clikss Brasil contamos com um time de especialistas experientes que vão oferecer uma solução completa de marketing digital para sua empresa!
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Cleverson Andrade é CEO da Clikss Brasil e trabalha com consultoria de marketing digital. Desde 2005 no mercado, acumula na bagagem ótimas experiências em diversos segmentos. Como empreendedor, Cleverson é focado em resultados reais e para isso conta com um time de alta performance para trazer as soluções que você precisa em vez de um milhão de relatórios!